quarta-feira, 13 de maio de 2020

LockDown em Goiás: Governador Caiado Vai Fechar Comércio e Proibir Pessoas de Viajarem Para Locais Turísticos

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), destacou nesta quarta-feira (13), que pretende finalizar novo decreto nesta quinta (14), relativo a novas ações de isolamento social devido a pandemia do coronavírus. Goiás tem 61 mortes e 1225 casos

A informação foi confirmada durante live para veículos da Agência Brasil Central. Além das medidas já destacadas pelo gestor ao longo da semana, Caiado espera endurecer regras em relação a pessoas que estão procurando locais turísticos.


Ronaldo Caiado argumentou que “não é hora de ficar passeando”. No entanto, ele ressaltou que estuda incluir no novo decreto regras em relação a quem está se deslocando em diferentes regiões do estado.




Uma das propostas é de obrigar que as pessoas tenham laudo médico, mostrando que não estão com o coronavírus, para não colocar em risco comunidades locais que não contam com estrutura de saúde pública.

“Um dos itens é incluir exatamente a necessidade de as pessoas que queiram ir a uma outra comunidade, que ele tenha uma documentação do laboratório de que não é transmissor ou está em condições de imunização completa e tem anticorpos suficientes. O que não pode é um cidadão que contamina as pessoas, deixam um cidadão a 400 km de Goiânia sem assistência, enquanto ele tem plano de Saúde”, argumentou.


Ao longo da semana, o governador em diversas entrevistas destacou que as regras não deverão ser uniformes em todo o território. Ações enrijecidas serão desempenhadas em regiões com índice de isolamento social mais baixo e com elevação de casos confirmados.

As medidas deverão atingir em torno de 30 municípios, principalmente da Região Metropolitana de Goiânia, incluindo a capital, que responde por 65% dos casos, com 801 e 30 mortes.

Também devem estar inseridos no decreto cidades do Entorno do Distrito Federal, além de municípios que são polos de regiões e alguns que estão às margens de rodovias federais.

Ronaldo Caiado destacou que nesta quarta completou dois meses do primeiro decreto relativo ao coronavírus. Ele lamentou o número de mortes e de casos no estado. “Hoje faz exatamente do meu primeiro decreto. Nós infelizmente hoje temos 61 óbitos nestes 60 dias”, disse.

Grande frente fria avança sobre o BR nesta semana


Uma nova frente fria avança sobre Brasil e trouxe chuva forte para a Região Sul nesta quarta-feira. Esta é uma ótima notícia, pois o Sul do Brasil vem tendo muitos problemas por causa da seca. A chuva do verão foi muito abaixo do normal e também não tem chovido muito no outono.

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre 18 horas do dia 12 e 18 horas de 11 de maio choveu 149,6 mm em Santiago, 120 mm em Teutônia , 92,4 mm em São Vicente do Sul, 84,4 mm em Tupaciretã, 76 mm em Santa Maria. Todas estas cidades ficam no Rio Grande do Sul.

Até o fim desta semana deve estimular áreas de chuva por todas as áreas do Sudeste e do Centro-Oeste e vai chegar ao litoral da Bahia.

 

Confira como esta frente fria vai se deslocar sobre o Brasil até o fim da semana e como será o impacto de sua massa de ar frio de origem polar. Será que vai esfriar mais do que nas vésperas do Dia das Mães?



 

 

 

Como o novo coronavírus ataca todo o organismo


Faz sentido os pulmões e vias respiratórias serem o principal foco de atenção médica na pandemia da covid-19: como o vírus Sars-cov-2 ataca principalmente o trato respiratório inferior, os infectados com um curso moderado ou severo da doença apresentam tosse seca, respiração curta e/ou pneumonia. No entanto, há numerosas indicações de que o novo coronavírus também ataca em grande escala outros órgãos, afetando severamente coração, sistemas vascular e nervoso, cérebro, rins e pele.

 

Coração

 

Diversos estudos e artigos científicos dos Estados Unidos, China e Itália, entre outros países, sugerem que o Sars-cov-2 também ataque o coração. A conclusão se baseia tanto na mortalidade significativamente mais alta dos portadores de moléstias cardiovasculares e hipertensão, como na alta presença, no sangue de pacientes mais graves, de biomarcadores liberados por células do músculo cardíaco destruídas ou agonizantes. 

 

Em pacientes anteriormente saudáveis, a infecção viral também tem causado inflamação do miocárdio. Não se sabe se quem causa esses danos é o próprio coronavírus ou – o que parece mais provável – as reações imunológicas desencadeadas pela infecção. Entretando, no passado também se constataram lesões cardíacas severas em doentes de Sars e Mers, cujos patógenos são muito aparentados ao Sars-cov-2.

 

Pulmões

 

No decorrer da covid-19, os pulmões são fortemente atacados, mas o dano nem sempre para por aí: muitos pacientes apresentam como sequela uma redução da capacidade pulmonar. Cientistas chineses detectaram um turvamento semelhante a vidro leitoso nas tomografias de doentes recuperados, sugerindo a ocorrência de lesões permanentes.

 

Pesquisa-se no momento se esses pacientes desenvolveram fibrose pulmonar, uma formação patológica de tecido cicatricial. Ao enrijecer o tecido dos pulmões, ela pode dificultar o transporte de oxigênio para os vasos sanguíneos, provocando em respiração superficial e rápida, e tosse seca e irritável. O resultado é uma queda do desempenho físico, tornando difíceis até mesmo atividades quotidianas. A fibrose pulmonar é irreversível, já que as cicatrizes no órgão não retrocedem, porém seu progresso pode ser desacelerado ou mesmo sustado, se ela é detectada a tempo.

 

Sistema vascular

 

Na autópsia de vítimas da covid-19, patologistas do Hospital Universitário de Zurique descobriram que em alguns deles estava inflamada toda a camada celular interna dos vasos sanguíneos e linfáticos (endotélio) de alguns órgãos. A conclusão foi que o vírus Sars-cov-2 causa uma inflamação generalizada do endotélio através dos receptores da enzima conversora da angiotensina 2 (ECA2). A consequência podem ser distúrbios microcirculatórios severos, danificando o coração e causando embolia pulmonar e oclusão vascular no cérebro e trato intestinal, redundando em falência de múltiplos órgãos e morte.

 

Sistema nervoso

 

Em mais de 80% dos pacientes de covid-19, observa-se, logo no início da infecção, uma redução dos sentidos de paladar (ageusia) e olfato (anosmia). Esse é um dos sintomas considerados no diagnóstico precoce, pois, numa infeção gripal normal, desencadeada por adenovírus, a perda de olfato e paladar só ocorre num estágio avançado da enfermidade. Essa observação aparentemente banal indica que em muitos pacientes o sistema nervoso também é afetado pelo novo coronavírus. Isso se deve ao fato de o nervo olfativo ir desde a mucosa nasal, através do osso craniano, até o cérebro. Cientistas da Bélgica descobriram que os neurônios servem ao vírus como porta de entrada para o sistema nervoso central.

 

Cérebro

 

A Mers e Sars, as infecções anteriores por coronavírus, já acusavam uma penetração dos vírus no cérebro, através dos nervos. Um paciente do Japão infectado que apresentou convulsões epilépticas foi diagnosticado com meningite causada pelo novo coronavírus, o qual penetrara em seu sistema nervoso central. Assim, pesquisadores do Japão e da China temem que, em alguns indivíduos, o patógeno penetre no tronco encefálico, danificando o centro respiratório lá localizado. Isso talvez explique por que certos pacientes mais idosos de covid-19 param de respirar subitamente, sem ter tido problemas respiratórios sérios devido à infecção pulmonar. Ainda não está claro se o Sars-cov-2 causa ou propicia acidentes vasculares cerebrais (AVC).

 

Rins

 

Pacientes de covid-19 com pneumonia que necessitem respiração artificial também podem sofrer lesões dos rins, sendo frequente a falência renal aguda. Como a pneumonia causa grande acúmulo de líquido nos pulmões, os pacientes recebem medicação diurética. No entanto isso reduz o fluxo sanguíneo para os rins, que deixam de poder cumprir sua função purificadora. Além disso, o sangue coagula mais rápido em casos graves de covid-19, favorecendo a formação de coágulos que bloqueiam tanto os vasos sanguíneos quanto os rins. Têm sido observados pequenos infartos do tecido renal em diversos pacientes.

 

Em cerca de 30% desses pacientes, a restrição das funções renais é tão aguda que eles necessitam de diálise. Ainda não está esclarecido se os rins saram após a recuperação da covid-19 ou se as lesões provocadas pelo Sars-cov-2 são duradouras.

 

Pele

 

O novo coronavírus igualmente causa danos visíveis ao maior órgão do corpo humano, a pele. Em diversos países, observaram-se lesões dermatológicas significativas nos pacientes. Sobretudo crianças e jovens apresentaram pequenas lesões roxas nos pés, semelhantes às do sarampo, catapora ou frieiras.

 

Nos artelhos, elas lembram úlceras de frio ou formam padrões reticulares, normalmente causados por coágulos nos capilares sanguíneos. Foram também observadas marcas, vermelhidão e urticária em outras partes do corpo. É possível que o tom azulado da pele se deva a uma coagulação patológica do sangue causada pelo novo coronavírus.

Denúncia: 80% do Leitos Hospitalares Privados Estão Vazios

  • NOTA DE ESCLARECIMENTO: O SETOR HOSPITALAR E A COVID-19

2020 ahpaceg nota esclarecimento 2

 

Buscando esclarecer a população sobre inverdades que vêm sendo veiculadas durante essa pandemia e que só contribuem para gerar pânico entre as pessoas, comprometendo a assistência a quem necessita de cuidados médico-hospitalares, a Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) esclarece que:

Leitos vazios – Atualmente, os hospitais privados estão funcionando com uma ociosidade que chega a 80% em algumas unidades. Ou seja, a maior parte dos leitos está vazia devido à redução de atendimentos eletivos e à baixa procura por parte de pacientes com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Portanto, neste momento, não há risco de colapso da rede.

Pronto-socorro – O atendimento nos prontos-socorros dos hospitais associados caiu, em média, 50% desde o início da pandemia. Essa queda esconde um grave problema: por receio da pandemia, pessoas que necessitam de atendimentos de urgência estão deixando de procurar os hospitais. O mesmo tem acontecido com pacientes crônicos que dependem de atendimento contínuo. Essa interrupção ou busca tardia por tratamento pode ser fatal.

UTIs – Os hospitais associados contam com cerca de 500 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dos quais aproximadamente 100 foram disponibilizados exclusivamente para atendimentos de Covid-19. Atualmente, a média de ocupação destes leitos tem ficado em torno de 20%. Ou seja, os leitos de UTI também estão ociosos.

Contaminação em hospitais – Todos os cuidados com a higienização e proteção de pacientes e profissionais de saúde vêm sendo adotados com rigor pelos hospitais associados.

Profissionais de saúde – Os hospitais reforçaram as orientações e cuidados com a proteção dos trabalhadores. O índice de contaminação por Covid-19 entre os cerca de 7,5 mil profissionais de saúde e administrativos e dos quase 4 mil médicos dos hospitais associados é inferior a 0,4%.

Atestados de óbito – A emissão de atestados de óbito segue rigorosamente as determinações contidas nas “Orientações para codificação das causas de morte no contexto da Covid-19” elaboradas pelo Ministério da Saúde.

 

Após três semanas aguardando uma reunião com o governador e sem resposta, a Ahpaceg espera que outros poderes constituídos - Legislativo e Judiciário – abram um canal de diálogo com a Associação para que possam conhecer a realidade do setor hospitalar privado e ouvir sugestões de conduta para solucionar essa crise.

 

terça-feira, 12 de maio de 2020

Hospital do Piauí Cura Pessoas da covid-19 e Esvazia UTIs com uso de Cloroquina

Seguindo protocolos estabelecidos pela  Doutora Marina Bucar Barjud, que mora em Madri, coordenadora científica da Universidade de Zaragoza, na Espanha, médicos do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, interior do Piauí, salvaram oito pacientes do coronavírus com aplicação de um eficiente coquetel à base de hidroxicloroquina, azitromicina e corticóides em fases iniciais dos sintomas da doença.


Esta Coluna publicou ontem, em 1ª mão, que os pacientes deram entrada com sintomas da doença e foram submetidos aos procedimentos nas fases I (infecciosa) IIA (inflamatória sem hipóxia). Conforme o oncologista Sabas Vieira, com rápida evolução positiva dos quadros clínicos após aplicação dos remédios, nenhuma das pessoas precisaram ser internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

O especialista cita no vídeo (abaixo) a eficiência do protocolo no tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus no Piauí. Os novos e revolucionários métodos para enfrentamento à doença começam a ser preparados para aplicação no Brasil inteiro. 

Recuperados

Uma mulher, de 31 anos, e um homem, de 34, receberam alta do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, na quinta-feira (07), após serem curados da Covid-19. 

Segundo o diretor clínico do hospital, médico Justino Moreira, o tratamento se deu à base de corticoides e antibióticos, conforme o protocolo adotado pela especialista Marina Bucar Barjud.

A médica Marina Bucar Barjud, também de Floriano, tratou mais de 600 pacientes com o coronavírus em Madrid, onde a mortalidade por Covid-19, a partir dos mesmos procedimentos, caiu de 20% para 1,8%, nos últimos dias.

Drª Marina Bucar formou na Universidade Federal do Piauí (Campus de Teresina) em 2006. É Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Científica da Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF).

É Médica Especialista em Medicina Interna com Doutorado pela Universidade de Zaragoza. Possui Mestrado em Bioestatística, revisora de Revista Científica Internacional, com livro publicado com grande mestre em pesquisa de cardiologia. Trabalha no Hospital HM Puerta del Sun em Madrid e Professora da Universidade de Medicina CEU – SAN Pablo.

Por causa dos resultados extraordinários das pesquisas, em parceria com cientistas espanhóes, passou a ser requisitadas em todo o território nacional para vídeo-conferências com médicos e organizações na área da saúde, setor público e privado, assim como participações diárias em transmissões pela internet com profissionais e gestores públicos para levar informação à sociedade sobre a doença.

terça-feira, 5 de maio de 2020

Prefeitura de Hidrolândia Instala Tendas e Cadeiras Para Pessoas Que Aguardam na Fila Para Receber Auxílio Emergencial na Caixa

Em tempos de crise econômica provocada  pela pandemia do coronavirus as pessoas  se arriscam em fazer aglomeracões na porta da caixa econômica federal para receber os R$ 600,00 do auxílio Emergencial.

Como as filas não podem ser no interior das agências, as pessoas são obrigadas a fazer fila na rua, ficando em pé e expostas muitas vezes ao sol escaldante.

Para minimizar o sofrimento das pessoas, a prefeitura de  Hidrolândia desenvolve instalou tendas e cadeiras em frente a agência da Caixa Econômica Federal, além de disponibilizar fiscais para organizar as filas e fornecer informações aos cidadãos que estavam se aglomerando no local para receber o auxílio emergencial do Governo Federal.
A iniciativa do prefeito municipal Paulinho recebeu elogios da população.

"Ao constatar o sofrimento da população e imediatamente tomei as providências para que as pessoas mantenham a distância mínimas uma das outras e proporcionar mais conforto à população." Afirmou o prefeito.

Professor Alcides Reafirma Que Não Será Candidato a Prefeito de Aparecida

O parlamentar afirma que não será candidato nas eleições 2020 e assegura aliança com o prefeito Gustavo Mendanha
Na manhã desta segunda-feira (04), durante o evento de posse do novo secretário de Educação e Cultura, Professor Wanderlan Renovato, o deputado federal Professor Alcides (Progressistas) colocou um ponto final nas especulações de que pretende disputar as eleições deste ano.
O parlamentar pediu para que se encerrem as especulações sobre esta situação.
“Gostaria de pedir que não criem mais essa conversa de que sou candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia. O meu candidato é o prefeito Gustavo Mendanha”, afirmou o deputado federal Professor Alcides. 
Aliança 
O grupo político liderado por Professor Alcides é aliado de primeira hora da gestão do prefeito Gustavo Mendanha (MDB), com a indicação de dois secretários, o Professor Wanderlan Renovato para gerir a pasta da Educação e Cultura e o presidente municipal do Progressistas, Cláudio Everson, que é o titular da Secretaria do Meio Ambiente.

Coronavirus Chega as Cidades Pequenas do Brasil


Pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz) detectaram, a partir da análise de dados de pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma preocupante tendência à interiorização da epidemia de Covid-19, que está chegando de forma acelerada aos municípios de menor porte do país. Apesar de a epidemia ter se propagado inicialmente em grandes metrópoles (fortemente conectadas por linhas aéreas nacionais e internacionais), nas últimas semanas, 44% das cidades médias (20 mil e 50 mil) passaram a contar com casos de Covid-19 e a tendência é o crescimento de ciclos de transmissão em cidades pequenas, localizadas em grande parte no interior do Brasil.


De acordo com a nota técnica mais recente (4/5) do sistema MonitoraCovid-19 – desenvolvido pela equipe de pesquisadores do Icict/Fiocruz –, a grande preocupação dessa tendência reside no fato de que “metade das regiões para onde a doença se difunde apresenta recursos de saúde abaixo dos parâmetros indicados para situações de normalidade”. 

“O avanço do Covid-19 em direção às cidades menores revela uma situação preocupante em razão da menor disponibilidade e capacidade de seus serviços de saúde. Isso direciona a busca pelo atendimento médico aos centros urbanos de referência para o tratamento da doença, o que tende a ampliar a pressão sobre os serviços de saúde nas grandes cidades. Esse já é um quadro preocupante em cidades polo, como Manaus, que atende não só aos moradores do município, mas também a pessoas vindas de um conjunto de pequenas cidades e vilas situadas ao longo de rios”, comenta Diego Xavier, epidemiologista do Icict/Fiocruz. 

Os dados do estudo do IBGE baseiam-se no conceito de Regiões de Influência das Cidades (Regic), que colocam os municípios em uma nova distribuição regional, de acordo com o relacionamento e o deslocamento entre cidades, provocado pela necessidade do atendimento à saúde. As Regics refletem a realidade das populações de cidades menores, que contam com pouco ou nenhum serviço de saúde pública, e que procuram regularmente o atendimento em outros municípios maiores e/ou com melhor atendimento. Leva em consideração, inclusive, o atendimento a pacientes de outros estados e até países (Bolívia e Paraguai).

O estudo do IBGE que utiliza esse novo conceito de distribuição regional dos municípios, intitulado Regic-2108, teve seu lançamento antecipado para 7 de abril de 2020, com o objetivo de atender às necessidades urgentes de dados para a análise da evolução da epidemia de Covid-19. Entre os fatores levantados pelo IBGE para definir as Regics, estão a quantidade de leitos de UTI, de respiradores e de médicos na região.

Trindade Tem Novo Prefeito e Prefeitura Vira Comitê Político de Mardem Júnior

Reza a história que um governador em final de mandato pediu para um copeiro servir um café e o copeiro respondeu: hoje estou cansado, vai lá na cozinha e pega. 

Está história ilustra bem que político em final de mandato tem pouco domínio sobre bajuladores do poder.



Em Trindade o prefeito Jânio Darrot parece ter passado o bastão da Administração municipal para Fernando Marinho, que é quem de fato manda na prefeitura hoje. 

Com o objetivo de esvaziar a candidatura de Gleysson Cabriny, o prefeito  Jânio Darrot permitiu que Fernando Marinho, que é o articulador da campanha de Mardem Junior,   fique na linha de frente de todas a ações políticas administrativas de Trindade, quase sempre com a presença de Mardem Júnior na sua sala.



Fernando Marinho tomou a frente não só dá prefeitura de Trindade como também do comando político  da sucessão de Jânio Darrot, transformando a prefeitura de Trindade em um verdadeiro comitê de campanha de Mardem Júnior.

Mardem Júnior deixou o cargo de secretário mas não deixou a prefeitura. Passa o dia inteiro no paço municipal articulando politicamente e fazendo uso da caneta de Fernando Marinho para demitir adversários e contratar aliados políticos.

Gleysson Cabriny está sendo fritado literalmente por Fernando Marinho e será devorado por Mardem Júnior no processo sucessório, com Jânio Darrot fazendo vista grossa.

Em resumo, Jânio Darrot virou rainha da Inglaterra e Trindade tem novo prefeito no comando da prefeitura.

domingo, 3 de maio de 2020

Partidos políticos podem fazer “convenções virtuais”

A pandemia da Covid-19 tem provocado várias incertezas em partidos políticos e pré-candidatos aos cargos de prefeito e vereador. Uma das principais dúvidas é em relação à possibilidade de se fazer convenções de forma virtual, já que não é permitida a aglomeração de pessoas, por conta do risco de transmissão do coronavírus. O advogado eleitoral Colemar Moura explica que é possível sim fazer convenções de forma virtual.

De acordo com o calendário eleitoral, as convenções partidárias, tem previsão para ocorrer entre 20 de julho e 5 de agosto. Colemar Moura destaca que atualmente vale a regra das convenções presenciais, ou seja, os partidos precisam reunir os membros para oficializar os nomes que vão representa-los no pleito.


No entanto, o advogado destaca que se existir no estatuto do partido ou nas normas partidárias, aprovadas com antecedência mínima de 180 dias da realização das eleições, a hipótese de convenção virtual, o partido pode sim realizar mudanças no tipo de convenção e realizar de forma remota.

“Se existir no Estatuto ou nas normas partidárias, aprovadas com antecedência mínima de 180 dias da realização das eleições, a hipótese de convenção virtual, entendo que este já seria instrumento legal suficiente para sua realização, pois o art. 7o da Lei 9.504/97, dá autonomia aos partidos para tutelarem as convenções partidárias”, afirmou.

Caso não exista esta previsão nas normas partidárias, basta então seja aprovada lei que acrescente esta modalidade da lei das eleições, valendo destacar que já existe em trâmite perante a Câmara dos Deputados, o projeto de Lei n. 2197/20, proposto pela Deputada Soraya Santos (PL-RJ), que trata do tema.