quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Presidente do TJGO Gilberto Marques Instala Cejusc de Hidrolândia

A menos de 50 quilômetros da capital, a comarca de Hidrolândia ganhou,  segunda-feira (24), uma unidade do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), cuja solenidade de instalação foi prestigiada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Gilberto Marques Filho e pelo prefeito de Hidrolândia Paulo Sérgio (Paulinho) que também é presidente da Associação Goiana dos Municípios(AGM). 



O Cejusc tem a função de concentrar as audiências e sessões de conciliação e mediação, processuais e pré-processuais, e também o serviço de atendimento e orientação ao cidadão. Com esta nova unidade em Hidrolândia, já somam 64 Cejusc em Goiás, sendo que na sexta-feira (28), será vez da comarca de Campinorte receber o benefício.

Na solenidade, o Desembargador Gilberto Marques Filho, Presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, atestou a qualidade visível do desenvolvimento de Hidrolândia realizada pela gestão do prefeito Paulinho.


Gilberto Marques observou que o Cejusc é uma das prioridades de sua gestão, estando programada a instalação de 20 unidades, das quais 14 já foram inauguradas. “Vamos chegar a nossa meta, pelo menos pretendo, vez que é uma ferramenta importante para descongestionar o Poder Judiciário e dar a celeridade da entrega da tutela jurisdicional, concitando as próprias partes na conciliação ou na mediação”, ressaltou o desembargador-presidente. À oportunidade, o presidente do TJGO destacou sua forte relação com a cidade de Hidrolândia e agradeceu aos servidores do Judiciário goianos pelo empenho à frente de suas responsabilidades.

"Estou feliz de estar aqui e fiquei mais feliz ainda quando cheguei e deparei com uma cidade linda. Eu sempre visito Hidrolândia, mas confesso que fazia tempo que eu não entrava na cidade. Paulinho fez uma revolução na cidade. Fico muito feliz quando uma pessoa ligada a gente, como é o Paulinho desde criança, vence em uma área tão difícil como é a política e realizando tantas obras boas pela nossa cidade de Hidrolândia" Declarou o presidente do TJGO Gilberto Marques


Importância do Cejusc

O gerente do Cejusc, juiz Romério do Carmo Cordeiro, ao dar início à solenidade de instalação da unidade em Hidrolândia, falou da importância do Cejusc para a população local. “É mais uma alternativa para a solução dos conflitos. O Cejusc abre oportunidade para as partes através do dialogo que também é um resultado positivo e às vezes até com mais eficácia, porque essa solução parte da construção das próprias partes, com o auxílio do conciliador, no caso conciliaçã,o ou do mediador. No caso da mediação e em qualquer uma das oportunidades, o usuário tem uma pessoa auxiliando para que seja estabelecido o dialogo e a partir daí uma construção da solução”, salientou o juiz


A diretora do Foro local, juíza Wilsianne Ferreira Novato, observou que a implantação do Cejusc na comarca de Hidrolândia constitui um avanço, “porque colaborará com celeridade na solução de conflitos, sempre almejada pela população. Restando ao juiz a solução dos conflitos complexos, ao passo que aqueles problemas de pequena ou baixa complexidade serão resolvidos pelo Cejusc, de forma mais satisfatórias e harmoniosa para as partes”.


O prefeito de Hidrolândia, Paulo Sérgio de Rezende, parabenizou a Diretoria do Foro da comarca “por trazer mais um benefício para a população do município e ao TJGO pela iniciativa de procurar novas técnicas para solução dos conflitos”.


O Cejusc de Hidrolândia vai funcionar dentro do Fórum da comarca, que fica na Rua Airton Gonzaga de Miranda, no Bairro Nazaré. O atendimento será das 8 às 18 horas, e efetuado por conciliadores e mediadores capacitados e registrados junto ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – Nupemec, informou a juíza Wilsianne Ferreira Novato. Segundo ela, a unidade começa o atendimento no dia 5 de novembro, quando terá início a Semana Nacional da Conciliação, vez que Hidrolândia também vai aderir ao movimento ao lado de outras tantas comarcas de Goiás.


O evento, que visa promover a cultura do diálogo entre as partes de um conflito, e criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorre, anualmente, desde 2006. Em 2018, será de 5 a 9 de novembro. "A comarca de Hidrolândia tem quase 8 mil processos em tramitação", ressaltou a diretora do Foro.


Demais participantes

A solenidade de inauguração do Cejusc contou também com a presença do presidente da Câmara de Vereadores de Hidrolândia, Júlio Franklin de Oliveira Castro, e demais integrantes da Casa, Fabrício Cruvinel, Deusimar Augusto Mendes, José Délio Júnior, Rose, Welligton, Ricardo do Pé e Rogerinho; o delegado da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) local, Antônio Mauro Matias; presidente da secional da OAB de Aparecida de Goiânia, Francisco Sena; delegado de Polícia Civil da cidade, Diogo Rincon; além da primeira dama do município, Luciana Marrie Ishizuka de Rezende. 

(Texto:Lílian de França/ Fotos:Aline Caetano – Centro de Comunicação Social de Justiça)

Nenhum comentário: