quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Atlético tem missão difícil no Sul.


Começa hoje uma nova competição dentro do Campeonato Brasileiro. A 20ª rodada marca a abertura do 2º turno, início da metade final do certame. A briga pelo título, por vagas na Copa Sul-Americana e para escapar do rebaixamento se acirra ainda mais. O Atlético encara o Grêmio, às 19h30, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, na tentativa de sair da zona de descenso.
Se vencer hoje, o Dragão iguala ao Grêmio no número de pontos (20), mas ultrapassaria o tricolor porque passaria a ter uma vitória a mais. Caso isso ocorra, o rubronegro tem de torcer para que o Atlético (MG) não ganhe do Vasco, em São Januário, para alcançar a 16ª colocação.
Não é missão fácil, mas nada será fácil para o Atlético nas 19 partidas restantes da competição. Serão 57 pontos em jogo, dos quais o rubronegro precisa conquistar, pelo menos 50%, para se manter na Série A. A equipe terá 10 jogos no Serra Dourada e 9 fora de casa. Se conseguir se impor em Goiânia, garante sua permanência na elite do futebol nacional.
Mas os jogadores não querem saber de contas. "A única matemática que tem é vencer os jogos, principalmente dentro de casa, não importando se é contra o líder ou não", pondera Ramalho, que volta à equipe após cumprir suspensão automática. "Agora não tem mais espaço para perder no Serra Dourada. Fora de casa, temos de beliscar pontos", completa.
O otimismo, sem empolgação, contagiou o elenco rubronegro, que acredita poder repetir a atuação da goleada por 3 a 0 sobre o Palmeiras, no Pacaembu e sair de Porto Alegre com três pontos na bagagem. "O Grêmio tem uma grande equipe, independente da fase em que está. Vai ser uma guerra e a gente está preparado para isso. Tenho certeza que vamos vencer", profetiza Ramalho.
DESFALQUES
Além do Grêmio, que está em 16º e luta para se distanciar da zona de degola, o Atlético terá de superar outra barreira hoje: os desfalques. A equipe goiana não poderá contar com o meia Elias, artilheiro do Brasileirão ao lado de Bruno César, no Corinthians, ambos com nove gols. Elias, assim como o meia William, recebeu o terceiro cartão amarelo.

Welton Felipe, Marcão e Chiquinho, contundidos, sequer viajaram com a delegação. Por outro lado, Ramalho e Daniel Marques, que cumpriram suspensão, voltam ao time. Já Robston, que sofreu uma lesão de grau 1 na coxa esquerda na partida contra o Palmeiras e não atuou nos últimos três jogos, terá condições de atuar. Ontem, o técnico René Simões posicionou uma formação com Carlinhos Bala chegando no ataque ao lado de Pedro Paulo. Bala volta a ser titular após quatro jogos.
FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO: Victor; Gabriel, Vilson, Rafael Marques e Fábio Santos; Adilson, Fábio Rochemback, Douglas e Souza; Jonas e Borges. Técnico: Renato Gaúcho.
ATLÉTICO: Márcio; Victor Ferraz, Gilson, Daniel Marques e Thiago Feltri; Agenor, Pituca, Ramalho, Diguinho e Carlinhos Bala; Pedro Paulo. Técnico: René Simões.
Local: Estádio Olímpico (Porto Alegre). Horário: 19h30. Árbitro: José Caldas de Souza (DF). Assistentes: Carlos Berkenbrock (Fifa/SC) e César Augusto Vaz (DF).
Grêmio ganha mais opções
Com 20 pontos, o Grêmio está na 16ª colocação do Brasileiro e luta para subir na classificação. Para a partida de hoje contra o Atlético (GO), no Estádio Olímpico, o técnico Renato Gaúcho contará com o retorno do lateral-esquerdo Fábio Santos.
O zagueiro Vilson, o volante Fábio Rochemback e o meia Douglas, que reclamaram de dores musculares, treinaram ontem e ficam à disposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário