quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Governador Marconi Perillo e Prefeito Paulo Garcia Definem Obras Para Goiânia


O governador Marconi Perillo e o prefeito Paulo Garcia, de Goiânia, reuniram-se para tratar de dois importantes temas relativos à mobilidade urbana na Capital: o BRT e o viaduto no encontro da Rua 88 com a Marginal Botafogo, no Setor Sul.
O encontro do governador com o prefeito foi no Palácio das Esmeraldas. Começou às 12h10 e durou 30 minutos. Ao lado do governador Marconi Perillo estavam o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Leonardo Vilela, o secretário de Cidades, Sílvio Sousa,  o diretor de Operações da Metrobus, Antônio Batista e o médico Francisco Azeredo Bastos. Acompanhou Paulo Garcia seu chefe de Gabinete, Iram Saraiva Júnior.
Marconi Perillo afirmou, inicialmente, que havia determinado à Semarh que tratasse a questão do sistema de tranporte BRT em Goiânia com prioridade, devido à complexidade e à importância do assunto, e, em seguida, passou às mãos de Paulo Garcia o documento oficial de licença de instalação para construção do BRT, iniciais do sistema chamado em inglês de Bus Rapid Transit (consiste na implantação de faixas exclusivas para o transporte coletivo por ônibus – no Eixo Norte-Sul - e a substituição da frota atual por veículos de maior capacidade. Otimiza a operação nos corredores, com a adoção de uma nova logística operacional, com serviços de linhas expressas e semiexpressas).
O prefeito da Capital agradeceu a presteza com que o governo do Estado tratou o assunto e falou da importância do BRT para melhorar a mobilidade urbana em Goiânia, onde o transporte coletivo carece de profundas transformações para ser melhorado.
O segundo tema tratado na reunião de hoje foi o projeto de um viaduto para a confluência da Rua 88 com a Marginal Botafogo, no Setor Sul, onde o trânsito da região dessas duas importantes vias sofre grandes congestionamentos. O governador Marconi Perillo informou ao prefeito Paulo Garcia que, com recursos do BNDES, o Estado dispõe-se a colaborar com a Prefeitura, que entrará com uma contrapartida de metade do valor total da obra, para a construção do viaduto. Em resposta, Paulo Garcia anunciou que dentro de 30 dias deverá estar concluído, na Prefeitura, o projeto final da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário