quinta-feira, 12 de junho de 2014

Brasil x Croácia – Começa A Copa do Mundo no Brasil

Durante anos falou-se muito na Copa do Mundo no Brasil. Parecia muito tempo, mas o tempo passou e mesmo que a ficha ainda não tenha caindo para a maioria a chegou o dia de começar a Copa do Mundo no Brasil. 


Uma que ainda parece que está faltando alguma coisa. Em outras copas do mundo o povo brasileiro estava mais motivado e mais alegre. 


Não temos o melhor jogador do mundo, nem a seleção brasileira está no topo do ranking mundial. As coisas parecem que estão fora de ordem. A copa vai começar mais o povo brasileiro ainda não assimilou a Copa. 

País-sede e único pentacampeão mundial, o Brasil dará o pontapé inicial da 20ª Copa do Mundo da FIFA nesta quinta-feira contra uma ambiciosa Croácia, adversário sem nada a perder e muito a ganhar. A pressão estará toda nos ombros de Neymar e companhia, que pretendem estrear com vitória diante da própria torcida.



Já o técnico Niko Kovac apresentará uma equipe recheada de jogadores que atuam nos melhores clubes da Europa, com apenas dois atletas a serviço de clubes croatas. Além disso, essa será a primeira partida de Copa do Mundo disputada nas Américas desde o dia 17 de julho de 1994, em Los Angeles, quando o Brasil venceu a Itália na disputa de pênaltis da decisão.

Reencontros 
Brasileiros e croatas já se enfrentaram há oito anos, no dia 13 de junho de 2006, pela partida de abertura do Grupo F na Alemanha. A Seleção passou trabalho diante de uma formação bastante técnica e precisou se contentar com um gol de Kaká antes do intervalo para estrear com vitória em Berlim. Embora o Brasil tenha renovado inteiramente o seu elenco desde então, entre os 23 jogadores da Croácia há dois que participaram daquele encontro: o goleiro Stipe Pletikosa e o capitão Darijo Srna. Além disso, Niko e Robert Kovac também estavam lá. O técnico de 42 anos, que disputou 83 jogos com a camisa croata, substituiu Igor Stimac auxiliado pelo irmão em outubro de 2013.


A seleção brasileira classificou-se automaticamente para esta Copa do Mundo por ser do país-sede. Mas, na fase de preparação, superou a atual campeã mundial, a Espanha, por 3 a 0 e foi a campeã da Copa das Confederações no Maracanã, mesmo estádio da final do torneio deste ano. O Brasil está no grupo A ao lado de Croácia. México e Camarões. Duas seleções se classificam a próxima fase que será de mata-mata. O Brasil não tem a melhor seleção de todos os tempos, pelo contrario, tem como titulares jogadores que não são titulares nos seus clubes.

No gol a seleção brasileira tem um questionável Júlio César como titular. Nas laterais Daniel Alves e Marcelo e na zaga Thiago Silva e Daví Luiz. Thiago Silva já jogou mais do que vem jogando e Daví Luiz é o coração da seleção. O Brasil não conseguirá ser campeão se Daví Luiz não fizer uma grande copa do mundo.

O principal jogador da seleção brasileira é Neymar. Sobre seus ombros está a responsabilidade de conduzir a seleção brasileira, apesar de ter apenas 22 anos. Luiz Gustavo é o jogador de menor recursos técnicos da equipe. Paulinho e Oscar embora sejam bons jogadores, não estão atravessando um bom momento. Fred é o centroavante que tanto pode ser herói como vilão e Hulk tem potencial para surpreender na copa.



A Croácia que se classificou com 17 pontos, a Croácia foi a vice-líder do Grupo A das Eliminatórias europeias, o mesmo da Bélgica, que não sofreu uma derrota sequer. Precisou, então, passar pelos playoffs, em que superou a Islândia após empate sem gols fora de casa e vitória por 2 a 0 (gols de Mario Mandžukić e Darijo Srna) na partida de volta. Nas eliminatórias a Croácia sofreu derrotas para Escócia e Bélgica. 



A Croácia já participou de três Copas do Mundo. Na primeira, em 1998, Davor Šuker estava em grande fase, e a equipe conseguiu chegar às semifinais. O atacante foi o artilheiro daquele Mundial, com seis gols, o último deles o que deu a terceira posição aos croatas contra os holandeses na França. As duas participações seguintes em Mundiais não foram tão bem-sucedidas. Tanto em 2002 como em 2006 os croatas precisaram voltar para casa logo ao término da fase de grupos. Na Copa alemã, o Brasil derrotou a Croácia com gol de Kaká de fora da área.

O jogo de abertura da Copa do Mundo terá um público estimado de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário