sexta-feira, 29 de junho de 2018

Caiado cai 12 pontos e Eliton cresce em nova pesquisa da TV Record

Pesquisa divulgada na noite desta sexta-feira pela TV Record mostra que o senador Ronaldo Caiado (DEM) caiu 12,3 pontos percentuais na comparação com o levantamento anterior, divulgado em dezembro ano passado. O deputado federal Daniel Vilela (MDB) perdeu 10,8 pontos. O único a crescer foi o governador José Eliton (PSDB), que subiu 2,4 pontos.

Na pesquisa desta sexta, Caiado lidera com 37%. Na segunda colocação, Eliton registra 15%. Daniel é o terceiro colocado com 5%. A pedagoga Kátia Maria dos Santos (PT) cravou 3% e o professor Weslei Garcia (Psol) 1%. Votos brancos e nulos somam 21%. Indecisos representam 19%. O estudo foi realizado pela empresa Real Time Big Data Gestão de Dados Ltda, sediada em São Paulo, entre nos dias 26 e 27 de junho. Foram entrevistadas 1.206 eleitores.
O melhor desempenho de Caiado é nas regiões Norte e Nordeste: 59%. O pior é na região Leste/Entorno do Distrito Federal (32%). Eliton anota a sua melhor pontuação em Goiânia (17%) e a menor nas regiões do Entorno do DF (8%) e Norte/Nordeste (8%). Daniel conseguiu o seu melhor resultado na região sul (13% e o pior no Centro goiano (2%) e Norte/Nordeste (2%).
Convidado pela TV Record para comentar os números do levantamento, o cientista político Bruno Sóler afirma que Eliton vai melhor em Goiânia porque aqui os eleitores têm mais acesso às informações. “O goianiense, de modo geral, o conhece mais e acompanha mais de perto as ações do governo em saúde, educação”, diz.
MULHERES E CAIADO
Na estratificação por gênero, a pesquisa do instituto Real Time Big Data mostrou um fato curioso a respeito de Caiado. Entre os homens, ele tem 46% das intenções de voto. Entre as mulheres, o seu percentual despenca para 30%.

Bruno Sóler afirma que o estilo agressivo e boquirroto do senador faz com que ele amargue alta rejeição entre as mulheres (principalmente as mais jovens). “Mulheres pedem equilíbrio emocional, mais que os homens. Daí vem essa distância com Caiado”, afirma. Com nenhum dos outros candidatos existe diferença considerável entre os eleitores dos dois gêneros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário