Elaborado cuidadosamente durante quase três anos, o Programa Escola Digital foi lançado na tarde de ontem pelo governador Marconi Perillo e a secretária estadual de Educação, Vanda Siqueira, no Oliveira’s Place. Na primeira etapa, que teve início hoje, o governo do Estado beneficiará 150 mil estudantes da rede estadual de ensino e 2.300 professores. Cada aluno receberá um netbook, e cada professor, um notebook. Escolas de 41 cidades serão contempladas, e os investimentos somam R$ 100 milhões. Para o governador, trata-se de uma revolução na educação de Goiás. “É uma das ações mais importantes deste governo, e representa um marco histórico, uma quebra de paradigmas”, afirmou.
O planejamento para a criação do Escola Digital começou em 2011, mas, conforme informou o governador, o prazo para vencer as etapas burocráticas, angariar os recursos e, finalmente, abrir a licitação para dar início ao projeto, se estendeu por quase três anos. “Porém, apesar do período relativamente longo, tudo foi pensado minuciosamente”, disse. O conteúdo ministrado pelos professores em sala de aula será repassado em tempo real aos alunos por meio de softwares de suporte, que gerarão conexões entre os notebooks dos professores e os netbooks dos alunos. Dessa forma, poderão compartilhar dados diretamente. Os professores avaliarão, online, a realização das tarefas pelos alunos e o desempenho de cada um, o que facilitará a percepção do grau de assimilação dos conteúdos.
Os computadores terão Windows 7 e o pacote Office. Os programas foram adquiridos pelo governo do Estado por meio de convênio com a Microsoft. Os educadores serão treinados a planejar e a desenvolver conteúdos, e compartilhá-los com os alunos durante as aulas. O governador disse que o planejamento do governo é para que o programa chegue a todas as escolas da rede estadual. “Esta é apenas a primeira etapa”, ressaltou. “Vamos manter esse ritmo de melhorias de infraestrutura e pedagógicas na área da educação. Nosso próximo objetivo é climatizar as salas de aula”, adiantou, lembrando que, recentemente, foram repassados recursos aos diretores de 520 escolas para construção de quadras cobertas.
“Este programa vai garantir a Goiás posições cada vez mais consistentes. Nós do governo nos sentimos realizados com a materialização dos nossos compromissos. Vamos seguir cada vez mais unidos. Alunos e professores, muito obrigado por terem acreditado em nós”, observou Marconi.
Participaram do evento o ex-secretário de Educação, deputado federal Thiago Peixoto, e o deputado federal Vilmar Rocha, entre outras autoridades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário