quarta-feira, 8 de março de 2023

Secretaria da Saúde Promove Dia do Rim na Ceasa/GO

O objetivo é alertar os trabalhadores e visitantes sobre a importância da prevenção das doenças renais. A expectativa é que 200 pessoas sejam atendidas no ciclo de cuidados

Parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES–GO) e Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa/GO) realizará, na quinta-feira (09), no entreposto de Goiânia, uma das etapas da campanha estadual “Governo de Goiás Contra Doença Renal”. Na data que será lembrada nacionalmente como o dia D da campanha em todo o país, 36 profissionais e estudantes estarão no entreposto de Goiânia para desenvolver ações voltadas ao “Dia Mundial do Rim”, que este ano traz como tema: “Cuidar dos vulneráveis e estar preparado para os desafios inesperados”. As atividades visam a divulgação de informações sobre as doenças renais, com foco na prevenção, diagnóstico e tratamento precoces. 


O Dia Mundial do Rim, instituído pela Sociedade Internacional de Nefrologia e pela Federação Internacional de Fundações do Rim, é comemorado na primeira quinzena de março. Este ano a campanha tem como objetivando o desenvolvimento de ações que favoreçam a conscientização da população sobre a importância do cuidado renal. 

Caminhoneiros, produtores rurais, funcionários e visitantes da Central de Abastecimento de Goiás (Ceasa/GO), também serão contemplados com o evento “Circuito Saúde”. A programação acontecerá de 7:30h às 15:30h, com vários atendimentos: dosagem de creatinina sanguínea (exame essencial para avaliar a saúde renal); teste multiparametro de urina; teste rápido de ISTs; aferição de pressão, glicemia e IMC; consultas de orientação com profissionais da área e nutricionistas; rodas de conversa com temas sobre alimentação saudável, saúde dos rins, autocuidado, ainda, aplicação de auriculoterapia e  homeopatia contra a dengue. 

O risco

Doença Renal Crônica (DRC) é uma doença silenciosa, que só começa a manifestar sintomas quando o rim está funcionando abaixo de 40% da sua função habitual, causando a perda da capacidade de filtração e eliminação das substâncias nocivas ao organismo. Com isso, para sobreviver, o paciente precisa ser submetido a tratamentos dialíticos, como hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal. Entre os vários fatores de risco para a doença dos rins,  destacam-se a hipertensão arterial, diabetes, obesidade, predisposição familiar e o tabagismo. 

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a prevalência da DRC no mundo é de 7,2%, para indivíduos acima de 30 anos, e 28% a 46%, em indivíduos acima de 64 anos. No Brasil, estima-se que mais de dez milhões de pessoas tenham problemas renais. Em Goiás, a média de pessoas em hemodiálise, até fevereiro de 2023, era de 4.510 pacientes, porém, esse número cresce diariamente.



Programação: 

09/03 - Circuito da Saúde Ceasa-GO - 7h30 às 15h , Atendimentos: dosagem de creatina no sangue , testagem multiparametros de urina e  ISTs, Aferição de pressão, licemia, consultas especializadas e nutricionais, rodas de conversa, práticas integrativas e complementares.

Serviço:

Dia do Rim na Ceasa/GO – Circuito da saúde

Data: 09 de março, das 7h30 às 15h

Local: Ceasa Goiás - Rodovia BR - 153 KM 5,5 - Jardim Guanabara - Goiânia 
Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) - Governo de Goiás

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário