sexta-feira, 13 de junho de 2014

Espanha x Holanda - Campeão e Vice Campeão do Mundo Se enfrenta na Estreia




Pela primeira vez na história da Copa do Mundo da FIFA, os dois finalistas da edição anterior estão no mesmo grupo quatro anos depois. Neste período, a Espanha confirmou a sua supremacia no cenário europeu conquistando a UEFA Euro 2012 diante da Itália. Já a Holanda, ainda sob efeito do revés na final sul-africana, sofreu três derrotas na primeira fase do torneio continental (contra Alemanha, Portugal e Dinamarca). Agora chegou a hora da revanche para Arjen Robben e companhia, após a campanha exemplar que realizaram nas eliminatórias para o Brasil 2014.

O Chile é a terceira força desse "grupo da morte", e não poderá desperdiçar pontos no confronto com a Austrália caso queira permanecer na briga por um lugar nas oitavas. Já a seleção camaronesa de Samuel Eto'o estreia com grandes ambições no Grupo A, depois de ser eliminada na etapa inicial das edições de 1994, 1998, 2002 e 2010. Contudo, o México chega embalado pela medalha de ouro no Torneio Olímpico de Futebol dos Jogos de Londres 2012, apesar da campanha delicada nas eliminatórias.

Os jogos
. México x Camarões (Grupo A), Estádio das Dunas, Natal, 13h (hora local)
. Espanha x Holanda (Grupo B), Arena Fonte Nova, Salvador, 16h (hora local)
. Chile x Austrália (Grupo B), Arena Pantanal, Cuiabá, 18h (hora local)

Você sabia?
Desafiando o tempo
O ídolo camaronês Roger Milla possui duas marcas muito especiais na história das Copas. Desde o dia 28 de junho de 1994, ele é o jogador mais velho a ter balançado a rede em Mundiais. Milla tinha 42 anos e um mês quando anotou o gol de honra de Camarões nos 6 a 1 sofridos diante da Rússia. No dia 24 de junho, contra o Brasil, ele já terá estabelecido uma diferença de idade recorde de 24 anos e 42 dias com relação ao jovem companheiro Rigobert Song, que estreava aos 17 anos.

Será que a história se repete?
México e Croácia já estavam no mesmo grupo em 2002. Há exatos 12 anos nesta sexta-feira, os mexicanos empataram em 1 a 1 com a Itália e garantiram a primeira colocação da chave. Já os croatas, que haviam conquistado o bronze em 1998, foram derrotados pelo Equador e terminaram em terceiro, a apenas um ponto dos italianos. 

Jogadores suspensos
Nenhum.

Você vai gostar de ver
Quatro anos após a final da Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010, o segundo dia do torneio no Brasil já terá uma reedição do duelo entre Espanha e Holanda. Em Johanesburgo, Arjen Robben perdeu um mano a mano decisivo com Iker Casillas. Para compreender melhor a maneira com que o atacante holandês encara esse reencontro entre duas das melhores seleções da Europa, o FIFA.com conversou com Robben a respeito da revanche com os espanhóis em Salvador.

Nesse dia em...
No dia 13 de junho de 1982, a Bélgica escreveu um dos mais belos capítulos da história do seu futebol. Antes da partida de abertura do Mundial na Espanha, ninguém apostava nos belgas diante dos argentinos, então campeões do mundo e liderados por ninguém menos que Diego Maradona e Mario Kempes. Contudo, os 95 mil espectadores presentes no Camp Nou tiveram a surpresa de ver a Argentina cair na teia armada em torno do seu camisa 10. Para completar a alegria da torcida belga, Franky Vercauteren cruzou na medida para Erwin Vandenbergh dominar a bola e levar a melhor na saída do goleiro Ubaldo Fillol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário