terça-feira, 28 de agosto de 2018

CAIADO DEMONSTRA SEU PERFIL MACHISTA AO DIZER QUE MULHERES NÃO DEVEM OCUPAR ESPAÇO NA CHAPA MAJORITÁRIA E CLASSIFICA O CARGO DE VICE-GOVERNADORIA COMO ACESSÓRIO

O senador Ronaldo Caiado (DEM), em evento do Conselho Estadual da Mulher (Conem) nesta terça-feira no TRE, cometeu uma grosseria ao comentar a representação política das mulheres. Disse que prefere que as mulheres se candidatem a deputadas e não em cargos majoritários. A fala de Caiado chocou as mulheres presentes. Lembrando que é um cirurgião, e que tem “que saber fazer diagnóstico e tratar”, Caiado disse que queria ser “objetivo” em mostrar “soluções” para as demandas das mulheres. Ao invés disso, fez um “histórico” de sua atuação na Câmara Federal, assinalando que defendeu alternância de homens e mulheres na lista fechada, ou lista pré-ordenada, em proposta na Reforma Política. A lista é criticada como instrumento não democrático de perpetuação do poder de caciques eleitorais, os que mandam nos partidos, que as elaboram.

“O que os 30% resolveram? Nada. Tem vários formatos de manipulá-los também. Querer colocar uma mulher em um cargo acessório para utilizar os 30% na chapa majoritária; prefiro ‘utilizá-la’ na chapa de deputada estadual e deputada federal, que elas vão ser eleitas e, aí sim, vão representar as mulheres na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional ”, enfatizou Caiado. A afirmação pode ou não ter sido um recado, deselegante, a única mulher candidata a vice-governadora, Raquel Teixeira (PSDB), da chapa de Zé Eliton (PSDB). Além disto, o deputado Lincoln Tejota (Pros), vice na chapa de Caiado, também estava presente no evento. Os únicos que aplaudiram a fala de Caiado foram da claque que o candidato levou para o evento.

Um comentário: