quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Governador Marconi Perillo Fala Sobre Aumento da Passagem do Transporte Coletivo da Grande Goiânia


"Estado faz sua parte ao garantir subsídio mensal de R$ 11,5 milhões para o sistema", afirma governador em entrevistas

Goiânia – Em entrevistas a veículos de imprensa nesta quarta-feira, 18 de fevereiro, o governador Marconi Perillo esclareceu o posicionamento do Estado a respeito do aumento da tarifa do transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia. Marconi lembrou que a administração estadual subsidia o sistema com aporte mensal no sistema no valor total de R$ 11,5 milhões.

Marconi observou que, além do subsídio ao Eixo Anhanguera, que garante redução de 50% na tarifa, o Governo de Goiás instituiu o Passe Livre Estudantil, válido para os estudantes das redes pública e particular, garantiu a isonomia tarifária do sistema (valor único para os 18 municípios atendidos pela concessão) e desonerou em 100% o óleo diesel para os ônibus do transporte coletivo.

Abaixo, a íntegra da compilação das entrevistas sobre o assunto.


Subsídios do Estado


Se a presidente da CMTC disse que o aumento da passagem é culpa do Estado, isso é uma irresponsabilidade, uma desonestidade muito grande. O governo do Estado, desde que eu assumi o governo de novo, em 2011, tem trabalhado para colaborar, tendo sensibilidade com o usuário do transporte, que é o povo pobre trabalhador, que paga uma tarifa alta e exige e tem o direito de exigir serviços melhores. De lá para cá, nós estamos assumindo uma responsabilidade mensal de R$ 11,5 milhões em subsídios para o transporte. Primeiro, desonerando metade da tarifa do Eixo Anhanguera. Hoje o usuário do Eixo Anhanguera só paga metade da tarifa, a outra metade quem paga é o governo estadual. O Passe Livre Estudantil, que é universal para toda a Região Metropolitana, é integralmente pago pelo governo estadual. Além disso, no ano passado, nós desoneramos em 100% o ICMS do diesel para favorecer o preço da tarifa. E, por último, nós equalizamos, já no meu primeiro governo, de todas as cidades da região metropolitana, para que os trabalhadores que vivem nas quase 20 cidades da Região Metropolitana possam pagar o mesmo preço da passagem de Goiânia. São R$ 11,5 milhões que o governo banca todos os meses.

Gratuidades

O governo do Estado já banca R$ 11,5 milhões em subsídios para a Região Metropolitana de Goiânia. As gratuidades representam R$ 9,5 milhões por mês. O governo do Estado já tem uma lei aprovada para dar mais essa contribuição. Falta as prefeituras da Região Metropolitana fazerem a sua parte. Não adianta só o governo do Estado entrar nessa questão da gratuidade, até porque toda a responsabilidade pelas licitações das linhas de ônibus é da Prefeitura de Goiânia. A fiscalização e outorga, toda a operação, toda a direção da CDTC fica a cargo das prefeituras, porque elas têm 9 dos 11 membros. O governo do Estado só tem dois membros. A CMTC, que é a responsável pela verificação das planilhas de custos das empresas, também é da Prefeitura de Goiânia. Então, esse assunto diz respeito integralmente às prefeituras do ponto de vista técnico, operacional, de fiscalização, de outorga e licitação. O governo do Estado apenas participa como coadjuvante e colabora.

Novas desonerações

Aliás, quem paga a fatura hoje de todas essas gratuidades, de todos esses benefícios é o governo do Estado. Imagine se nós não colocássemos R$ 11,5 milhões por mês? As empresas iam querer um valor muito maior tem termos de preço de tarifa. Nós estamos à disposição para discutir com quem quer que seja uma forma ajudar a desonerar o bolso do consumidor ou do usuário do transporte coletivo na Região Metropolitana. Mas o que o governo do Estado quer saber é o seguinte: ele faz a sua parte, as vão fazer a parte delas, elas têm condições financeiras para bancar isso? E se nós conseguirmos fazer, o que isso vai significar em termos de redução no preço da tarifa?


Atuação das prefeituras


O Estado já colabora com R$ 11,5 milhões todos os meses. Se nós colaborarmos com parte das gratuidades, nós vamos chegar a R$ 16 milhões em recursos colocados pelo Estado todos os meses. Agora, o importante é saber o seguinte: as prefeituras têm condições, elas vão fazer a parte delas? Porque tem que haver essa conjunção de esforços. Primeiro isso. Segundo: o que isso vai representar em termos de redução efetiva do preço da tarifa de ônibus? Isso quem tem que dizer é o Setransp e as empresas, porque o Estado, que já colabora, está disposto a ajudar mais ainda, mas é preciso saber o que é que as prefeituras podem fazer e o que é que isso vai significar em termos de desoneração da tarifa.

Planilhas de custos das empresas

Nós vamos continuar bancando R$ 11,5 milhões, estamos dispostos a bancar mais metade das gratuidades se as prefeituras fizerem a parte delas. E mais do que isso: depois de serem apresentadas as planilhas com os efetivos custos operacionais das empresas. Nós não sabemos quanto é que as empresas efetivamente gastam, o que elas precisam cobrar efetivamente em termos de tarifa. Isso cabe exclusivamente à CMTC e à CDTC. Eles precisam apresentar para a sociedade qual seria a tarifa ideal com base nos custos das empresas. Primeiro isso. Segundo, é preciso que as prefeituras digam se vão ou não entrar com a parte delas e, em terceiro, o que essas gratuidades representariam termos reais na diminuição do preço da tarifa?

Situação financeira das empresas

Muitos fatores contribuíram (para a crise financeira do sistema). Primeiro, por conta dos movimentos (manifestações de junho de 2013), tarifas que deveriam ter sido reajustas em 2013, 2012, não foram reajustadas, as empresas alegam suas dificuldades operacionais, que são muito grandes, e eu reconheço isso. Agora, é preciso que a gente saiba exatamente também o que as empresas vão fazer em termos de melhorias operacionais no sistema por conta desses subsídios que já são pagos, por conta dos subsídios que são considerados por conta das gratuidades, enfim, é preciso saber o que vai melhorar para o cidadão usuário do transporte e o que é que realmente custa esse serviço do transporte. Eu não tenho condições de apurar isso. Se fosse um órgão do governo estadual, com certeza eu já teria mostrado à população, 'as planilhas operacionais são essas, os custos operacionais das empresas são esses, as empresas podem e têm o direito de cobrar isto', para que a gente possa discutir o resto: o que em termos de subsídio o governo pode fazer, ou as prefeituras, para que as tarifas sejam diminuídas ou tenham efetivamente o preço justo.

Peso do diesel no custo operacional

O componente que mais pesa no custo operacional (das empresas) não é o diesel. Isso foi a forma que o Estado encontrou para que a tarifa custasse menos no ano passado. Repito: A CMTC e a CDTC precisam colocar para a imprensa, para a sociedade qual é o custo da passagem. Isso não pode ser uma coisa aleatória, precisa ser uma coisa técnica. Analisando as planilhas de custos das empresas chega-se a um preço "x" da passagem. Isso precisa ser colocado claramente. Com a palavra, quem deve falar sobre isso, que são os órgãos responsáveis. Segundo, o que representaria, para o custo da passagem, se o Estado e as prefeituras colaborassem com as gratuidades. Isso precisa ser colocado claramente. Tomada essa decisão, o governo do Estado está pronto para fazer a sua parte.


Responsabilidade do Estado


O governo do Estado tem alguma responsabilidade porque tem dois membros na Câmara e a Câmara aprovou por unanimidade esse aumento por conta das alegações e dos custos que foram apresentados pelas empresas. Repito: nós temos dois dos 11 membros da Câmara. O que precisa ser feito agora, com toda transparência possível, é que a sociedade, conheça, através da imprensa, e de todos os meios de comunicação, quais são os custos reais em função das planilhas, que são técnicas, e o que é possível fazer para reduzir esse impacto no bolso do trabalhador.

Revisão da decisão de elevar a tarifa

O governo do Estado já banca R$ 11,5 milhões todos os meses. Imagine se o governo do Estado não fizesse a parte dele. O preço da tarifa no Eixo Anhanguera seria R$ 3,30 e não a metade. O preço da tarifa que eles iriam cobrar certamente seria outro. Nós já temos uma contribuição muito grande, já estamos oferecendo uma contribuição muito grande e o que eu posso adiantar é que, da parte nossa, em que pese todas as restrições financeiras e orçamentárias, considerando o bolso do usuário do transporte, nós estamos mais uma vez dispostos a sentar à mesa e discutir para ver o que o governo do Estado pode fazer, apesar de não ser sua responsabilidade, em termos de melhorias para as pessoas trabalhadoras. Se as planilhas concluírem que o valor deva ser menor e se chegar-se a uma conclusão de que com algum subsídio a mais é possível reduzir o preço da tarifa, eu acho que é possível reverter sim. Agora, isso vai depender da apresentação das planilhas e vai depender de uma nova reunião convocada pela CDTC. Eu não sou o autor da convocação, o governo do Estado não preside a Câmara, o governo do Estado tem a minoria na câmara, mas eu já que a responsabilidade é de todos os que aprovaram e nós também.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Ibson Tem Contrato Rescindido pelo Bologna

Ibson Chegou Junto com Diego
Souza no Sport em 2014
O meio campo Ibson teve o seu contrato rescindido pelo Bologna.

O jogador de 31 anos foi contratado pelo time italiano em 2013. Ele esteve emprestado ao Sport Recife fazendo um Campeonato Brasileiro apenas regular. Coincidentemente após a sua chegada junto com o meia Diego Souza no time pernambucano o time caiu de rendimento. O time que disputava vaga para a Libertadores perdeu várias partidas seguidas e chegou a flertar com a zona de rebaixamento.

O jogador revelado pelo Flamengo agora busca um time brasileiro para voltar a jogar.



Galo Passa Susto com Terremoto no Chile

Galo Busca Bi da Libertadores
O Galo Mineiro fará sua estréia hoje pela Libertadores enfrentando o Colo-Colo em Santiago.

Mas ontem o dia foi de susto para os jogadores e membros da comissão técnica. Um tremor de 5,9° na escala Richter provocou pânico em alguns jogadores.

O mais exaltado foi o atacante André que saiu às pressas de seu quarto no 3º andar e correu para o saguão do hotel.

Os atacante Jô e e Luan também se mostraram assustados. O único atleta que aparentou calma foi o argentino Dátalo que parecia estar acostumado com a situação.

Campeonato Goiano da 2ª Divisão: Tabela, Resultados e Classificação

2015 - DIVISÃO DE ACESSO


REGULAMENTOOUVIDORSTATUS
Download/downloadGerfeson AragãoEm Andamento
  • 40JOGOS REALIZADOS
  • 96GOLS MARCADOS
  • 58GOLS FEITOS PELOS TIMES MANDANTES
  • 38GOLS FEITOS PELOS TIMES VISITANTES
  • 2.4MÉDIA DE GOLS
  • CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO A
    Divisão de Acesso - 2015
    COL.CLASSIFICAÇÃOPGJVEDGPGCSGAP
    Vila Nova2086201751283.3%
    Anápolis1284041410450%
    América10831499041.6%
    N. Horizonte10831467-141.6%
    Itaberaí68206520-1525%

    CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO B
    Divisão de Acesso - 2015
    COL.CLASSIFICAÇÃOPGJVEDGPGCSGAP
    Iporá168512136766.6%
    Goiânia168512119266.6%
    Santa Helena12833296350%
    Rio Verde98233712-537.5%
    Quirinópolis28026512-78.33%

    CLASSIFICAÇÃO DO GRUPO C
    Divisão de Acesso - 2015
    COL.CLASSIFICAÇÃOPGJVEDGPGCSGAP
    Vila Nova000000000%
    Iporá000000000%
    Goiânia000000000%
    Anápolis000000000%
    Principais artilheiros: 
     Frontini (Vila Nova) 9 gols. 2º Toni Souza (América), Paulo Henrique (Iporá) e Gilvan (Anápolis) 5 gols.  Juninho (Goiânia), Mateus Anderson (Vila Nova) e Vanílson (Novo Horizonte) 4 gols.
    Última atualização: domingo, 29 de março de 2015 16:53:07

     Faixa de classificação à Fase Semifinal
     Faixa Intermediária
     Faixa do Rebaixamento

    PG pontos   J jogos   V vitórias   E empates   D derrotas  GP gols pró  GC gols contra   SGsaldo de gols   AP aproveitamento

    TABELA DE JOGOS
    1º Turno
    1ª rodada
    DATA:DIA:HS:LOCAL:
    21/02Sáb16:30N. Horizonte1X1Vila NovaDurval Ferreira Franco
    21/02Sáb17:00América2X1AnápolisJoão Vilela
    21/02Sáb17:00Goiânia2X0Rio VerdeSerra Dourada
    21/02Sáb20:00Santa Helena0X1IporáPedro Romualdo Cabral
    2ª rodada
    DATA:DIA:HS:LOCAL:
    24/02Ter15:30Iporá2X3GoiâniaFerreirão
    24/02Ter20:00Vila Nova2X0ItaberaíSerra Dourada
    24/02Ter20:30Anápolis2X0N. HorizonteJonas Duarte
    24/02Ter20:30Rio Verde2X1QuirinópolisMozart Veloso do Carmo
    3ª rodada
    DATA:DIA:HS:LOCAL:
    28/02Sáb15:30N. Horizonte1X0AméricaDurval Ferreira Franco
    28/02Sáb16:00Quirinópolis0X1IporáBichinho Vieira
    28/02Sáb16:00Itaberaí2X1AnápolisRio das Pedras
    28/02Sáb16:00Goiânia0X2Santa HelenaSerra Dourada
    4ª rodada
    DATA:DIA:HS:LOCAL:
    03/03Ter15:30Iporá3X0Rio VerdeFerreirão
    03/03Ter20:30América3X0ItaberaíJoão Vilela
    03/03Ter20:30Anápolis1X2Vila NovaJonas Duarte
    03/03Ter20:30Santa Helena1X1QuirinópolisPedro Romualdo Cabral
    5ª rodada
    DATA:DIA:HS:LOCAL:
    07/03Sáb16:00Itaberaí0X1N. HorizonteRio das Pedras
    07/03Sáb16:00Vila Nova1X1AméricaSerra Dourada
    07/03Sáb16:00Quirinópolis1X3GoiâniaBichinho Vieira
    07/03Sáb16:00Rio Verde2X0Santa HelenaMozart Veloso do Carmo
    2º Turno
    1ª rodada
    DATA:DIA:HS:LOCAL:
    14/03Sáb15:30N. Horizonte0X1AnápolisDurval Ferreira Franco
    14/03Sáb16:00Itaberaí0X4Vila NovaRio das Pedras
    14/03Sáb16:00Quirinópolis1X1Rio VerdeBichinho Vieira
    14/03Sáb16:00Goiânia2X1IporáSerra Dourada
    2ª rodada
    DATA:DIA:HS:LOCAL:
    17/03Ter15:30Iporá1X0QuirinópolisFerreirão
    17/03Ter20:30Anápolis5X1ItaberaíJonas Duarte
    17/03Ter20:30América1X0N. HorizonteJoão Vilela
    17/03Ter20:30Santa Helena3X0GoiâniaPedro Romualdo Cabral
    3ª rodada
    DATA:DIA:HS:LOCAL:
    21/03Sáb16:00Itaberaí2X1AméricaRio das Pedras
    21/03Sáb16:00Quirinópolis1X2Santa HelenaBichinho Vieira
    21/03Sáb16:00Rio Verde1X4IporáMozart Veloso do Carmo
    22/03Dom16:00Vila Nova3X1AnápolisSerra Dourada
    4ª rodada
    DATA:DIA:HS:LOCAL:
    28/03Sáb16:00América1X2Vila NovaJoão Vilela
    28/03Sáb16:00Goiânia1X0QuirinópolisSerra Dourada
    28/03Sáb16:00Santa Helena1X1Rio VerdePedro Romualdo Cabral
    29/03Dom15:30N. Horizonte3X0ItaberaíDurval Ferreira Franco
    5ª rodada
    DATA:DIA:HS:LOCAL:
    04/04Sáb15:30Iporá0X0Santa HelenaFerreirão
    04/04Sáb15:30Rio Verde0X0GoiâniaMozart Veloso do Carmo
    04/04Sáb16:00Anápolis2X0AméricaJonas Duarte
    04/04Sáb16:00Vila Nova2X0N. HorizonteSerra Dourada
    Fase Final – 1º Turno
    1ª rodada
    DATA:DIA:HS:LOCAL:
    09/04Qui20:30GoiâniaXVila NovaSerra Dourada
    11/04Sáb16:00AnápolisXIporáJonas Duarte
    2ª rodada
    DATA:DIA:HS:LOCAL:
    14/04Ter15:30IporáXGoiâniaFerreirão
    14/04Ter20:30Vila NovaXAnápolisSerra Dourada
    3ª rodada
    DATA:DIA:HS:LOCAL:
    18/04Sáb15:30IporáXVila NovaFerreirão
    18/04Sáb16:00AnápolisXGoiâniaJonas Duarte