O prefeito de Gameleira Wilson Tavares passou a ser alvo de atenção da polícia desde que a revista Crusoé divulgou que a cidade que tem 3,8 mil habitantes foi indicada como destino de 20 milhões de reais.
A reportagem revelou que o dinheiro, proveniente de emendas fora do radar de órgãos de controle como o Tribunal de Contas da União (TCU) e Ministério Público Federal (MPF), e que saíram do Ministério do Desenvolvimento Regional foi indicação do senador Márcio Bittar (MDB), do Estado do Acre, que não tem nenhuma relação com Goiás e, ao que tudo indica, muito menos com Gameleira.
Já o governador Ronaldo Caiado e Márcio Bittar fizeram parte da bancada ruralista na Câmara dos Deputados. Caiado é aliado de primeira hora do prefeito Wilson Tavares e tem carregado o prefeito no avião do estado, para pedir voto para a eleição de presidente da AGM
Por se tratar de recurso federal a atribuição de investigação é de responsabilidade da polícia federal. O presidente Bolsonaro já determinou que a polícia federal investigue toda e qualquer denuncia que envolva dinheiro do governo federal repassado a prefeitos e governadores.
O Ministério público federal em Goiás tudo indica não passa de peça decorativa. Até onde se sabe não tomou nenhuma providência para investigar porque um senador do Acre destina 20 milhões de reais para um município de 4 mil habitantes em Goiás, enquanto existem dezenas de municípios do Acre que não recebeu um real de emenda do distinto senador.
Desde ontem passou a circular no meio policial a informação que a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública – DERCAP, pode deflagrar nos próximos dias, uma operação de busca e apreensão de documentos para investigar supostos crimes praticados contra a administração pública na prefeitura de Gameleira.
Resta saber se o governador Ronaldo Caiado vai permitir que SUA polícia realize operação contra SEU aliado. Resta saber também se existe dentro da corporação policiais e delegados que não aceitem o cabresto do governador.
A pergunta que precisa ser respondida é: A DECARP tem autonomia para investigar e realizar operações contra toda e qualquer prefeitura ou só realiza operações contra as prefeituras que o Caiado autoriza?
O prefeito de Gameleira Wilson Tavares terá pela frente noite mal dormidas. Batidas na porta com o grito de "abre que é a polícia" pode transformar o sono do prefeito em pesadelo.
Isso batida já deveria ter sido feita a vários anos. O prefeito só está enriquecendo e seus aliados internos e externo também. Chega logo investigação, mas não só dos 20.000.000,00, mas sim de todos os repasses acumulado no mandato anterior e este atual.
ResponderExcluir