A velocidade com que o coronavírus se espalhou pelo mundo é impressionante. A capacidade de contagio do vírus é ainda mais impressionante. O Brasil apresenta números semelhantes ao dá Itália, no inicio da contaminação. O que significa que o coronavírus vai matar milhares de pessoas em território brasileiro.
Mas por que isso vai acontecer? Simples, questão matemática. Segundo um estudo conduzido pelo Observatório Covid-19 BR, que analisa os números da pandemia no país e do qual fazem parte por sete universidades, o número de casos deve passar de 3 mil já na terça-feira (24). A tendência é que ele dobre a cada 54 horas e 43 minutos.
O ritmo da disseminação do novo coronavírus (Sars-CoV-2) no Brasil é, hoje, igual ao da Itália semanas atrás – e ele está acelerando.
o pico da pandemia no Brasil será no final do mês de abril, com o colapso total do sistema de saúde no mês de maio.
Segundo dados estatísticos da Organização Mundial da Saúde, metade das pessoas infectadas vão precisar de cuidados médicos e 25% delas precisarão de UTIs com ajuda de respirador.
É aqui que está o X da questão.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina, o Brasil tem hoje, 1,1 UTI do SUS para cada grupo de 10 mil pessoas, sendo que 95% destas UTIS já estão ocupadas, antes mesmo da chegada do coronavírus. A pessoa infectada pode ter seu quadro agravado em questões de horas. O pulmão deixa de funcionar e sem ajuda do respirador da UTI a pessoa morre em questão de minutos.
O tempo médio de internação de uma pessoa contaminada pelo coronavírus na UTI é de 14 a 21 dias. Com muitas pessoas ficando doentes ao mesmo tempo, o índice de mortalidade será maior do que na Itália, que é um país do primeiro mundo, tem um rede de saúde mais estruturada que a brasileira e tem uma população de 60 milhões de habitantes.
Com cerca de 220 milhões de habitantes e uma rede de saúde já deficitária, antes mesmo da chegada do coronavírus, estamos as portas de um genocídio brasileiro.
Durante o colapso do sistema de saúde, as chances de conseguir uma UTI serão mínimas, por isso, a sua melhor chance para sair desta pandemia vivo é não sair de casa para não se contaminar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário