A nova sensação das redes sociais em Goiás é Mariana Meneses, uma loira de 20 anos de idade, com um corpo exuberante e mais de 124 mil seguidores no Instagram e 119 mil seguidores no seu novo tiktok.
Investir em influenciadores digitais pode ser uma boa estratégia para o marketing das empresas. Com o crescimento ininterrupto do setor, é necessária uma melhor compreensão das mudanças nas práticas desse mercado, nas atitudes dos consumidores e no comportamento dos influencers.
O mercado mundial de influenciadores movimentou no ano passado cerca de U$ 16,4 bilhões, segundo o site especializado Influencer Marketing Hub (IMH), um aumento de 19% em relação ao ano anterior.
O Brasil é campeão mundial em número de influenciadores digitais, na categoria Instagram. São 10,5 milhões, com pelo menos 1 mil seguidores cada um, em média, segundo pesquisa da Nielsen, que contabilizou postagens feitas entre novembro de 2021 e abril deste ano nas plataformas Instagram, TikTok e YouTube.
Consideradas as três, o Brasil fica em segundo lugar, perdendo apenas para os Estados Unidos. São 13,5 milhões de “influencers” nos EUA. A China, com outras plataformas, não entrou no estudo.
O investimento das marcas no chamado “marketing de influência” cresceu 53% entre 2021 e 2022, segundo o estudo. Grandes agências de publicidades e as maiores empresas do país já criaram departamentos específicos para lidar com os influenciadores.
Mas 86% dos anunciantes da base de clientes da Nielsen ainda consideram um desafio encontrar o influenciador certo para seu negócio, conforme a pesquisa.
Mariana Meneses desponta neste mercado como a mais promissora influencer goiana depois de Virginia Fonseca. Ela assinou contrato com a agência RMT Marketing e a agenda da loira está sendo disputada em todo o Brasil.
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