quarta-feira, 13 de maio de 2020
LockDown em Goiás: Governador Caiado Vai Fechar Comércio e Proibir Pessoas de Viajarem Para Locais Turísticos
Grande frente fria avança sobre o BR nesta semana
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre 18 horas do dia 12 e 18 horas de 11 de maio choveu 149,6 mm em Santiago, 120 mm em Teutônia , 92,4 mm em São Vicente do Sul, 84,4 mm em Tupaciretã, 76 mm em Santa Maria. Todas estas cidades ficam no Rio Grande do Sul.
Até o fim desta semana deve estimular áreas de chuva por todas as áreas do Sudeste e do Centro-Oeste e vai chegar ao litoral da Bahia.
Confira como esta frente fria vai se deslocar sobre o Brasil até o fim da semana e como será o impacto de sua massa de ar frio de origem polar. Será que vai esfriar mais do que nas vésperas do Dia das Mães?
Como o novo coronavírus ataca todo o organismo
Faz sentido os pulmões e vias respiratórias serem o principal foco de atenção médica na pandemia da covid-19: como o vírus Sars-cov-2 ataca principalmente o trato respiratório inferior, os infectados com um curso moderado ou severo da doença apresentam tosse seca, respiração curta e/ou pneumonia. No entanto, há numerosas indicações de que o novo coronavírus também ataca em grande escala outros órgãos, afetando severamente coração, sistemas vascular e nervoso, cérebro, rins e pele.
Coração
Diversos estudos e artigos científicos dos Estados Unidos, China e Itália, entre outros países, sugerem que o Sars-cov-2 também ataque o coração. A conclusão se baseia tanto na mortalidade significativamente mais alta dos portadores de moléstias cardiovasculares e hipertensão, como na alta presença, no sangue de pacientes mais graves, de biomarcadores liberados por células do músculo cardíaco destruídas ou agonizantes.
Em pacientes anteriormente saudáveis, a infecção viral também tem causado inflamação do miocárdio. Não se sabe se quem causa esses danos é o próprio coronavírus ou – o que parece mais provável – as reações imunológicas desencadeadas pela infecção. Entretando, no passado também se constataram lesões cardíacas severas em doentes de Sars e Mers, cujos patógenos são muito aparentados ao Sars-cov-2.
Pulmões
No decorrer da covid-19, os pulmões são fortemente atacados, mas o dano nem sempre para por aí: muitos pacientes apresentam como sequela uma redução da capacidade pulmonar. Cientistas chineses detectaram um turvamento semelhante a vidro leitoso nas tomografias de doentes recuperados, sugerindo a ocorrência de lesões permanentes.
Pesquisa-se no momento se esses pacientes desenvolveram fibrose pulmonar, uma formação patológica de tecido cicatricial. Ao enrijecer o tecido dos pulmões, ela pode dificultar o transporte de oxigênio para os vasos sanguíneos, provocando em respiração superficial e rápida, e tosse seca e irritável. O resultado é uma queda do desempenho físico, tornando difíceis até mesmo atividades quotidianas. A fibrose pulmonar é irreversível, já que as cicatrizes no órgão não retrocedem, porém seu progresso pode ser desacelerado ou mesmo sustado, se ela é detectada a tempo.
Sistema vascular
Na autópsia de vítimas da covid-19, patologistas do Hospital Universitário de Zurique descobriram que em alguns deles estava inflamada toda a camada celular interna dos vasos sanguíneos e linfáticos (endotélio) de alguns órgãos. A conclusão foi que o vírus Sars-cov-2 causa uma inflamação generalizada do endotélio através dos receptores da enzima conversora da angiotensina 2 (ECA2). A consequência podem ser distúrbios microcirculatórios severos, danificando o coração e causando embolia pulmonar e oclusão vascular no cérebro e trato intestinal, redundando em falência de múltiplos órgãos e morte.
Sistema nervoso
Em mais de 80% dos pacientes de covid-19, observa-se, logo no início da infecção, uma redução dos sentidos de paladar (ageusia) e olfato (anosmia). Esse é um dos sintomas considerados no diagnóstico precoce, pois, numa infeção gripal normal, desencadeada por adenovírus, a perda de olfato e paladar só ocorre num estágio avançado da enfermidade. Essa observação aparentemente banal indica que em muitos pacientes o sistema nervoso também é afetado pelo novo coronavírus. Isso se deve ao fato de o nervo olfativo ir desde a mucosa nasal, através do osso craniano, até o cérebro. Cientistas da Bélgica descobriram que os neurônios servem ao vírus como porta de entrada para o sistema nervoso central.
Cérebro
A Mers e Sars, as infecções anteriores por coronavírus, já acusavam uma penetração dos vírus no cérebro, através dos nervos. Um paciente do Japão infectado que apresentou convulsões epilépticas foi diagnosticado com meningite causada pelo novo coronavírus, o qual penetrara em seu sistema nervoso central. Assim, pesquisadores do Japão e da China temem que, em alguns indivíduos, o patógeno penetre no tronco encefálico, danificando o centro respiratório lá localizado. Isso talvez explique por que certos pacientes mais idosos de covid-19 param de respirar subitamente, sem ter tido problemas respiratórios sérios devido à infecção pulmonar. Ainda não está claro se o Sars-cov-2 causa ou propicia acidentes vasculares cerebrais (AVC).
Rins
Pacientes de covid-19 com pneumonia que necessitem respiração artificial também podem sofrer lesões dos rins, sendo frequente a falência renal aguda. Como a pneumonia causa grande acúmulo de líquido nos pulmões, os pacientes recebem medicação diurética. No entanto isso reduz o fluxo sanguíneo para os rins, que deixam de poder cumprir sua função purificadora. Além disso, o sangue coagula mais rápido em casos graves de covid-19, favorecendo a formação de coágulos que bloqueiam tanto os vasos sanguíneos quanto os rins. Têm sido observados pequenos infartos do tecido renal em diversos pacientes.
Em cerca de 30% desses pacientes, a restrição das funções renais é tão aguda que eles necessitam de diálise. Ainda não está esclarecido se os rins saram após a recuperação da covid-19 ou se as lesões provocadas pelo Sars-cov-2 são duradouras.
Pele
O novo coronavírus igualmente causa danos visíveis ao maior órgão do corpo humano, a pele. Em diversos países, observaram-se lesões dermatológicas significativas nos pacientes. Sobretudo crianças e jovens apresentaram pequenas lesões roxas nos pés, semelhantes às do sarampo, catapora ou frieiras.
Nos artelhos, elas lembram úlceras de frio ou formam padrões reticulares, normalmente causados por coágulos nos capilares sanguíneos. Foram também observadas marcas, vermelhidão e urticária em outras partes do corpo. É possível que o tom azulado da pele se deva a uma coagulação patológica do sangue causada pelo novo coronavírus.
Denúncia: 80% do Leitos Hospitalares Privados Estão Vazios
- NOTA DE ESCLARECIMENTO: O SETOR HOSPITALAR E A COVID-19
Buscando esclarecer a população sobre inverdades que vêm sendo veiculadas durante essa pandemia e que só contribuem para gerar pânico entre as pessoas, comprometendo a assistência a quem necessita de cuidados médico-hospitalares, a Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg) esclarece que:
Leitos vazios – Atualmente, os hospitais privados estão funcionando com uma ociosidade que chega a 80% em algumas unidades. Ou seja, a maior parte dos leitos está vazia devido à redução de atendimentos eletivos e à baixa procura por parte de pacientes com casos suspeitos ou confirmados de Covid-19. Portanto, neste momento, não há risco de colapso da rede.
Pronto-socorro – O atendimento nos prontos-socorros dos hospitais associados caiu, em média, 50% desde o início da pandemia. Essa queda esconde um grave problema: por receio da pandemia, pessoas que necessitam de atendimentos de urgência estão deixando de procurar os hospitais. O mesmo tem acontecido com pacientes crônicos que dependem de atendimento contínuo. Essa interrupção ou busca tardia por tratamento pode ser fatal.
UTIs – Os hospitais associados contam com cerca de 500 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dos quais aproximadamente 100 foram disponibilizados exclusivamente para atendimentos de Covid-19. Atualmente, a média de ocupação destes leitos tem ficado em torno de 20%. Ou seja, os leitos de UTI também estão ociosos.
Contaminação em hospitais – Todos os cuidados com a higienização e proteção de pacientes e profissionais de saúde vêm sendo adotados com rigor pelos hospitais associados.
Profissionais de saúde – Os hospitais reforçaram as orientações e cuidados com a proteção dos trabalhadores. O índice de contaminação por Covid-19 entre os cerca de 7,5 mil profissionais de saúde e administrativos e dos quase 4 mil médicos dos hospitais associados é inferior a 0,4%.
Atestados de óbito – A emissão de atestados de óbito segue rigorosamente as determinações contidas nas “Orientações para codificação das causas de morte no contexto da Covid-19” elaboradas pelo Ministério da Saúde.
Após três semanas aguardando uma reunião com o governador e sem resposta, a Ahpaceg espera que outros poderes constituídos - Legislativo e Judiciário – abram um canal de diálogo com a Associação para que possam conhecer a realidade do setor hospitalar privado e ouvir sugestões de conduta para solucionar essa crise.
terça-feira, 12 de maio de 2020
Hospital do Piauí Cura Pessoas da covid-19 e Esvazia UTIs com uso de Cloroquina
Seguindo protocolos estabelecidos pela Doutora Marina Bucar Barjud, que mora em Madri, coordenadora científica da Universidade de Zaragoza, na Espanha, médicos do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, interior do Piauí, salvaram oito pacientes do coronavírus com aplicação de um eficiente coquetel à base de hidroxicloroquina, azitromicina e corticóides em fases iniciais dos sintomas da doença.
Esta Coluna publicou ontem, em 1ª mão, que os pacientes deram entrada com sintomas da doença e foram submetidos aos procedimentos nas fases I (infecciosa) IIA (inflamatória sem hipóxia). Conforme o oncologista Sabas Vieira, com rápida evolução positiva dos quadros clínicos após aplicação dos remédios, nenhuma das pessoas precisaram ser internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O especialista cita no vídeo (abaixo) a eficiência do protocolo no tratamento de pacientes infectados pelo coronavírus no Piauí. Os novos e revolucionários métodos para enfrentamento à doença começam a ser preparados para aplicação no Brasil inteiro.
Recuperados
Uma mulher, de 31 anos, e um homem, de 34, receberam alta do Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, na quinta-feira (07), após serem curados da Covid-19.
Segundo o diretor clínico do hospital, médico Justino Moreira, o tratamento se deu à base de corticoides e antibióticos, conforme o protocolo adotado pela especialista Marina Bucar Barjud.

A médica Marina Bucar Barjud, também de Floriano, tratou mais de 600 pacientes com o coronavírus em Madrid, onde a mortalidade por Covid-19, a partir dos mesmos procedimentos, caiu de 20% para 1,8%, nos últimos dias.
Drª Marina Bucar formou na Universidade Federal do Piauí (Campus de Teresina) em 2006. É Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Científica da Faculdade de Ensino Superior de Floriano (FAESF).
É Médica Especialista em Medicina Interna com Doutorado pela Universidade de Zaragoza. Possui Mestrado em Bioestatística, revisora de Revista Científica Internacional, com livro publicado com grande mestre em pesquisa de cardiologia. Trabalha no Hospital HM Puerta del Sun em Madrid e Professora da Universidade de Medicina CEU – SAN Pablo.
Por causa dos resultados extraordinários das pesquisas, em parceria com cientistas espanhóes, passou a ser requisitadas em todo o território nacional para vídeo-conferências com médicos e organizações na área da saúde, setor público e privado, assim como participações diárias em transmissões pela internet com profissionais e gestores públicos para levar informação à sociedade sobre a doença.
terça-feira, 5 de maio de 2020
Prefeitura de Hidrolândia Instala Tendas e Cadeiras Para Pessoas Que Aguardam na Fila Para Receber Auxílio Emergencial na Caixa
Como as filas não podem ser no interior das agências, as pessoas são obrigadas a fazer fila na rua, ficando em pé e expostas muitas vezes ao sol escaldante.
Para minimizar o sofrimento das pessoas, a prefeitura de Hidrolândia desenvolve instalou tendas e cadeiras em frente a agência da Caixa Econômica Federal, além de disponibilizar fiscais para organizar as filas e fornecer informações aos cidadãos que estavam se aglomerando no local para receber o auxílio emergencial do Governo Federal.
A iniciativa do prefeito municipal Paulinho recebeu elogios da população.
"Ao constatar o sofrimento da população e imediatamente tomei as providências para que as pessoas mantenham a distância mínimas uma das outras e proporcionar mais conforto à população." Afirmou o prefeito.




