quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Padre Robson X Jânio Darrot: A Guerra Santa nos Bastidores da Política de Trindade

Passado o carnaval as atenções se voltam para definições dos candidatos a prefeitos em várias cidades do estado de Goiás. A movimentação é intensa, com mudanças de partidos e filiações de candidatos a vereadores e prefeitos. 

Esse é o caso de Trindade, cidade do prefeito Jânio Darrot, presidente regional do PSDB. 

Pela lado da oposição o governador Ronaldo Caiado trabalha nos bastidores para unir Flávia Morais e Dr. Antônio. Missão muito difícil, pois Caiado tem preferência por Dr. George como prefeito,  preterindo Dr. Antônio na cabeça de chapa e dificilmente Dr. Antônio aceitaria ser vice. O mesmo acorre com George Moraes,  que já foi prefeito e também dificilmente aceitaria ser vice de Dr. Antônio.


Caiado tem como moeda de troca muitos cargos no governo e não faz nenhuma cerimônia em esconder isso. Resta saber se vai conseguir sucesso em uma área,  onde ele ao longo de sua carreira politica,  mostrou que não tem nenhuma habilidade para articulação.

Pelo lado da base do prefeito Jânio Darrot a situação é mais complicada ainda. Jânio foi convencido pelo marqueteiro Jorcelino Braga, que para ter chance de ser candidato a governador ou deputado federal, precisa lançar um candidato a prefeito em Trindade do PSDB. 

O vice prefeito Gleisson Cabriny (PSDB) seria o candidato natural, mas pesquisas internas, apontam uma alta rejeição que praticamente inviabiliza sua eleição.  Braga tem afirmado que consegue reverter a situação da rejeição. O problema é que o padre Robson tem pressionado Jânio Darrot para apoiar Mardem Júnior que está no PP. 
Com o apoio do padre Robson, Mardem Júnior já disse que não aceita ser vice de Gleysson Cabriny pois o padre Robson  não apoia a candidatura de Gleysson Cabriny para prefeito. O candidato do padre Robson é Mardem Júnior.

Com a faca no pescoço, Jânio Darrot  tem que decidir se arrisca com Gleysson Cabriny,  sem o apoio é o dinheiro  do padre Robson  para a campanha ou se filia Mardem Júnior no PSDB, preterindo Gleysson e correndo o risco de rachar sua base de apoio. Jânio Darrot descarta completamente a possibilidade de apoiar Mardem Júnior no PP, pois,  teme tomar a rasteira de Caiado na última hora, já que o PP está alinhado com Caiado no governo estadual  e certamente Caiado não perderia essa oportunidade de dar uma rasteira em Jânio Darrot.

A outra alternativa de Jânio Darrot seria filiar Alexandre César no PSDB, mas ai teria que usar toda sua capacidade de articulação politica para administrar as situações de Gleysson Cabriny, Jorcelino Braga e padre Robson, uma missão muito dificil, mesmo para um articulador nato como Jânio Darrot.

Correndo por fora, Alexandre César se apresenta como terceira via na disputa em Trindade. Apoiado pela maioria dos pastores evangélicos, luta para não transformar a disputa eleitoral em embate religioso entre igreja católica e evangélica, ao mesmo tempo que trabalha para ter o apoio do prefeito Jânio Darrot.

Alexandre César já tem sua candidatura a prefeito consolidada independente do apoio de Jânio Darrot. 

Pesquisa interna mostra que com o apoio de Jânio Darrot, Alexandre César seria eleito, ao mesmo tempo,  mostra que se Jânio Darrot lançar outro candidato e Alexandre César também sair candidato, o eleito será Dr. Antônio. 

Em resumo, Jânio Darrot está entre a cruz e a espada!






Nenhum comentário:

Postar um comentário