sábado, 9 de julho de 2022

Superintendente da CODEVASF Abelardo Vaz Visita Produtores Rurais em São Simão e Paranaiguara

Abelardo foi conhecer de perto os problemas dos produtores rurais.
foto: Mozart de Mattos

O superintendente da CODEVASF do Estado de Goiás, Abelardo Vaz, visitou neste sábado 09/07, produtores rurais nos municípios de São Simão e Paranaiguara.
Adriano(Produtor de Queijo), Abelardo Vaz, Marcos Capanema, Cleuber Carlos e Mozart de Mattos


Acompanhado de diretores da COOPERGOIAS e do presidente do Sindicato Rural de São Simão e Paranaiguara, Abelardo Vaz, conheceu de perto produtores de mandioca, Queijo e Peixe na região.

MANDIOCA
Aberlardo Vaz em visita a produtores de Mandioca no Município de Paranaiguara 

A região de São Simão tem uma grande vocação para a produção de mandioca. Os produtores estão em busca de apoio para superar os gargalos do setor, que são principalmente, o combate as pragas, como mosca branca e o processamento.

Existe uma unidade de processamento de mandioca paralisada no município em São Simão mas que enfrentar dificuldade em relação a documentação para legalização.

Abelardo Vaz recomendou que a cooperativa organize uma comissão de produtores para visitar a região do Cará em Bela Vista de Goiás para conhecer como funciona e como os produtores da região entregaram e superaram as dificuldades do setor. Abelardo Vaz se comprometeu a ajudar os produtores rurais, com a doação de um trator com todos os equipamentos para auxiliar os pequenos Produtores na mecanização do cultivo da mandioca.

Queijo Artesanal

Abelardo Vaz experimentou o melhor Queijo feito em Goiás 


Em visita a um produtor de queijo na zona rural de Paranaiguara, Abelardo conheceu o melhor queijo produzido em Goiás.


O produtor de queijo, Adriano, revelou que para produzir o melhor queijo do estado, ele usa remédios homeopáticos no gado, alimenta com capim verde específico e controla a qualidade da água que a vaca bebe. O desafio é aumentar a produção e ao mesmo tempo manter o mesmo padrão de qualidade porque hoje ele está limitado pela capacidade de produção. A demanda tem sido maior do que ele consegue produzir. Para aumentar sua capacidade de produção ele precisa de apoio para construção de uma represa para ter água de qualidade para as vacas que produzem um leite de qualidade superior que dá origem ao queijo. A cooperativa vai auxiliar o produtor a conseguir o selo de produto artesanal e a CODEVASF vai ajudar na questão da retroescavadeira.

Peixe
Abelardo Vaz em reunião com presidente do Sindicato Rural de São Simão e Paranaiguara com produtor rural


Em São Simão Abelardo Vaz conheceu o maior projeto de Piscicultura que está em fazer de implantação no Estado de Goiás.

O projeto visa a verticalização da cadeia produtiva do peixe que começa na produção de alevinos de Tilápia  melhoramento genético, engorda, fábrica de ração, processamento e comercialização.


A Cooperativa dos produtores de Peixes do estado de Goiás, tem uma área de dois alqueires, onde será construídos os tanques para desenvolvimento de alevinos de tilápia e Tambaqui além da construção de uma fábrica de ração.

Abelardo Vaz,, de imediato colocou o engenheiro de pesca da CODEVASF a disposição da cooperativa para auxiliar no processo de implantação do projeto. 

Abelardo Vaz está tentando junto ao senador Vanderlan Cardoso, uma emenda  parlamentar para dar o ponta pé inicial na implantação do laboratório de piscicultura da CODEVASF em São Simão que será  em parceria com a Cooperativa.


Vanderlan Cardoso



Através de outra  emenda do senador Vanderlan Cardoso, Abelardo Vaz irá entregar a Cooperativa de produtores de peixe do estado de Goiás, um trator com todos os implementos para que os produtores rurais,  associados da cooperativa,  tenham suas demandas atendidas. 

O trator já está em posse da CODEVASF, mas devido ao período eleitoral, só poderá ser entregue a Cooperativa, após as eleições.

Cataratas de Itaguaçu

Abelardo Vaz conheceu Cataratas de Itaguaçu. Ponto turístico que vai receber apoio da CODEVASF 

Abelardo Vaz  visitou ainda neste sábado, às Cataratas do Itaguaçu, no Rio Claro. Um ponto turístico ainda desconhecido da maioria dos goianos, que vai ganhar apoio da CODEVASF para aproveitamento do potencial turístico e desenvolvimento do Distrito de Itaguaçu. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário