terça-feira, 23 de março de 2021

Com TPN Caiado Quer Tirar Paulinho da AGM


Já caminhando para o final do seu governo, sem ter obras para mostrar e após ter fracassado na gestão da Pandemia em Goiás, onde decretou Lockdown no início da Pandemia sem necessidade, quebrando milhares de empresas, sacrificando, comerciantes e provocando desemprego, dizendo que era para dar tempo para o estado se preparar para o pico do Covid-19.


O Governador de Goiás Ronaldo parece estar sofrendo de Transtorno de Personalidade Narcisista.

Caiado teve em suas mãos o ano passado, R$ 27 bilhões de reais, aportados pelo governo Federal.



Obcecado por Marconi, com o qual participou do governo de Goiás durante 16 anos, indicando secretários e milhares de comissionados, Caiado usurpou as obras de Marconi para satisfazer seu Narcisismo.


Caiado mandou retirar os equipamentos do Hospital Regional de Uruaçu, para colocar no Hospital São Marcos em Itumbiara, simplesmente para dizer que construiu hospital de campanha.


Mentiroso e megalomaníaco

Quem construiu o Hospital Regional de Uruaçu, foi Marconi Perillo, assim como o Hospital do servidor Público, HUGOL e outros hospitais regionais.



Caiado não construiu nenhum Hospital em Goiás. O hospital São Marcos de Itumbiara, já existe a vários anos e recebeu equipamentos que Caiado mandou retirar durante a noite, do hospital de Regional de Uruaçu.


A principal meta que Caiado tem é perseguir Marconi e seus aliados.


Megalomaníaco, Caiado afirmou que não precisa dos votos dos eleitores de Bolsonaro e mais recentemente, disse que as ordens do presidente não entram na fronteira do estado de Goiás. Quem manda em Goiás é ele e não o presidente.




Caiado ficou com ciúme do presidente da AGM, Paulinho, que foi a São Paulo para abrir as portas com o Governador João Dória para prefeitos goianos comprarem a vacina. 


Caiado afirmou que Dória era mesquinho e irresponsável. Ato seguinte Caiado entrou no avião e foi a São Paulo buscar a vacina que Dória investiu milhões.

Caiado buscou a vacina em São Paulo, chegou em Goiânia e aplicou a vacina ele mesmo, ainda criticou Dória por ter no dia anterior, começado a vacinar a população de São Paulo.

Caiado foi cara de pau para criticar Dória, que não ficou parado como ele e investiu para o Brasil ter vacina. 

Ciúme de Paulinho

O sucesso de Paulinho na presidência da AGM (Associação Goiana dos Municípios), tem incomodado Caiado.



Paulinho inaugurou a Casa dos Municípios, um arrojado projeto de economias do dinheiro público, que vinha sendo elaborado já há bastante tempo e registra definitivamente o seu nome na história da AGM.



A entidade adquiriu um imóvel no Setor Sul, em Goiânia, um bairro centralizado e de fácil acesso, onde foi implantado um Centro de Apoio que servirá de alojamento para pessoas que vierem à Goiânia, enviadas pelas prefeituras, para tratamento de saúde ou outros afazeres.


Com capacidade para atender inicialmente 15 hóspedes, mas com capacidade de ampliação. Dispõe de suítes, sala de estar com TV e completa cozinha. Tão logo termine a pandemia o Centro de Apoio começará a funcionar.





Caiado acionou alguns prefeitos encabrestados, que sonham em comer sal no seu coxo, para mobilizar prefeitos com objetivo de tirar Paulinho da presidência da AGM.


A argumentação dos prefeitos, pau mandado do Caiado, é que a AGM precisa ser comandada por um prefeito e não ex-prefeito. No entanto, a CNM, Confederação Nacional dos Municípios, qual a AGM é filiada, tem na sua presidência, há vários anos, ex-prefeitos.


A manobra é exclusivamente política. Caiado teme que na presidência da AGM, Paulinho se torne candidato a governador na próxima eleição. Caiado borra nas calças de medo de enfrentar Paulinho, um político jovem, em ascensão, que administrou com sucesso a prefeitura de Hidrolândia por 8 anosbe ganhou o apelido de rei das obras. 

Paulinho conquistou a presidência da AGM e tem espírito de liderança.

 Madrugador e tocador de obras, Paulinho  tem o  perfil político  do ex-governador Marconi Perillo. Isso só basta para Caiado tremer de medo.


Aliás, Caiado governa Goiás, não olhando no para-brisa e sim com olhos no retrovisor.


A referência de governo que Caiado teve durante 16 anos, é Marconi Perillo. Sem Marconi como referência, Caiado se perde em vaiadade, egocentrismo, megalomania e cada dia mergulha sua existência na TPN.

sábado, 20 de março de 2021

Vem aí Um Novo Escândalo no Governo de Ronaldo Caiado


Ronaldo Caiado, fracassou no governo do estado de Goiás, principalmente na gestão da saúde, deixando pessoas morrerem por falta de UTIs. Caminhado já para o final do seu governo, sem realizar obras, mesmo tendo recebido bilhões do Governo Federal.


Com inúmeros parentes nomeados para cargos no governo, Caiado instituiu a famíliocracia dos Caiado no governo de Goiás. O primo Jorge Caiado, denunciou corrupção do secretário de Segurança pública, grampo ilegal e uso da polícia para perseguir inimigos políticos.


Pipocaram diversos escândalos no governo Caiado: Detran, CODEGO e Secretaria de Educação foram alvos de operações policiais. Por fim Caiado interferiu na polícia trocando o delegado geral para evitar novas operações policiais.




Ainda hoje vamos publicar mais um escândalo no governo Caiado. Aguardem!

sexta-feira, 19 de março de 2021

Secretário de Obras de Caldas Novas Morre de Covid-19


A Covid-19 fez novas vítimas nesta sexta-feira, 19. Aos 52 anos, o secretário de Obras de Caldas Novas, Clécio Guimarães, não resistiu às complicações da doença e faleceu na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora Aparecida.

O engenheiro deixa esposa e três filhos. Ainda não há informações sobre o funeral. A Prefeitura de Caldas Novas decretou luto oficial de três dias pelo “falecimento desse grande profissional e amigo”.

Mãe da Prefeita Nárcia Kelly Morre Vítima de Covid-19


A mãe de Nárcia Kelly, prefeita da cidade de Bela Vista de Goiás, morreu vítima de Covid-19. Desta vez que quem foi atingida Suely Alves, 57 anos, foi mais uma vítima da Covid-19. 

Suely ficou 12 dias na UTI, mas não resistiu e morreu nesta sexta-feira (19),”estou sofrendo demais. Ela é minha melhor amiga” disse Nárcia com lágrimas nos olhos.

Terceira Onda de Covid-19 na Europa Mostra Que Lockdown Sozinho Não Adianta Para Combater o Vírus



Lockdown sem vacinação em massa não ameniza efeitos da Pandemia é o que mostra o atual momento de muitos Países na Europa. 

Sem vacinação em massa, o Lockdown penaliza as pessoas e destrói a economia dos países sem resolver o problema da Pandemia. Apenas prolonga o sofrimento. 

 Países como Alemanha, França e Itália passam por nova onda de contágio, que já afetou o Reino Unido recentemente. Velho Continente patina com vacinação lenta, impõe novas medidas de restrição e ameaça bloquear exportações de doses.


Em meio a uma vacinação lenta contra a Covid-19, diversos países da Europa começam a enfrentar uma terceira onda de contágios e voltam a adotar medidas mais restritivas para tentar frear o número de casos e mortes causadas pelo novo coronavírus.




A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou nesta quinta-feira (18) que o nível de vacinação do continente ainda é muito baixo para retardar a transmissão, que as infecções aumentaram nas últimas três semanas e que mais pessoas estão morrendo da doença do que há um ano.




Foram mais de 1,2 milhão de novas infecções por coronavírus e mais de 20 mil mortes na semana passada, segundo o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, que alertou: "A vacinação por si só, não substitui as medidas de saúde pública e sociais”.




Nesta reportagem você vai ver:






A Europa está passando por uma 3ª onda da Covid-19?
Qual é a causa do crescimento nos números de casos, mortes e hospitalizações?
Qual é o impacto das novas variantes no atual surto?
As medidas de restrição não surtiram efeito? O que os países estão fazendo?
E a vacinação contra Covid? Ela não deveria diminuir o número de casos e mortes
3ª onda de contágios


O Reino Unido já passou pela terceira onda em janeiro e, com um lockdown rigoroso e a aceleração da vacinação, conseguiu derrubar a curva de casos e mortes desde então. Mas o fenômeno começa a ocorrer em outros países do continente, como Alemanha, França. e Itália




"Nós temos sinais claros: a terceira onda na Alemanha já começou", afirmou na sexta-feira (12) Lothar Wieler, chefe do Instituto Robert Koch para doenças infecciosas, responsável por divulgar os números de casos confirmados e mortes por Covid-19 no país.




A Alemanha registrou na quinta-feira (18) o maior aumento de casos em quase dois meses. Foram 227 mortes e 17.504 novos infectados, a maior alta desde 22 de janeiro.


Pedestre passa por hotel e restaurante fechado na parte velha da cidade de Colônia, na Alemanha, nesta quinta-feira (18) — Foto: Martin Meissner/AP




As hospitalizações na França estão nos níveis mais altos desde novembro, e os leitos de UTI estão quase no limite, mesmo com o país sob toque de recolher das 18h às 6h há dois meses. Restaurantes, bares, cinemas, museus, teatros e academias estão fechados há quase cinco meses.




A França entrou, a partir da meia-noite desta sexta-feira (19), em seu terceiro confinamento em um ano, anunciou o primeiro-ministro Jean Castex. A medida, desta vez menos restritiva, atinge 16 departamentos do país, incluindo Paris, para tentar conter a terceira onda de Covid-19.




"Vamos tomar as decisões que precisam ser tomadas", afirmou o presidente Emmanuel Macron ao visitar um hospital a leste de Paris. Macron afirmou que as medidas são "pragmáticas, proporcionais e direcionadas".


O presidente da França, Emmanuel Macron, conversa com profissionais de saúde da UTI em hospital perto de Paris na quarta (17) — Foto: Yoan Valat/Pool via AP






Segundo país mais afetado pela Covid-19 na Europa, a Itália registrou 502 mortes na terça-feira (16), o número mais alto desde o final de janeiro, um dia após as restrições serem intensificadas em todo o país.




Mais da metade da população retornou à "zona vermelha", a mais restritiva, e haverá uma paralisação total no país durante três dias na Páscoa, entre 3 e 5 de abril, inclusive nas áreas menos afetadas.






Na Europa Central e nos Bálcãs, o diretor regional da OMS para a Europa, Hans Klugee, diz que os novos casos, hospitalizações e mortes estão entre as maiores do mundo




Qual é a causa da nova onda? E as variantes?






O Instituto Robert Koch, da Alemanha, diz que a terceira onda é impulsionada por uma flexibilização das restrições que ocorreu nas últimas semanas, além das variantes do novo coronavírus, que são mais transmissíveis, e prevê um grande salto no número de casos nas próximas semanas.




Partes do país começaram a reabrir no começo do mês, após um longo bloqueio. Estabelecimentos não essenciais estão funcionando e alguns alunos começaram a retornar às escolas em turnos. Agora, restaurantes e hotéis esperam poder reabrir na segunda (22), segundo o jornal "The Guardian".






Mas o instituto alemão alerta que o número de casos diários pode atingir entre 30 mil e 40 mil na Páscoa (contra 17 mil atualmente) se as medidas de restrição forem relaxadas em um momento tão crítico.






"É muito possível que, na Páscoa [início de abril], tenhamos uma situação similar à que vivemos antes do Natal, com um número muito elevado de contágios, vários casos graves e mortes e hospitais saturados", afirmou nesta sexta-feira Lars Schaade, vice-presidente do instituto Robert Koch.






Em alguns hospitais alemães, segundo o "Guardian", a média de idade dos pacientes está 20 anos abaixo da registrada na segunda onda. "Estamos na terceira onda da pandemia, os números aumentam, a proporção de variantes é alta", afirmou o ministro da Saúde alemão, Jens Spahn.




Os especialistas também atribuem o recrudescimento da pandemia às variantes. "A história se repete", afirmou Massimo Galli, um dos principais virologistas da Itália, ao jornal "Corriere della Sera" na segunda-feira (15). "A terceira onda começou e as variantes estão funcionando".




O ministro da Saúde italiano, Roberto Speranza, diz que mais da metade das novas infecções foram causadas pela variante britânica. "A variante do Reino Unido se espalha de 35 a 40% mais rápido e representa 54% do total de casos".




Speranza afirmou também que "a variante sul-africana também está presente, principalmente na região de Bolzano, e a brasileira está [presente] principalmente no centro da Itália".




Na França, a variante britânica é responsável pela maioria dos casos. Na Polônia, o ministro da Saúde, Adam Niedzielski, também afirmou que a cepa identificada no Reino Unido já é responsável pela maioria dos mais de 25 mil casos registrados na quarta (17).




Um dia antes, o governo polonês anunciou três semanas de restrições, a partir deste fim de semana, que inclui o fechamento total de escolas, shoppings centers, academias e piscinas (os restaurantes já estão fechados).


As medidas de restrição não surtiram efeito?


Especialistas afirmam que a vacinação lenta e o relaxamento da população podem ter levado à escalada de casos, hospitalizações e mortes por Covid.




"O lockdown foi interrompido muito cedo, para permitir que as pessoas fossem às compras para o Natal", disse a epidemiologista francesa Catherine Hill à emissora americana CNN. "A admissão em UTIs tem [aumentado] regularmente, e a situação agora é crítica em várias partes do país, incluindo a grande Paris".




Josh Michaud, diretor de política de saúde global da Fundação da família Kaiser em Washington, disse ao "The Guardian" que "o rápido relaxamento da Europa nos requisitos de distanciamento em muitos lugares, combinado com as populações baixando a guarda, enquanto olhavam para a luz no fim do longo túnel da pandemia, ajudou a preparar o terreno para os surtos atuais".






Na segunda (15), a diretora do CDC (Centro para Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos, Rochelle Walensky, citou países europeus como "exemplo", dizendo que eles "devem ser sinais de alerta para todos nós".




Em uma coletiva de imprensa na Casa Branca, Walensky exibiu imagens de jovens em praias lotadas da Flórida e implorou aos americanos que não baixassem a guarda:




"Cada um desses países teve seu ponto mais baixo [de infecção] como o que estamos tendo agora", afirmou a diretora do CDC americano. “Eles simplesmente tiraram os olhos da bola. Estou implorando pelo bem da saúde de nossa nação".




"Infelizmente todos nós tivemos a ilusão de que a chegada das vacinas reduziria a necessidade de fechamentos mais drásticos", afirmou o virologista Massimo Galli ao "Corriere della Sera". "Mas as vacinas não chegaram em quantidade suficiente".




No Reino Unido, um estudo divulgado na quinta (18) aponta que ter atrasado o lockdown de inverno no país causou 27 mil mortes a mais.




O país, que passou uma terceira onda de Covid-19 em janeiro, é o mais afetado do continente (e o quinto do mundo), com mais de 126 mil mortes segundo balanço da Universidade Johns Hopkins.




"Começar de forma tímida e atrasada nos lockdowns tem sido um desastre, causando milhares de mortes evitáveis", afirmou Mike Brewer, economista-chefe da fundação responsável pelo estudo.








"Além disso, atrasos nas restrições fizeram com que elas precisassem ser mais rígidas e duradouras do que em outros países, agravando os danos econômicos", segundo Brewer.




A vacinação não vai parar a 3ª onda?


A União Europeia tem enfrentado uma vacinação lenta em quase todos os países e uma série de atrasos no recebimento dos imunizantes. Como resposta, tem ameaçado bloquear a exportação de doses produzidas no continente.




Idosos descansam em centro de vacinação na Bélgica após serem imunizados com a vacina contra a Covid-19 de Oxford/AstraZeneca em 17 de março de 2021 — Foto: Francisco Seco/AP




Enquanto o Reino Unido já aplicou mais de 27 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 (o equivalente a quase 40 doses para cada 100 habitantes), a União Europeia administrou menos de 12.






Os Estados Unidos, outro país que tem visto o número de casos e mortes caírem com o avanço da vacinação, já aplicaram 113 milhões de doses (mais de 33 vacinas administradas a cada 100 habitantes).




Referência mundial na aplicação de vacinas, Israel foi o primeiro país a ver o impacto de seu programa de vacinação, mas precisou imunizar uma parte significativa da população e levou várias semanas. O país já aplicou 110 doses a cada 100 habitantes e segue entre os que vacinam mais pessoas por dia.
Vacinas contra Covid aplicadas a cada 100 habitantes




Mas Israel teve que vacinar 80% dos maiores de 60 anos até ver um impacto nos casos de Covid-19, segundo o professor Eran Segal, do Instituto Weizmann de Ciência, que está analisando dados para o Ministério da Saúde israelense.






No Reino Unido, as vacinas evitaram 80% das internações de idosos após apenas uma dose, segundo um estudo da agência pública de saúde do país divulgado no começo do mês.




Vacinação e o lockdown derrubam drasticamente o número de internações no Reino Unido




Segundo o jornal "The New York Times", a escassez de doses e o ceticismo dos europeus com vacinas, assim como burocracia e obstáculos logísticos, diminuíram o ritmo das vacinas no continente.




A OMS disse na quinta-feira (18) que as tendências mostram que as vacinações no continente não atingiram o nível em que podem efetivamente retardar a transmissão da doença.




A União Europeia também tem comprado briga com fabricantes, principalmente a AstraZeneca, e ameaçado até proibir a exportação de doses.




Nos últimos dias, vários países europeus suspenderam temporariamente o uso da vacina de Oxford/AstraZeneca, incluindo Alemanha, França e Itália, alegando casos de coágulos sanguíneos relatados em um pequeno número de pessoas vacinadas.




A AstraZeneca afirma que mais de 17 milhões de doses da vacina já foram aplicadas na Europa e 37 casos de trombose foram registrados entre os vacinados, número muito inferior ao registrado normalmente na população do continente, em condições normais.




Nesta quinta-feira (18), a agência de medicamentos da União Europeia afirmou que a vacina de Oxford é "segura e eficaz" e que os benefícios da aplicação da vacina superam os riscos.

Deputado Federal Professor Alcides é Eleito Membro Titular da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados


O deputado federal Professor Alcides foi eleito membro titular da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Como aconteceu no ano passado, Professor Alcides é o único titular da Comissão pertencente à bancada de Goiás.




A deputada federal Professora Dorinha Seabra, do DEM-TO, foi eleita presidente da Comissão, seguindo orientações dos líderes partidários.

O 1° vice-presidente é o deputado Sóstenes Cavalcante, do DEM-RJ, e o 2º vice-presidente é o General Peternelli, do PSL-SP.

Ainda falta eleger o 3º vice-presidente, o que deve ocorrer na próxima reunião.




"Vou continuar minha luta em defesa do ensino público de qualidade e valorização dos profissionais da área desde a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio até o ensino superior." Afirmou o professor Alcides.

quinta-feira, 18 de março de 2021

Médicos Vacinados 3 Vezes Em Goiânia, Erro ou Roubo de Vacinas


Cerca de 2 mil médicos de Goiânia tiveram registro equivocado de três doses aplicadas de
imunização contra a Covid-19, em seus cartões de vacina virtuais, em aplicativo do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, confirmou a informação e disse nesta quarta-feira (17/3) que a pasta já solicitou a correção do problema ao Ministério da Saúde.


O portal divulgou na terça-feira (16/3) que o Ministério Público de Goiás (MPGO) investiga ao menos 13 casos de médicos com inclusão a mais da dose da Astrazeneca no cartão de vacina virtual deles. O dado preliminar foi repassado pelo secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino.

Senador Major Olímpio Morre Vítima de Covid-19


O senador Major Olímpio (PSL) teve morte cerebral nesta quinta-feira (18) a
pós ter sido diagnosticado com Covid-19, em São Paulo. A informação foi divulgada pela família através das redes sociais do senador.


"Com muita dor no coração, comunicamos a morte cerebral do grande pai, irmão e amigo, Senador Major Olímpio. Por lei a família terá que aguardar 12 horas para confirmar o óbito e está verificando quais órgãos serão doados. Obrigado por tudo que fez por nós, pelo nosso Brasil", diz a conta do parlamentar no Twitter.



O senador Sérgio Olímpio Gomes, conhecido como Major Olímpio (PSL), estava internado desde o dia 2 de março no Hospital São Camilo, na capital paulista, e no dia 5 de março foi transferido para uma unidade de tratamento intensivo (UTI).

Além de Olímpio, também já morreram de coronavírus, desde o início da pandemia, os senadores José Maranhão (MDB-PB), de 87 anos, e Arolde de Oliveira (PSD-RJ).

Natural de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, Olímpio completaria 59 anos em 20 de março. Foi deputado federal e deputado estadual em São Paulo por dois mandatos. O senador Major Olímpio (PSL) teve morte cerebral nesta quinta-feira (18) após ter sido diagnosticado com Covid-19, em São Paulo. A informação foi divulgada pela família através das redes sociais do senador.


"Com muita dor no coração, comunicamos a morte cerebral do grande pai, irmão e amigo, Senador Major Olímpio. Por lei a família terá que aguardar 12 horas para confirmar o óbito e está verificando quais órgãos serão doados. Obrigado por tudo que fez por nós, pelo nosso Brasil", diz a conta do parlamentar no Twitter.



O senador Sérgio Olímpio Gomes, conhecido como Major Olímpio (PSL), estava internado desde o dia 2 de março no Hospital São Camilo, na capital paulista, e no dia 5 de março foi transferido para uma unidade de tratamento intensivo (UTI).

Além de Olímpio, também já morreram de coronavírus, desde o início da pandemia, os senadores José Maranhão (MDB-PB), de 87 anos, e Arolde de Oliveira (PSD-RJ).

Natural de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, Olímpio completaria 59 anos em 20 de março. Foi deputado federal e deputado estadual em São Paulo por dois mandatos. Antes de se dedicar à carreira política, Olímpio serviu como policial militar no estado de São Paulo por 29 anos. de se dedicar à carreira política, Olímpio serviu como policial militar no estado de São Paulo por 29 anos.

Maju Coutinho Provoca Revolta Contra a Globo ao Dizer " O Choro é Livre'


Segundo o site TV O Foco, a jornalista Maju Coutinho, recebe a bagatela de R$60.000,00 mensais para trabalhar na Rede Globo.


A jornalista provocou revolta nas redes nesta quarta-feira (17) após uma fala de sua autoria passar a circular na Web.


Apresentadora do jornal Hoje, Maju disse, ao vivo, que “o choro é livre” para os trabalhadores e empresários que se encontram em situação difícil durante a pandemia e reclamam do ‘lockdown’

“As medidas restritivas de circulação estão se espalhando e os especialistas são unânimes em dizer que essas são medidas indispensáveis agora para conter a circulação do vírus. ‘O choro é livre’. Não dá para reclamar. É isso que tem”, disse Maju.

Lissauer Alerta Que Não Existe Vacina Para Ser Comprada Pelos Municípios

 


Temas relacionados à compra de vacinas pelo governo federal, as medidas para conter a disseminação do vírus no estado e a convocação das sessões extraordinárias remotas foram abordados pelo presidente da Assembleia Legislativa de Goiás durante entrevista concedida à TV Alego 

Em entrevista concedida à TV Alego ao final da sessão extraordinária remota desta quarta-feira, 17, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), abordou uma série de temas voltados para o enfrentamento da pandemia, além das matérias da governadoria que estão sendo apreciadas pela Casa. Entre elas, os projetos que alteram as legislações referentes ao Programa de Desenvolvimento Industrial de Goiás (Produzir) e o que autoriza o Executivo a celebrar com a União contrato de confissão e refinanciamento de dívidas. De acordo com o chefe do Poder Legislativo, discussões importantes e que precisam de celeridade por parte do Parlamento goiano.  


“O momento é crítico e nós estamos tendo o cuidado de respeitar os decretos municipais e estaduais. Porém, existem matérias de suma importância para o bom andamento do estado de Goiás e que, portanto, precisam ser apreciadas de forma célere pelos parlamentares goianos. Entre elas, a que trata do refinanciamento das dividas do estado com a União, uma pauta que precisa ser deliberada em caráter de urgência, haja vista, que Goiás vive há anos de liminar que suspende essas dívidas”, ressaltou Lissauer Vieira.  


Em cumprimento aos protocolos de saúde para evitar a disseminação da Covid-19, durante a realização das sessões extraordinárias remotas apenas o presidente da Casa, o líder do Governo, deputado Bruno Peixoto e a equipe técnica realizam os trabalhos de forma presencial. Os demais parlamentares participam das sessões e também das comissões temáticas através do sistema virtual.  


Aquisição de vacinas 

A busca pelas vacinas contra a Covid-19 por parte dos estados e municípios, sobretudo, em Goiás, foi outro tema abordado pelo presidente Lissauer Vieira durante a entrevista. Segundo ele, há uma forte mobilização entre os gestores municipais para a aquisição de imunizantes, no entanto, não existe, no momento, disponibilidade pelos laboratórios, tendo em vista que, toda a produção dos lotes será priorizada para o governo federal, que por sua vez, fará a distribuição para os entes federados através do Plano Nacional de Imunização (PNI).   


“Todo mundo está angustiado com relação à vacina, a população quer e precisa ser vacinada. Porém nós precisamos ser claros, não existe, no momento, vacina no mercado para comprar, todos os laboratórios estão dando preferência absoluta para o governo federal. Os municípios estão fazendo consórcios para a aquisição, mas os laboratórios não vão fornecer nenhum lote de vacina antes de repassar para a União. Vamos ter que paciência e cobrar das nossas autoridades sanitárias e do Ministério da Saúde a celeridade e extrema urgência na aquisição dessas vacinas”, pontuou Lissauer.  


Decreto estadual 

Ainda durante sua participação no Alego News, o presidente Lissauer Vieira repercutiu a adoção do sistema de revezamento das atividades econômicas em Goiás, determinado através do decreto estadual que entrou em vigor nesta quarta-feira, 17. De acordo com o chefe do Poder Legislativo, a medida é necessária diante do aumento significativo de casos e internações em decorrência da Covid-19. Para ele, o momento é de cautela e conscientização por parte da população goiana.  


“Nós sabemos que não existe vida sem economia e economia sem vida e, por isso, precisamos achar um ponto de equilíbrio. Vejo que não adianta o governo disponibilizar mais leitos hospitalares, como já vem sendo feito, viabilizar empréstimos, auxílios emergenciais, sem que haja um entendimento da nossa população. Se nós diminuirmos a incidência do vírus, o governo não precisará fechar a economia, mas para que isso aconteça precisamos da ajuda de toda a sociedade durante esses 14 dias. Somente com a ajuda de todos conseguiremos sair dessa crise”, afirmou Lissauer.