terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Caiado Humilha Policiais de Goiás


A declaração do governador Ronaldo Caiado de que a criminalidade teve em 2020 os índices mais baixos da última década e que “Goiás era um Estado ajoelhado para a criminalidade” é infeliz, irresponsável e causa um desconforto entre os Coronéis, Oficiais Comandantes, Praças e policiais civis em todo o Estado.

Na verdade a diminuição da incidência criminal vem ocorrendo desde o ano de 2016 em todas as modalidades criminosas. O aporte dado pelos governos desde 2011, através de reposição de efetivo, compra de armamento, aumento do valor da hora extra, locação e ampliação de camionetas novas, estabelecimento de metas a cumprir, fortalecimento das Unidades Especializadas da PM e PC, entre tantas outras medidas que foram adotadas, propiciaram a redução gradativa das ocorrências. Uma mensagem dizendo que Goiás era uma “Disneylândia do crime” é no minimo desrespeitosa aos governos anteriores e humilhante aos integrantes da pasta da Segurança Pública.

O governador desconsidera a todos. É como chamar os policiais militares e civis de bandidos. Por outro lado a Segurança vive a beira do colapso. Sobrevive à custa de horas extras dos policiais, sem qualquer investimento, mal dando conta do custeio básico. A sorte do governo atual é que as Instituições goianas ainda tem a tradição de oprimir firmemente o crime no Estado e tem uma geração que foi formada anteriormente com tal característica. Lamentável essa declaração.

Nenhum comentário: