Que o dinheiro público no Brasil sempre foi mal utilizado, todos já sabiam. O que começa a acontecer, de uma forma lenta e gradual é que com o acesso a informação, cruzamento de dados, a coragem e determinação de alguns órgãos de imprensa em denunciar esquemas e fraudes, fica cada vez mais difícil aos maus gestores, aos desonestos, roubar, manipular dinheiro público e ficar impune.
A recente denúncia levantada pela ESPN Brasil sobre o escândalo de diretores da CBV levando comissão sobre o patrocínio firmado com o Banco do Brasil é um claro exemplo. Depois da denúncia levantada pelo jornalista Lúcio de Castro, podemos ter certeza de que o vôlei brasileiro não será mais o mesmo. Muita coisa que estava errada naquele esporte, na entidade CBV deverá ser esclarecida. Afinal foram R$ 10 milhões que foram parar nos bolsos de dirigentes. Cabe agora às autoridades competentes apurar, esclarecer, auditor e principalmente, punir os responsáveis.
O caso da refinaria de Pasadena que agora chega a "grande mídia" vem sendo denunciado por este blog desde 2012. Usando como fachada uma empresa na Espanha, empresários ligados ao filho do ex-presidente Lula, compraram uma refinaria em Pasadena EUA, por 42 milhões de dólares. Um ano depois, venderam para a Petrobras por 720 milhões de dólares. (1.600.000.000,00) Algo em torno de Um bilhão e seiscentos milhões de reais. O pior é que, somente depois que efetuou a compra, a Petrobras descobriu que a refinaria não servia para refinar o Petróleo brasileiro. Hoje a refinaria encontra-se fechada.
O caso da refinaria de Pasadena que agora chega a "grande mídia" vem sendo denunciado por este blog desde 2012. Usando como fachada uma empresa na Espanha, empresários ligados ao filho do ex-presidente Lula, compraram uma refinaria em Pasadena EUA, por 42 milhões de dólares. Um ano depois, venderam para a Petrobras por 720 milhões de dólares. (1.600.000.000,00) Algo em torno de Um bilhão e seiscentos milhões de reais. O pior é que, somente depois que efetuou a compra, a Petrobras descobriu que a refinaria não servia para refinar o Petróleo brasileiro. Hoje a refinaria encontra-se fechada.
Estamos às vésperas da realização de uma Copa do Mundo no país. Suspeitas e denúncias de superfaturamento pipocam por todos os lados. O custo de construção de estádios, reformas de aeroportos, vias de acesso superaram em muito os orçamentos previstos. Esperamos que após finalizadas as obras e a realização da Copa, tudo seja auditado pelo órgãos seja o TCU, a CGU e os Tribunais de Contas Estaduais envolvidos. Em caso de comprovação de irregularidades é preciso que os responsáveis sejam punidos e o erário ressarcido.
Ginásio Nilson Nelson em Brasília Durante o Mundial de Futsal 2008 |
Isto é possível. Basta lembrarmos que o Ex-Governador do DF José Roberto Arruda foi condenado por efetuar dispensa de licitação para a reforma do Ginásio Nilson Nelson em Brasília. O ginásio foi reformado às pressas para o Mundial de Futsal 2008. Na sentença de condenação a Justiça considerou que apesar da Sede do Mundial ter sido escolhida no final de 2005, somente em fevereiro de 2008 as obras de reforma do ginásio foram iniciadas, “fabricando” uma suposta emergência.
Parece que o mesmo está prestes a acontecer no Mundial de 2014 do Brasil. Muita coisa está ficando para última hora.
Depois de ter sido estourada esta “bomba” na CBV, outro esporte foi detonado ontem. E surgiu através de seu maior ídolo, o melhor jogador do Mundo.
Falcão, através das redes sociais e posteriormente em entrevista ao Sportv simplesmente escancarou a CBFS.
O craque demonstrou toda a sua revolta e mágoa com os dirigentes da CBFS e declarou que jamais voltará a vestir a camisa da Seleção Brasileira enquanto a atual diretoria permanecer. O jogador que deu tantas alegrias e conquistas não conseguiu esconder a sua decepção com a entidade, e citando o nome do Diretor de Seleções, o pernambucano Edson Nogueira. Nogueira foi classificado como autoritário e responsável por vetar atletas por questão de preferências pessoais.
Outro enfoque de Falcão se refere à falta de compromisso da CBFS em honrar premiações, inclusive a da conquista da Copa do Mundo de 2012 até hoje não foi paga.
O que Falcão não sabe é que a CBFS se encontra em situação financeira terrível pois está sem os patrocínios dos Correios e do Banco do Brasil. As duas entidades não renovaram os contratos para incentivar o esporte. As duas entidades tem os seus motivos.
Hideraldo Santana Ex-Vice Presidente da CBFS |
Há quase 2 anos atrás este Blog começou a investigar denúncias ligadas ao Futsal. Claro que envolvia dinheiro público. Não foi muito difícil encontrar indícios e informações que levassem ao seu Vice Presidente Administrativo Hideraldo Jorge Santana Martins no centro de irregularidades. O então todo poderoso homem do Futsal conseguiu manipular recursos públicos aumentando o seu patrimônio pessoal e colecionando um leque de desvios de conduta e irregularidades.
Claro que um dia a casa poderia cair, como caiu. O Ministério Público Federal de Goiás através do Procurador da República Raphael Perissé teve acesso às denúncias, apurou e viu claros indícios de mau uso do dinheiro público. O evento em questão foi o Mundial de Futsal de 2008, realizado com recursos do Ministério dos Esportes. O crime investigado é o de fraude de licitação. Como já divulgado em nosso blog, o então Diretor Administrativo da CBFS e também Presidente do COL – Comitê Organizador Local, Hideraldo Santana direcionou a licitação para que a empresa Poly Promoções e Eventos pertencente a Verônica Garcia Santana Martins vencesse a disputa. Verônica é filha de Hideraldo.
Agora Hideraldo e sua filha Verônica irão responder à Justiça Federal de Goiás por 2 processos, um civil e outro criminal.
Hideraldo não possui mais cargo na CBFS. Diante das inequívocas provas de irregularidades, o Presidente Aecio de Borba exonerou Hideraldo de seu cargo.
Porém Hideraldo não saiu de mãos vazias. Conseguiu junto à CBFS uma indenização milionária de quase 4 milhões de reais.
Pois é Falcão. Não é a toa que a CBFS está sem dinheiro para pagar a você e demais atletas. O dinheiro recebido dos patrocinadores Correios e Banco do Brasil foi usado para outros fins
Nenhum comentário:
Postar um comentário