Em Rio Verde, o PSB lançou uma chapa com 24 candidatos a vereador, sendo 17 homens e 7 mulheres. O partido elegeu dois vereadores Ronaldinho Cruvinel e Elvis do Hospital de Brinquedo.
No entanto o partido não cumpriu a cota de 30% de candidaturas feminina. O percentual de candidaturas femininas do PSB ficou em 29,16% quando a lei exige o mínimo de 30%.
Além disso, o PSB teve uma Candidata registrada que efetivamente não foi candidata, apenas figurou na relação para tentar atingir a cota feminina.
A Uber Flávia Angelyne, foi registrada como Candidata a Vereadora pelo PSB e obteve apenas dois votos. Em suas redes sociais Flávia aparece fazendo campanha e pedindo voto para Carlos Capilé, Candidata a vereador também pelo PSB.
Como Flávia não foi candidata de verdade e seu nome consta na relação de candidata para o partido tentar cumprir a cota, a justiça eleitoral pode considerar sua candidatura como uma fraude e sem Flávia o percentual do PSB de candidaturas femininas cai para 26,08%.
Caso algum partido ou Candidatos ingresse na justiça eleitoral, o PSB corre o risco de ter todos os votos na chapa anulados e os dois vereadores eleitos perdem o mandato.
Com isso, haveria um novo cálculo do
Quociente eleitoral e haveria uma redistribuição das vagas de vereadores.
Pela lei, os partidos ou candidatos, tem até 15 dias após a diplomação dos eleitos para fazer a impugnação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário