Futuro da democracia, fake news, rumos da indústria são discussões de destaque nos seminários abertos. Geraldo Alckmin e Josué Gomes (Fiesp)são presenças confirmadas
Em maio de 2023, a FESPSP comemora 90 anos de existência. Precursora da sociologia e das ciências sociais aplicadas no país, a instituição já formou milhares de profissionais atuantes no ensino, na pesquisa e no desenvolvimento institucional nas esferas pública e privada em todo Brasil. Para celebrar a data, a FESPSP terá uma semana de comemoração, com seminários, solenidade e um tour pelo seu casarão histórico, realizados entre os dias 22 e 26 de maio, na sede da instituição.
Em cada dia da semana haverá temas e debates sistemáticos relacionados à coletividade e à atualidade.
Confira a programação:
22•05•2023
- 9h - 11h: O PL DAS FAKE NEWS E SEUS IMPACTOS
Conversa do relator do projeto Orlando Silva (deputado federal - PC do B) com a Profª. Marta Bergamin e o prof. Moisés Marques, da FESPSP.
“O debate sobre a regulação das plataformas digitais é mundial. O Projeto de Lei 2630 quer instituir a Lei de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet e vamos refletir sobre esses pontos”, adianta Orlando Silva.
- 18h30: REVISITANDO ROBERTO SIMONSEN
Com Luiz Gonzaga Belluzzo (economista e professor emérito – Unicamp) e mediação de Isabela Kalil (coordenadora do curso de Sociologia e Política - FESPSP).
“Sobreviver 90 anos, contribuindo para o avanço do debate socioeconômico do Brasil é um feito histórico da FESPSP. O fato de ter resistido a esse tempo todo com um perfil muito sério, sem ser modista, tentando assentar seu debate a partir do conhecimento que foi construído ao longo do século é o grande diferencial da instituição. Temos, hoje, uma inclinação enorme pela novidade, mas precisamos refletir sobre o que já sabemos. A Escola nunca se precipitou e esse é o legado que ela nos deixa”, diz Luiz Gonzaga Belluzzo.
23•05•2023
- 19h30 - 21h30: ESTADO, DESENVOLVIMENTO E DEMOCRACIA
Com Luiz Carlos Bresser-Pereira (professor emérito - FGV) e Juliane Furno (professora da Faculdade de Economia - UERJ) e
Profª Maria Palmira da Silva (diretora acadêmica - FESPSP).
“A FESPSP renovou o pensamento sociológico brasileiro nos anos 1930 e, hoje, ela própria está renovada, dando uma contribuição importante para o debate brasileiro sobre o desenvolvimento, o Estado e a democracia”, adianta Luiz Carlos Bresser-Pereira.
24•05•2023
- 19h - 21h: DESENVOLVIMENTO E RUMOS CONTEMPORÂNEOS DA INDÚSTRIA
Com Josué Gomes da Silva (presidente da Fiesp) e Antônio Corrêa de Lacerda (professor de Economia - PUC-SP) e Leandro Torelli (coordenador da Pós em Teoria e Análise Econômica – FESPSP).
“A reindustrialização carece de uma combinação de políticas de competitividade, ou seja, políticas industrial, comercial e de inovação, combinadas com uma política macroeconômica favorável: crédito e financiamento, juros, tributos e câmbio, principalmente. Da mesma forma a reindustrialização brasileira pode se valer da oportunidade gerada pelo novo quadro geopolítico-econômico global e das transições para a economia de baixo carbono, a economia digital e a transição energética”, comenta Antônio Corrêa de Lacerda.
25•05•2023
- 19h - 21h: PERSPECTIVAS PARA A ECONOMIA NACIONAL:
INDUSTRIALIZAÇÃO E OS MERCADOS INTERNO E EXTERNO
Com Geraldo Alckmin (vice-presidente da República e ministro da Indústria) e Paulo Nogueira Batista Junior (economista) e Gilberto Maringoni (professor da Universidade Federal do ABC).
“A reindustrialização do país é um objetivo fundamental já incorporado, pelo menos na retórica, pelo governo Lula. A indústria perdeu muito peso e isso tem implicações estruturais negativas e é fundamental mobilizar todos os instrumentos disponíveis para retomar o desenvolvimento industrial no país”, adianta Paulo Nogueira Batista Junior.
26•05•2023*
- 11h - 12h: A ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO: SUA HISTÓRIA, SEUS LEGADOS E AS PERSPECTIVAS PARA O FUTURO
Com Maria Palmira Da Silva (diretora acadêmica - FESPSP), Angelo Del Vecchio (diretor-geral - FESPSP), Vicente Trevas (conselheiro - FESPSP) e participação do jornalista Rodolpho Gamberini, conselheiro da FESPSP.
“Participar desta comemoração nos dá muita esperança de que a instituição continue por mais 90 anos, pelo menos, participando do esforço de construção de um país melhor, com a formação de jovens com visão moderna e muito qualificada do que é o desenvolvimento nacional”, afirma Rodolpho Gamberini.
*evento para convidados.
FESP SP
Como a primeira faculdade de Sociologia do Brasil, a Fundação Escola de Sociologia e Política tem sido uma referência no ensino superior ao longo de sua história, oferecendo, além dos cursos de graduação, uma grande variedade de pós-graduação, extensão e MBA para formar líderes e profissionais preparados para lidar com os desafios da sociedade contemporânea. A instituição não se limita à formação acadêmica e abriga uma renomada área de Projetos e um Espaço Cultural, em seu casarão tombado. Atualmente, os três cursos de graduação são Sociologia e Política, Biblioteconomia e Ciência da Informação e Administração. Na pós-graduação, com mais de 80 anos de tradição, são ministrados cursos de especialização voltados às ciências humanas e à sua aplicação às políticas públicas. Oferece ainda cursos livres, além de eventos e atividades semanais. E são três programas de MBAs, tendo como um dos pilares a formação internacional, contando com módulos presenciais na University College London – UCL, uma das instituições de ensino mais prestigiadas do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário