Em dois anos, a Petrobras pode ser obrigada a decretar falência, tamanho o desequilíbrio financeiro e o caos administrativo em que a ex-maior empresa brasileira foi enfiada. Esse é o resultado das desastrosas políticas aplicadas pelos Governos Lula e Dilma Rousseff à companhia, que acabaram elevando o seu endividamento e destruindo a sua credibilidade no mercado.
A previsão é da administradora de investimentos americana Macroaxis, uma das maiores e mais importantes do mundo, especializada em fazer esse tipo de cálculo.
“Baseando-se nas últimas informações financeiras divulgadas, a Petrobras tem probabilidade de falência de 32,4%. Este valor é muito maior do que o do setor”, afirma o relatório da Macroaxis. A ExxonMobil, por exemplo, gigante do ramo de óleo e gás, tem probabilidade de falência de 0,86%. A Chevron tem 8,96% de chances e a Petrochina, outra grande concorrente, 12,27%.
O índice apurado pela Macroaxis reflete o tamanho da crise que a Petrobras vem enfrentando no Governo Dilma Rousseff e que atingiu o auge – até agora – na semana passada. Depois de anunciar o reajuste no preço dos combustíveis, suas ações despencaram 10% em um só dia e a estatal brasileira perdeu 25 bilhões de reais em valor de mercado em poucas horas.
A queda aconteceu porque analistas avaliaram que o reajuste foi insuficiente para reequilibrar as contas da empresa, que continua vendendo a preços subsidiados por uma política do governo de segurar a inflação. As dívidas líquidas já chegam a US$ 79,6 bilhões de dólares, o que levou a agência de classificação de risco Moody’s a rebaixar a Petrobras em outubro. A agência prevê que, pelo menos até 2015, as dívidas só devem aumentar.
Leia também:
Tem muita coisa que não concordo como este blog dá a notícia..
ResponderExcluirMas vamos lá..
Nisso ai eu concordo, embora não seja filiado nem defensor de partido algum, o que penso é que esse estilo populista, demagogo que o PT vem implementado ao meu ver é uma atraso total..
E o pior é que esse modelo fica garantindo altos índices nas pesquisas de aprovação, visto com isso também, de que uma análise deva começar de como foi formada nossa sociedade.
Iniciando com Portugal que veio aqui, não no sentido de colonizar verdadeiramente, e sim levar nossas riquezas e aplicação de modelos de administração com requintes de crueldade.
Deixando uma origem que impregnou na sociedade de roubo, levar vantagem, corrupção, impostos altos e sempre aumentando, uso da força de leis para privilegiar somente os donos do poder, uso de mão de obra escrava trazida a força da África e todos com sentimento de revolta até na alma(com razão), os índios a mesma coisa.... e por ai vai...
Infelizmente não fomos colonizados por um povo com mentalidade diferente, onde o trabalho justo seria prioritário, onde os colonizadores viriam com as famílias para se fixar e morar aqui, querendo assim o crescimento de um povo de uma nação......... Os Portugueses que vieram para cá fez acontecer justamente o contrário, vieram só para saquear e dominar/prender/torturar e até matar como no caso do Tiradentes, entre outros.....
Enfim, a nossa história é triste e os efeitos estão ai, país sem qualificação em estudos, sem recursos intelectuais, sem direção alguma, e como causa disso, um povo dominado, sem saúde pública, sem dinheiro, sem segurança e com muita corrupção, com muitas leis protegendo os políticos em particular e garantindo também muito dinheiro a eles.
O problema aqui é histórico e isso que está ocorrendo(corrupção, má gestão, política populista, assistencialismo,) são só "bolinhas" pipocando derivado deste problema cultural. E pode crer, vem muito mais e maiores "bolonas" por ai... infelizmente...... e nossa cultura faz com isso tudo que está ocorrendo, não signifique nada e a coisa pode continuar assim mesmo, vejam a quantidade de casos de políticos corruptos ou mau gestores que voltam ao poder... é uma coisa de louco...... E os que estão no poder, sempre falando que o anterior fazia pior, como se isso justificasse alguma coisa, e nessa ótica a coisa não vai mudar nunca...
Ficam também os eleitores, blogs, jornais, assumindo lado de um partido ou de outro... isso não é bom.. pois o que a sociedade tem de correr atrás é de um modelo de gestão honesta e competente.. seja do partido que for.
Se tem corrupto/incompetente no PT / PSDB/PMDB/DEM e outros, que a sociedade exija leis que os expurguem exemplarmente, que a sociedade exija novas leis que combata o colarinho branco, a corrupção.
Enquanto ficarmos ai defendendo esse ou aquele político só porque ele é do meu partido, independente dele estar certo ou não...... ou atacando o outro político sempre porque ele é de outro partido, a coisa fica mesmo do jeito que está....
Temos é que combater o desonesto e o incompetente, seja do partido que for.