domingo, 23 de março de 2014

Pesquisa Grupom: Marconi Lidera e Pode Vencer no Primeiro Turno

O atual governador do Estado, Marconi Perillo (PSDB), e o ex-governador Iris Rezende (PMDB) são os dois nomes mais fortes junto ao eleitor goiano na corrida pelo Palácio das Esmeraldas segundo a pesquisa Tribuna do Planalto/Grupom divulgada em parceria com a Rádio 730 (veja ficha técnica na página 2). Em todos os cenários em que o nome de ambos foi colocado na disputa, Marconi e Iris aparecem bem na frente dos outros pré-candidatos. As duas lideranças aparecem empatadas tecnicamente em todas as simulações em que concorrem diretamente pelo cargo mais cobiçado do Estado.


No cenário dois, por exemplo, Marconi lidera a disputa com 30,3% da intenção de votos do eleitorado no Estado. Iris vem logo em seguida com 28,1% da preferência do eleitor. A diferença está dentro da margem de erro, que é de 2,8 pontos porcentuais para mais ou para menos. Em terceiro está o ex-prefeito de Senador Canedo Vanderlan Cardoso (PSB) com pouco mais de 13%. O prefeito de Anápolis Antônio Gomide aparece com 9,3% das intenções de voto. Neste cenário, o percentual de indecisos é de 8,9%, enquanto que 10,1% disseram votar branco ou nulo.


Outra simulação em que as duas lideranças aparecem é o cenário quatro. A diferença é que, neste caso, o nome de Gomide foi retirado da lista e o entrevistador apresentou apenas três opções ao eleitor. Novamente, Marconi lidera empatado tecnicamente com Iris Rezende – 33,2% contra 30,1% do peemedebista. Vanderlan Cardoso aparece com 16,6%, na terceira colocação. O índice de eleitores indecisos, neste cenário, é de 8,2%. Do total, 12% disseram que votarão branco ou nulo.Grupom/Tribuna do Planalto: contra Vanderlan e Friboi, Marconi vence no 1º turno



A pesquisa Tribuna do Planalto/Grupom traz um dado curioso em relação à disputa pelo governo do Estado. Se o ex-governador Iris Rezende (PMDB) e o prefeito de Anápolis Antônio Gomide (PT) não disputar as eleições, o governador Marconi Perillo tem as portas abertas para se reeleger ainda no primeiro turno. Isto é o que aponta o cenário 5 da pesquisa, que coloca Marconi em confronto direto contra os empresários Vanderlan Cardoso (PSB) e Júnior do Friboi (PMDB).

A simulação aponta Perillo em primeiro, com 41% das intenções de voto. Na contagem de votos válidos – usado pelo TSE para apontar o vencedor -, Marconi possui 55,2% da preferência do eleitorado neste cenário, o que lhe daria a vitória ainda na primeira etapa das eleições. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% mais um voto válido. Isso indica que hoje, segundo os números da Grupom, Vanderlan e Friboi não conseguiriam evitar uma vitória do governador.

Fonte Jornal Tribunal do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário