sábado, 27 de agosto de 2016

Rithely, o Volante do Nordeste Que Está na Mira do Técnico Tite

Primeira convocação de Tite. Lá pelas tantas, o repórter da Rádio Assunção AM de Fortaleza, Kilmer de Campos, questionou: ‘Tu tens olhado para o futebol nordestino, existe alguma possibilidade de algum jogador que atua no futebol nordestino ser chamado para outras convocações?’.

A resposta de Tite foi longa:

- Busco ser isento, humanamente alguma influência vai acontecer, se colocar o lado consciente e filtrar, não colocar região. Não colocar se é europeu ou de qualquer outro centro. Eu teria uma grande oportunidade, eu tô vindo pro Rio de Janeiro, - não trabalhei no Rio de Janeiro -, de convocar atletas do Rio de Janeiro pra fazer média. Eu quero errar, ou acertar. Mas dentro de ótica de procurar ser justo. Isso não tá absolutamente região, local. Não tenho esse olhar pra um ou pra outro.¨ 

Tite poderia ter encerrado aí. Mas continuou e acabou entregando alguns detalhes preciosos.

- Eu já tava aqui relutando mas não posso falar o nome dele, que todos os técnicos que trabalharam com ele no Nordeste falam bem também. Não vou falar, tô me coçando mas não vou falar, mas a gente fica acompanhando essa evolução independentemente do local onde esteja.

Quem é esse jogador?

Salvo exceções, como no caso de Jefferson, goleiro do Botafogo, ano passado, o caminho de um atleta que esteja na Série B para a seleção é praticamente inalcançável. O filtro da busca se resumiria a algum atleta dos três nordestinos na Série A: Santa Cruz, Sport e Vitória

Poderíamos aqui especular sobre nomes de destaque dentro das equipes. Mas Tite entregou que conversou com ‘treinadores que trabalharam com ele’. Plural. O que nos permite concluir que, pelo menos, dois técnicos que comandaram determinado jogador foram consultados por Tite. 

O filtro se afunila. 

Notícias recentes ajudam a ligar os pontos. 

Em Porto Alegre, anunciaram que Falcão e Tite conversaram. No Recife, Oswaldo de Oliveira confessou que conversou com o técnico da seleção.

O que leva a concluir que o jogador é do elenco do Sport Club do Recife. 

Mas, quem seria? Ora, apenas dois nomes poderiam ser imaginados: Diego Souza e Rithely. 

Qual dos dois?

Diego já é mais velho, tem 31 anos. Além disso, para a posição, há oferta técnica de altíssimo nível. Todos mais jovens que DS87. Renato Augusto e Willian são os ‘mais velhos’ com 28 anos.

Resta um.

Rithely. 

O volante tem 25 anos, está ná 6ª temporada no Sport e disputa a primeira divisão pela 4ª vez. Vários clubes já tentaram contratá-lo, mais recentemente Palmeiras e Fluminense, além de equipes da Turquia e da China. 

Rithely também atende a um perfil de Tite para a posição de volante. Todos os convocados, Casemiro, Giuliano, Paulinho e Rafael Carioca, fazem mais de uma função no meio de campo. Rithely pode fazer até três. 

Não bastassem todas as sinalizações, o blogueiro conseguiu confirmar que o volante rubro-negro é o nordestino que está, realmente, na órbita do técnico Tite.

O que não significa que esteja à frente na preferência. Há uma fila que o antecede na observação do treinador, Elias, do Corinthians, Fernandinho, do Manchester City, Wallace, do Grêmio. Mas o que importa é que Rithely está ali. 


Se seguirá no grupo observado por Tite ou até mesmo será chamado, dependerá do jogador e, por tabela, do desempenho do Sport no Brasileirão. Tite até mandou o recado na coletiva: 


- Joguem muito nos seus clubes, e fiquem alertas com seu percentual de gordura e estado físico em sua plenitude porque é pré-requisito básico pra ser convocado.

Por Marcelo Cavalcante - Arquibancada - Globloesporte.com
Foto: Aldo Carneiro/Pernambuco Press

Nenhum comentário: