segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Com Chapa Única Paulo Rogério Pinheiro Será Aclamado Presidente do Goiás

 

O Goiás Esporte Clube vai realizar  eleição para escolher o próximo presidente dia 30/12 na próxima quarta-feira. No entanto não haverá disputa.

 A Chapa da situação, encabeçada por Paulo Rogério Pinheiro, será a única registrada. 


O prazo para registro de chapa termina amanhã e apenas uma chapa da situação tem as assinaturas necessárias para a disputa da eleição.  

As manobras de bastidores realizadas pela situação, não permitiu que conselheiros colocassem suas assinaturas na chapa de oposição.

Eram necessária 46 assinaturas e apenas 36 conselheiros tiveram coragem de assinar na chapa de oposição. Os demais conselheiros do Goiás, não tiveram coragem de tirar  o cabresto que Hailé colocou neles.

 Sem as  assinaturas necessárias, a chapa de oposição, encabeçada por Vanderlan Vascafé não poderá disputar a eleição.


O Goiás continuará no comando da família Pinheiro.







Deputado Federal Anuncia Que Está Com Covid-19


Deputado João Campos anuncia que está com covid-19: “Estou em casa, isolado”

O deputado federal goiano João Campos anunciou, nas redes sociais, que foi infectado pelo coronavírus. “Amigos e amigas! Venho comunicar a todos que testei positivo para covid-19 neste domingo (27). Estou bem, em casa, isolado e cumprindo, todas as recomendações médicas. Peço a todos que se cuidem, respeitem o distanciamento social e todos os protocolos de saúde”, escreveu no Twitter.

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

A Origem do Natal Nada Tem a Ver Com Jesus

 Por que celebramos o Natal em dezembro?


O solstício de inverno (no Hemisfério Norte) é a noite mais longa do ano, o momento em que os dias começam de novo a crescer, uma vitória simbólica do Sol contra a escuridão. Acontece entre 21 e 22 de dezembro e é comemorado desde tempos imemoriais. O historiador Richard Cohen relata, em seu livro Persiguiendo el Sol: La historia épica del astro que nos da la vida (perseguindo o sol: a história épica do astro que nos dá a vida) que “praticamente todas as culturas têm uma forma de celebrar esse momento”. “O aparente poder sobrenatural para governar as estações, que se manifesta nos solstícios, inspirou reações de todos os tipos: ritos de fertilidade, festivais relacionados com o fogo, oferendas aos deuses”, afirma Cohen. Nessa mesma época do ano, em meados de dezembro, os antigos romanos festejavam a Saturnália, festival em que eles ofereciam presentes entre si, mas também trocavam os papéis sociais, uma mistura entre nosso Natal e o Carnaval.
O que aconteceu em 25 de dezembro?

“A data do Natal foi fixada em 25 de dezembro pelo imperador Constantino, porque nesse dia era celebrada a grande festa solar em Roma”, explica Ramón Teja, professor emérito de História Antiga da Universidade de Cantábria (Espanha), especialista em história do cristianismo e presidente de honra da Sociedade Espanhola de Ciência das Religiões. Assim, o imperador que transformou o cristianismo na religião de Roma, e que governou entre 306 e 337, identificava de alguma maneira sua figura com o divino, aproveitando o antigo festival do Dia do Nascimento do Sol Invicto. “Foi uma fusão do culto solar com o culto cristão”, diz Teja.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Dione Começa Bem Como Prefeito ao Escolher Galo Para Ser o Novo Secretário de Esportes de Itumbiara


Começou muito bem prefeito  eleito de Itumbiara, Dione Araújo, ao escolher Welligton Valadão (Galo), como novo Secretario de Esportes. 


Galo é formado em Educação Física e já atuou por vários clubes esportivos, foi também jogador profissional pelo Itumbiara Esporte Clube e fundador do Real Esporte Clube, sendo um dos principais artilheiros dos dois clubes.

Galo tem uma vida dedicada ao esporte. Tem capacidade e conhecimento para fazer uma grande gestão no esporte de Itumbiara.

Fico extremamente feliz com a escolha do prefeito.  

Gostaria que "Seu Valadão" estivesse presente neste momento tão importante na vida do Galo e do esporte em Itumbiara.

sábado, 19 de dezembro de 2020

Marconi Responde Iris Rezende Sobre Prostituição do Transporte Público


Sobre as afirmações proferidas nesta sexta-feira (18) pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende, tenho a declarar:


- Se o prefeito entende que há prostituição no sistema de transporte público de Goiânia, a culpa é absolutamente dele, gestor dos contratos EM TRÊS MANDATOS RECENTES à frente da prefeitura de Goiânia.


- Iris Rezende precisa assumir que foi omisso, como de fato foi, na gestão do transporte coletivo de Goiânia. Afinal, quando assume, como o fez hoje, que se “afastou” da discussão acerca da solução para o sistema do transporte público, Iris faz uma confissão de culpa em relação à omissão dele para um problema que aflige os goianienses há décadas. 


- Iris Resende encerra sua carreira política da forma que a iniciou. Enganando, iludindo, traindo e fugindo de suas responsabilidades. Não assume os erros e equívocos de suas gestões. Agora no final de sua carreira ainda tenta se apropriar de obras que não realizou. 


- Iris manteve ao longo de sua carreira uma relação próxima, muito próxima aliás, com os empresários do transporte coletivo em Goiás. Na eleição para a prefeitura em 2004 em mais um de seus rompantes, desconectados com a realidade, prometeu resolver a situação do transporte coletivo em 6 meses. Depois de 16 anos dessa promessa irresponsável, ele agora tenta atribuir a mim a responsabilidade de seu fracasso em não resolver a situação de nosso transporte em seis meses. Não resolveu em seis meses e nem em 16 anos.
Durante meus governos toda vez em que Iris me procurou sempre teceu elogios as minhas gestões e nunca criticou a integração do transporte coletivo da capital, aliás ação adotada pela grande maioria de nossas capitais. 
Iris assumiu por algumas vezes a presidência da CMTC e lá tinha todos os instrumentos para melhorar nosso sistema. Não o fez porque sempre esteve ao lado dos empresários que detinham a concessão desses serviços. Em meus governos, mesmo não sendo responsabilidade do Estado, apoiei e ajudei a financiar o transporte coletivo de nossa capital, com a concessão do passe livre estudantil, meia passagem no eixo Anhanguera, subsídios para a região metropolitana, entre outras medidas. E Iris sempre ressaltou nossa parceria. 
Em relação a absurda afirmação de que foi ele que asfaltou todo Estado não precisarei me alongar muito sobre o assunto, pois os números os desmentem com muita clareza. Hoje Goiás tem 11.600 kms de rodovias pavimentadas. 
Quando Iris assumiu o governo em 1983 o Estado tinha 3.600 kms de rodovias asfaltadas, ele pavimentou 3.400 kms de rodovias e eu, em meus governos, asfaltei 4.500 kms. 
Quando assumi o governo Goiás tinha 18 kms de rodovias estaduais duplicadas. Em nossos governos, duplicamos 320 kms de rodovias, a maioria com iluminação. Hoje Goiás tem 338 kms de estradas duplicadas. As estradas construídas por Iris em sua grande maioria não possuem acostamentos, como é o caso de Bela Vista a Catalão, e outras tantas. Iris, na realidade, pavimentou 30% de nossas estradas, eu,39%, e os demais governos, 31%. 
Dessa forma não temos como acreditar no que Iris fala, pois suas colocações são desmentidas pelos fatos, números e a realidade. Aos 87 anos de idade quando promete pela enésima vez que está abandonando a política, Iris deveria ter um pouco mais de cuidado com os fatos, para que não seja desmentido por eles.


- Se a imprensa tem pressionado o prefeito em relação ao assunto, é porque, mesmo com três mandatos recentes, a partir de 2005, Iris não tomou providências legais ou administrativas contra as empresas do transporte público, nem teve capacidade para estabelecer novas bases para os contratos.


- Importante reiterar que frases de efeito ditas à imprensa não irão apagar da história de Iris a promessa de melhorar o transporte público em seis meses e não conseguir cumprir o compromisso, mesmo após 10 anos de mandato.


- Jamais guiei meus atos administrativos com a motivação “esmagar” Iris. Muito pelo contrário. A intenção era impedir que os usuários andassem – esses sim, esmagados – em ônibus lotados. Sempre quando tivemos mandatos concomitantes, tive sempre as mãos estendidas para sua gestão à frente do Executivo municipal, com objetivo de melhorar o transporte público na Região Metropolitana de Goiânia e do Eixo Anhanguera. Em nossos governos buscamos formas para ajudar e facilitar a vida dos trabalhadores, que gastam de 2 a 4 horas por dia de seu precioso tempo, em transporte coletivo.


Marconi Ferreira Perillo Júnior
Ex Governador

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

GO 206 A Rodovia Que é a Cara do Governador Ronaldo Caiado



A GO 206 é uma importante Rodovia no Sul/Sudoeste de Goiás que liga as cidades de Itumbiara a Quirinópolis. 


A região é uma grande produtora de grãos, etanol e açúcar. As maiores usinas de Goiás se concentra nesta região. Portanto é uma rodovia bastante movimentada e deveria receber por parte do governo a devida atenção.





Este ano o governador Ronaldo Caiado não realizou a manutenção como deveria. Fez um serviço de tapa buraco muito ruim, jogando o dinheiro público fora. Bastaram as primeiras chuvas para os buracos tomarem conta da rodovia, provocando acidentes, prejuízos e mortes. 

A rodovia já foi apelidada na região de rodovia Ronaldo Caiado. Uma rodovia que sintetiza o sentimento da população em relação a gestão do governador.


Faltando  dois anos para terminar seu mandato, Caiado não realizou nenhuma obra na região e não dá conta de fazer o mínimo que seria o trabalho de  manutenção das rodovias Goianas.

Como se diz no interior, Caiado é peão ruim de serviço. Se trabalhar em troca da bóia, ainda assim vai dar prejuízo. 

Governador de um só mandato.



Escritório DEMÓSTENES TORRES garante vaga de estudante por cotas no curso de medicina da UFG


O consagrado escritório de advocacia DEMÓSTENES TORRES E ASSOCIADOS acaba de conquistar mais uma grande vitória. Demóstenes Torres, ex-chefe do Ministério Público de Goiás, ex-secretário de Segurança Pública de Goiás e ex-senador da república é hoje um dos mais procurados advogados do Brasil para atuar em todas as áreas. Demóstenes se uniu a um timaço de advogados e desta forma as grandes conquistas nas áreas cíveis, tributárias, eleitorais, trabalhistas e criminais são cada vez mais frequentes.




O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) julgou, no início do mês, recurso de apelação de uma estudante de medicina da Universidade Federal de Goiás e anulou ato do reitor, que havia determinado o cancelamento de sua matrícula.




A aluna foi aprovada no vestibular no início de 2017, pela categoria L2 do Edital – candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas (Lei n.º 12.711/2012). Em seguida, a UFG validou os documentos apresentados e matriculou no curso.




Em novembro daquele ano, a Universidade criou a Comissão de Heteroidentificação, para a fiscalizar, dali em diante, o sistema de ingresso dos estudantes cotistas, conforme critérios fenotípicos – na prática, uma banca avalia se os postulantes às vagas se enquadram nas categorias que declararam.




A instituição acabou recebendo uma onda de denúncias anônimas contra alunos aprovados nos vestibulares anteriores, por supostamente não cumprirem os requisitos da política de cotas. Como centenas de outros discentes, essa estudante, após 4 semestres cursados, teve sua matrícula cancelada. Segundo a Comissão, que reanalisou os documentos, a aspirante a médica não se enquadraria na condição de negra ou parda, e sua renda familiar excederia 1,5 mínimo por pessoa, pois sua mãe tinha uma disponibilidade financeira de R$ 85 mil declarada no Imposto de Renda.




A estudante questionou o ato na justiça e conseguiu se manter no curso com uma liminar de primeira instância, mas, no mérito, ação foi julgada improcedente. A defesa, então, pediu nova liminar, dessa vez no TRF-1, até que fosse julgado o recurso de apelação. O relator, desembargador federal Antônio Souza Prudente, a deferiu, ao dizer que a UFG havia ficado “inerte por longo lapso temporal no tocante à aferição da veracidade da […] declaração de cor, gerando […] uma expectativa de plena aceitação da sua matrícula, renovada por sucessivos períodos letivos, sem qualquer contestação”.




Dias após a decisão, o Ministério Público Federal recomendou à UFG que anulasse todos os atos de cancelamento de matrículas anteriores a novembro de 2017 nos casos em que houve reavaliação dos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. A Universidade acatou a recomendação, mas, a respeito da estudante de medicina, manteve o rompimento do vínculo por suposto não preenchimento do requisito “renda”.




No último dia 18, o TRF-1 atendeu, por unanimidade, ao recurso de apelação, esclarecendo que a aluna se encaixa em todos os critérios. Como esclareceu o relator, Souza Prudente, “renda familiar” e “disponibilidade financeira” são coisas distintas; o fato de a mãe da estudante ter uma reserva de recursos não traduz o quanto recebe por mês, ressaltando que a família possui 6 integrantes, cuja renda mensal média per capita não ultrapassa o 1,5 salário mínimo exigido por lei. Reiterando a decisão liminar, disse que a Universidade agiu em desacordo com o edital e não poderia reinterpretar os documentos após tanto tempo, em prejuízo da discente.




Para a desembargadora federal Daniele Maranhão, não houve fraude alguma no caso e nem se pode admitir um “estado policialesco” (sobre as denúncias anônimas), sobretudo se a UFG já havia avaliado a situação financeira da família. Ainda lembrou que o financiamento estudantil teria prejuízo, pois os recursos seriam investidos em alguém que não concluiria seus estudos. Por fim, como registrou o desembargador Carlos Brandão, não se pode modificar uma situação consolidada, se os requisitos de renda foram atendidos.




Atuaram no caso os advogados Caio Alcântara e Thiago Agelune, do escritório Demóstenes Torres Advogados.

Prefeito Gustavo Mendanha Vai Dizer Neste Sábado Se Será ou Não Candidato a Governador em 2022


 O prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha  será o entrevistado neste  sábado do programa a Voz dos Municípios às 7h30 na Rádio Bandeirantes Goiânia 820 AM, no site radiobandeirantesgoiania.com.br, YouTube Bandeirantes Goiânia e pelo aplicativo Rádio Bandeirantes 820 em áudio e vídeo.

No programa deste sábado o presidente Paulinho receberá o *prefeito de Aparecida de Goiânia – Gustavo Mendanha*, um fenômeno da política de Goiás. Ele que foi reeleito pra mais 4 anos à frente do município e foi um dos campeões de votos no Brasil. 

Na oportunidade Gustavo Mendanha responderá se aceita ou não colocar seu nome a disposição do partido para a disputa de governador em 2022.

Participe através do WhatsApp da AGM
62 9 9653 8366

A voz dos Municípios
O municipalismo em destaque e as principais notícias do Estado.

*Coordenação* Presidente da AGM, prefeito de Hidrolândia, Paulinho.
*Apresentação* Emerson Vargas e 
*Comentários* Armando Leão.



Somos Experimento de Uma Antiga Civilização Extraterrestre

Tibor Gánti pode ter encontrado a chave para a origem da vida. Pelo menos é o que ele garante. Mas por que tão poucos o conhecem? O biólogo húngaro foi uma figura obscura, pouco dado à publicidade de sua imagem. Agora, mais de uma década após sua morte, suas ideias sobre como a vida começou estão finalmente se confirmando, segundo o site da revista National Geographic

Se as teorias de Gánti tivessem sido mais conhecidas na época do Comunismo, ele poderia ser atualmente aclamado como um dos biólogos mais inovadores do século XX. A razão disso é que ele idealizou um modelo do organismo vivo mais simples possível, o qual apelidou de “Chemoton”, e isso nos direciona para uma explicação emocionante de como a vida na Terra se iniciou. 

“Parece ter havido uma criação incessante de vida a partir do nada, diz Gánti. “Poderia a vida na Terra e até mesmo de outros planetas do universo ter sido um experimento por uma antiga civilização extraterrestre?”, pergunta, por sua vez, o professor da Universidade de Harvard Avi Loeb ao site da Scientific American

As melhores descobertas da ciência de 2020 

Um novo organismo, células solares finas como água, lula geneticamente modificada e muito mais, tudo está na lista de coisas que conhecemos apenas neste ano. Além disso, há sinais espaciais estranhos vindos na Antártida, que podem ser uma evidência de um universo paralelo. Detecções esquisitas no Polo Sul também têm desafiado explicações, suscitando teorias que vão além da física convencional. 

“Para explicar a matéria escura distante, a gravidade teria que ser muito estranha”, dizem cosmologistas consultados pela revista Science. Se você quiser se livrar da matéria escura, um novo estudo descobre que teria que repô-la com algo ainda mais bizarro – uma força gravitacional que, a certas distâncias, atrai objetos maciços e, em outras, os separam. A análise acentua o quão difícil é descrever matéria escura distante. 

“Mas como cientistas planejam proteger a Terra de micróbios extraterrestres?”, questiona a National Geographic. Conforme missões trazem mais material do espaço exterior para a Terra, agências espaciais cautelosas estão construindo laboratórios biológicos de extrema segurança para conter essa preciosa carga. 

Uma rápida e constante mudança na região

Três sinais do que já vem sendo chamado de um “Novo Ártico” também estão emergindo. “Eles estão ligados a incêndios florestais inéditos, diminuição de gelo marinho e perturbação de ecossistemas, e tudo isso aponta para uma rápida e constante mudança na região”, relata a Scientific American

Agora, astrônomos acabam de encontrar "super rodovias" cósmicas para rápidas viagens pelo Sistema Solar. Esses canais disponibilizariam a rápida viagem de objetos pelo espaço e poderiam ser usados para nossos próprios propósitos de exploração espacial, assim como o estudo de cometas e asteroides. 

“Outra descoberta são os objetos feitos pelo o homem que agora superam toda a vida na Terra”, relata a pesquisadora Stephanie Pappas ao Scientific American“A humanidade chegou a um marco histórico em seu domínio do planeta. Objetos criados pelo homem podem agora superar todos os seres vivos da Terra. Ruas, casas, shoppings, embarcações de pesca, papel impresso, canecas de café, smartphones e toda outra infraestrutura do dia a dia agora pesa aproximadamente 1.1 trilhão de toneladas métricas — igual à combinação de pesos de todas as plantas, animais, fungos, bactérias e protozoários no planeta. 

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Os Filhos da Corrupção do Poder Judiciário


A corrupção de políticos não é a única corrupção que existe. A corrupção do poder judiciário é a mais protegida e menos investigada e combatida. 

O Brasil se quiser ser um país sério, precisa passar um pente fino no poder judiciário para combater a corrupção. O ponto chave desta investigação deve ter como alvo, os filhos e parentes de juízes, desembargadores e ministros.

Juízes e desembargadores corruptos

Alvo da operação Faroeste, que investiga venda de decisões judiciais na Bahia, o juiz Rui Carlos Barata Lima Filho aumentou em cinco vezes o patrimônio nos últimos anos. Os bens do filho da desembargadora Lígia Maria Ramos Cunha Lima, presa nessa segunda-feira (14/12), passaram de R$ 718,6 mil em 2013 para R$ 3,996 milhões em 2018.


“Soma-se a isso o fato de que os créditos bancários foram muito superiores aos seus rendimentos líquidos, o que ‘pode indicar recebimento de valores não declarados à Receita Federal ou movimentação de recursos de terceiros'”, escreveu o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes, ao autorizar a operação da PF.

Rui Barata Filho, que foi alvo de mandado de busca e apreensão, faz parte de um dos seis núcleos investigados que é comandado pela mãe. Ele é identificado como operador, ao lado do irmão, Arthur Gabriel Ramos Barata Lima, e do advogado Diego Freitas Ribeiro. Em uma das decisões suspeitas, o grupo teria recebido R$ 400 mil em propina.

A Polícia Federal (PF) apontou também que Diego Ribeiro acumulou crédito de R$ 24 milhões entre 2013 e 2019, o que levantou suspeitas do Ministério Público Federal (MPF), uma vez que o advogado não teria “rendimentos compatíveis com tal montante”. Em apenas seis meses, foi identificado R$ 1,784 milhão em movimentações suspeitas.


Outro núcleo investigado seria comandado pela desembargadora Ilona Marcia Reis, que também foi presa na operação realizada nessa segunda-feira. Segundo os investigadores, a organização criminosa da magistrada teria recebido mais de R$ 950 mil em propinas em razão da venda de decisões judiciais.

Além da prisão das desembargadoras, foi determinada a prisão preventiva de Ronilson Pires e o afastamento de cargo e função de todos os servidores envolvidos, o que inclui o secretário de Segurança Pública do estado, Maurício Barbosa, e a ex-chefe do Ministério Público estadual, Ediene Lousado.

Relatório da Unidade de Inteligência Financeira (UIF), antigo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), apontou a existência de movimentações financeiras suspeitas que supera o patamar de R$ 1 bilhão relacionados a um dos investigados, José Mardos de Moura, e da empresa dele, MM Consultoria.