segunda-feira, 12 de junho de 2023

No dia 20/06, o Semesp lança a 13ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil


Publicação apresenta dados nacional e regional e de cada estado, e ainda um capítulo especial dedicado aos cursos da área de TI, com perspectivas e estatísticas que revelam o potencial de crescimento das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) no país e que, apesar da crescente demanda por profissionais dessa área, esses cursos ainda não despertaram de modo geral o interesse dos estudantes do ensino superior

No próximo dia 20/06, às 14h, na sede do Semesp (Rua Cipriano Barata, 2431, Ipiranga), Rodrigo Capelato, economista e diretor-executivo do Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior no Brasil, apresenta a 13ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil com os dados gerais do setor no Brasil e específicos das regiões e de cada estado, com números de matrículas por modalidades e porte das IES, ingressantes, concluintes, taxa de evasão, cursos mais procurados, entre outros.

Pelo primeiro ano, o Mapa do Ensino Superior no Brasil, além dos dados de evasão, apresenta também os Indicadores de Trajetória (Taxa de Permanência; Taxa de Conclusão Acumulada; Taxa de Desistência Acumulada), usando como exemplo os ingressantes de 2017, para checar os percentuais de sucesso e desistência desses alunos.

No capítulo especial desta edição, o Mapa do Ensino Superior no Brasil traz uma série de informações e análises sobre os cursos da área de TI, que ganham relevância dia a dia ao apontarem para um futuro em que avanços tecnológicos despertam uma nova preocupação e desafio para o mercado de trabalho: a automação de várias funções e a consequente extinção de cargos tradicionais de trabalho. Esses dados mostram que, infelizmente, apesar da crescente demanda por profissionais dessa área, esses cursos ainda não despertaram de modo geral o interesse dos estudantes do ensino superior.

O Mapa do Ensino Superior no Brasil é uma publicação do Instituto Semesp, centro de inteligência analítica do Semesp, elaborado com base nos microdados do Censo da Educação Superior do Inep, e outras fontes como IBGE, microdados do ENEM e do PROUNI, CAGED, RAIS, Big Data Analytics, entre outros. com o objetivo compilar uma série de dados de fundamental importância para o entendimento do cenário do ensino superior no país.

Para receber o Mapa com embargo e confirmar presença no evento presencial, por favor, entre em contato por e-mail roseli.ramos@convergenciacom.net.

Serviço
Apresentação 13ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil
Data: 20/06/2023
Horário: 14h
Local: Sede do Semesp - Rua Cipriano Barata, 2431, Ipiranga

Sobre o Instituto Semesp
O Instituto Semesp é um centro de inteligência analítica criado pelo Semesp. Integrado por especialistas com sólida experiência no levantamento e análise de dados sobre o ensino superior, o Instituto desenvolve estudos, pesquisas, indicadores e análises estatísticas referentes ao setor. Seu objetivo é disponibilizar para pesquisadores, educadores, gestores privados e públicos, jornalistas e para a sociedade em geral informações relevantes e confiáveis que lhes permitam tomar decisões, estabelecer estratégias ou formular políticas públicas, visando o desenvolvimento da educação superior.O Instituto é responsável por estudos e pesquisas divulgados anualmente pelo Semesp, como o Mapa do Ensino Superior no Brasil, a Pesquisa de Empregabilidade, a Pesquisa de Inadimplência e a Pesquisa sobre Cursos de Especialização Lato Sensu no Brasil, entre outros diagnósticos considerados essenciais para a compreensão do setor.

Sobre o Semesp
Fundado em 1979, o Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país. Comprometida com a inovação, a entidade mantém uma estrutura técnica especializada que realiza periodicamente uma série de estudos e pesquisas sobre temas de grande relevância para o setor e promove a interação entre mantenedoras e profissionais de educação. Realiza também eventos como o FNESP, maior Fórum de ensino superior da América Latina, o Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), o Congresso de Políticas Públicas para o Ensino Superior e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo, e ainda capacita os profissionais da educação superior por meio da Universidade Corporativa Semesp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário