domingo, 19 de janeiro de 2020

Por que Adão, Moises e Matusalém Viveram Por Mais de 900 Anos

A Bíblia relata que nos tempos antigos as pessoas viviam muito mais, em alguns casos quase mil anos. Será que isso é verdade ou possível? As pessoas nos tempos bíblicos realmente viviam tanto tempo assim? E que importância tem isso para nós hoje?

Pessoas que viveram muito tempo

O livro bíblico de Gênesis fala de sete homens que viveram mais de 900 anos. Todos nasceram antes do Dilúvio dos dias de Noé. Eles foram: Adão, Sete, Enos, Quenã, Jarede, Metusalém e Noé. (Gênesis 5:5-27; 9:29) Talvez a maioria das pessoas não tenha ouvido falar desses homens, mas todos estavam entre as primeiras dez gerações da história humana. Metusalém é bem conhecido por ter vivido mais do que todos: um recorde de 969 anos!

A Bíblia menciona pelo menos outras 25 pessoas que também viveram mais tempo do que é comum hoje. Algumas delas viveram 300, 400, até mesmo 700 anos ou mais. (Gênesis 5:28-31; 11:10-25) Para muitos, porém, relatos bíblicos de pessoas que viveram tanto tempo não passam de mitos. É realmente assim?

Adão, aos 130 anos, no ano 3977 a.C. gerou a Sete (Gn 5:3). Noé, Sem, Cam Jafé são descendentes de Sete.


Com Sete inicia-se a civilização.

Os judeus, nos dias dos Apóstolos, bem como os primeiros cristãos, acreditavam que a civilização duraria 6000 anos.

6000 anos, da geração de Adão, serão finalizados em 2023

A seguir, expomos a Cronologia Bíblica, dos fatos históricos narrados pela Bíblia, de 4107 a.C. quando Adão e Eva foram criados 

4107-3177 0000-0930 Adão viveu 930 anos ........(Gn 1 e 2)

3977-3065 0130-1042 Sete “ 912 “ ...(Gn 4:25 , 5:3-8)

3872-2967 0235-1140 Enos " 905 "...(Gn 4:26 , 5:6-11)

3782-2872 0325-1235 Cainã “ 910 “ .......... (Gn 5:9-14)

3712-2817 0395-1290 Maalaleel “ 895 “......... (Gn 5:12-17)

3647-2685 0460-1422 Jerede " 962 “ ..........(Gn 5:15-20)

3485-3120 0622-0987 Enoque: “ 365 “ ......... (Gn 5:18-24)

3420-2451 0687-1656 Matusalém “ 969 “ ........ (Gn 5:21-27)

3233-2456 0874-1651 Lameque: “ 777 “ ..........(Gn 5:25-31)

3051-2101 1056-2006 Noé " 950 " . (Gn 5:28-32 ,9:29)

2451-2450 1656-1657 dilúvio universal ..... (Gn 7:6-24 , 8:1-14)

Mito ou registro confiável?

Segundo certo documento publicado pelo Instituto Max Planck de Pesquisa Demográfica, na Alemanha, pesquisadores confirmaram a idade da senhora Calment, já mencionada, por reunir algumas “declarações simples e comprováveis” feitas por ela. Essas declarações tinham a ver com ela ou seus parentes na época em que certos acontecimentos ocorreram. O que ela disse foi então comparado com registros civis, públicos e religiosos, também com artigos de jornal e censos demográficos. É interessante notar que, apesar de ter sido impossível verificar cada detalhe, a evidência direta e indireta disponível possibilitou confirmar a idade dela.

O que dizer dos relatos da Bíblia? Será que há provas de que eles são confiáveis? Com certeza! Embora nem todos os detalhes tenham sido confirmados por fontes seculares disponíveis, as evidências têm mostrado vez após vez que o registro bíblico é confiável do ponto de vista histórico, científico e cronológico.* Isso não é de surpreender, pois a própria Bíblia diz: “Que Deus continue a ser verdadeiro, mesmo que todas as pessoas sejam mentirosas.” (Romanos 3:4, Bíblia na Linguagem de Hoje) De fato, sendo um livro ‘inspirado por Deus’, a Bíblia não contém mitos. — 2 Timóteo 3:16.

Moisés, que sob a orientação de Jeová Deus escreveu o Pentateuco, ou os primeiros cinco livros da Bíblia, é conhecido como um dos homens mais influentes e respeitados da história humana. Os judeus o consideram o maior de todos os seus instrutores. Para os muçulmanos, ele é um de seus maiores profetas. Para os cristãos, Moisés é um precursor de Jesus Cristo. Não seria razoável concluir que podemos confiar nos escritos desse importante personagem histórico?

O tempo era contado de forma diferente?

Alguns dizem que o tempo era contado de forma diferente naqueles dias e que o que chamavam de ano era na verdade mês. Mas uma análise do relato de Gênesis não deixa dúvidas de que as pessoas naquela época tinham o mesmo conceito de tempo que nós temos hoje. Veja dois exemplos. O relato do Dilúvio diz que as chuvas começaram quando Noé tinha 600 anos de idade, “no segundo mês, no dia dezessete do mês”. Depois diz que as águas cobriram a Terra por 150 dias e que “no sétimo mês, no dia dezessete do mês, a arca veio a pousar nos montes de Ararate”. (Gênesis 7:11, 24; 8:4) Portanto, o relato mostra que um período de cinco meses — do 17.º dia do segundo mês ao 17.º dia do sétimo mês daquele ano — equivale a 150 dias. Fica claro que a afirmação de que um ano era na realidade um mês não tem nenhuma base.

Agora veja outro exemplo. Segundo Gênesis 5:15-18, Malalel se tornou pai aos 65 anos, viveu mais 830 anos e morreu com 895 anos. Seu neto Enoque também foi pai aos 65 anos. (Gênesis 5:21) Se um ano fosse realmente um mês, esses homens teriam sido pais com apenas cinco anos. Isso faz sentido?

A arqueologia também fornece evidências que apoiam as declarações da Bíblia a respeito de pessoas que viveram muito tempo. Sobre o patriarca Abraão, a Bíblia diz que ele era da cidade de Ur, que mais tarde residiu na cidade de Harã e depois na região de Canaã, e que lutou com Quedorlaomer, rei de Elão, e o derrotou. (Gênesis 11:31; 12:5; 14:13-17) Descobertas confirmaram a existência desses lugares e pessoas. A arqueologia também ajudou a esclarecer algumas características das terras e costumes das pessoas relacionadas a Abraão. Visto que essas declarações bíblicas a respeito de Abraão são exatas, por que duvidar que ele viveu 175 anos? — Gênesis 25:7.

Por Que Viveram Mais de 900 Anos?

Para assuntos que envolvem religião, onde geralmente as pessoas já tem suas convicções formadas e refutam muitas vezes com veemência e até violência, qualquer outra tese que não seja a sua, precisamos de explicações não somente lógicas e de fé, mas acima de tudo, algo que possa ser comprovado pela própria bíblia ou outras escrituras sagradas.

Neste ponto não existe resposta simplista, mas sim uma explicação detalhada. Vamos a ela!

A Bíblia diz que Adão e Eva foram criado por Deus, no entanto não diz que Deus foi este, mas detalha Deus criou o homem a sua imagem e semelhança e a mulher da costela de Adão. 


E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:26,27
Logo podemos concluir que Deus tem uma aparecia física e somos sua imagem e semelhança e que Adão e Eva eram serem híbridos do criador (Deus).

Adão, o primeiro homem, foi criado perfeito, e o propósito de Deus era que os humanos vivessem para sempre. Infelizmente, Adão se rebelou contra Deus. Em resultado, ele pecou e se tornou imperfeito.  “Por intermédio de um só homem entrou o pecado no mundo, e a morte por intermédio do pecado, e assim a morte se espalhou a todos os homens, porque todos tinham pecado.” (Romanos 5:12,).

13 Pois o pecado já existia no mundo antes da Lei, mas, quando não há lei, ninguém é acusado de cometer pecados.+ 14 Ainda assim, a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo sobre os que não haviam cometido pecado semelhante à transgressão de Adão, o qual tem similaridade com aquele que viria.+,

Então o que condenou o homem a não viver pra sempre, foi o pecado e a transgressão de Adão, embora que Eva foi quem comeu primeiro do fruto proibido e depois ofereceu a Adão. Então, que transgressão e pecado foi este? 

28 Além disso, Deus os abençoou e Deus lhes disse: “Tenham filhos e tornem-se muitos; encham e dominem a terra;+ tenham domínio+ sobre os peixes do mar, sobre as criaturas voadoras dos céus e sobre toda criatura vivente que se move sobre a terra.Gênesis 1:28

Adão e Eva eram filhos de Deus, criados a sua imagem e semelhança e estavam liberados para terem relações e se reproduzirem, com uma ressalva:


 Gênesis 2:16, 17,  “De toda árvore do jardim podes comer à vontade. Mas, quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não deves comer dela, porque no dia em que dela comeres, positivamente morrerás.”

Qual é a árvore do pecado?

Gên_2:9 E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. 

Nota-se que até aqui tudo está explicado pela própria Bíblia, no entanto,  existem lacunas nesta história que a Bíblia cita mas não explica. "Pois o pecado já existia no mundo antes da Lei".  Qual é o pecado? 

Gênesis 3:1 A serpente+ era o mais cauteloso* (“astuto; ardiloso”) de todos os animais selvagens, que Jeová Deus havia feito. Assim, ela disse à mulher: “Foi isso mesmo que Deus disse, que vocês não devem comer de toda árvore do jardim?”+ 2 Então a mulher disse à serpente: “Podemos comer do fruto das árvores do jardim.+ 3 Mas, sobre o fruto da árvore que está no meio do jardim,+ Deus disse: ‘Não comam dele,* não, nem toquem nele; do contrário, vocês morrerão.’” 4 Então a serpente disse à mulher: “Vocês certamente não morrerão.+ 5 Pois Deus sabe que, no mesmo dia em que comerem dele, seus olhos se abrirão e vocês serão como Deus, sabendo o que é bom e o que é mau.”+

Vamos nos manter fiel a nossa linha de raciocínio focando apenas nas explicações da Bíblia, sem enveredar pelo campo da teogonia ou mitologia.

Quem era a Serpente? 



A serpente+ era o mais cauteloso* de todos os animais selvagens, que Jeová Deus havia feito. 

A serpente foi criada por Deus,  conversou e convenceu Eva a comer do Fruto da Árvore que está no meio do jardim. Como não existe nenhuma comprovação histórica de que um animal fale a língua dos homens, podemos concluir que Deus havia criado algo e por algum motivo,  não queria que Adão e Eva se envolvessem com o que ele mesmo havia criado. 

 No sétimo dia da Criação, Deus criou o homem à sua imagem: E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1:27


Esse é um ponto crucial para entender tudo que aconteceu, porque o resto é apenas consequência. 

O relato bíblico afirma que Deus criou homem e mulher no sétimo dia, ou seja,  no mesmo dia, mas afirma também que criou O HOMEM  e somente o homem a sua imagem e semelhança. Á IMAGEM DE DEUS O CRIOU. HOMEM E MULHER OS CRIOU.

Fica claro que Deus havia criado neste dia uma mulher, mas não há afirmação que a mulher tenha sido a semelhança de Deus. Que criatura seria está então criada por Deus? Uma mulher em forma de serpente ou Eva? Certamente Eva não foi. Não vamos fugir da nossa linha de raciocínio, mas essa mulher primordial é retratada em algumas culturas como sendo Lilith3.

O que fez Deus depois que criou o homem segundo a bíblia? Deus plantou o Jardim do Éden e colocou o homem nele. O Jardim do Éden plantado por Deus era onde também estava a "serpente" criada por Deus. A Bíblia não diz que Deus colocou Adão e Eva no Jardim do Éden, fala tão somente que colocou o homem nele. 

E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado.
Gênesis 2:8.

Para compreender melhor a cronologia dos fatos é preciso entender que o tempo de Deus era diferente do tempo dos homens. Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. 2 Pedro 3:8



Como Nasceu Eva

E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
Gênesis 2:22


Mantendo nosso fiel propósito de buscar explicações apenas na bíblia. Já entedemos que Deus criou Adão do pó a sua imagem e semelhança, mas e Eva, não foi foi feita do pó? Não. Eva foi criada da costela de Adão.


Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. 2 Pedro 3:8
Adão viveu por um tempo sozinho. Certamente a primeira companheira criada para ele no sétimo dia, não foi o que Deus esperava.
Gênesis 2:18-25
Senhor Deus achou que não era bom que o homem vivesse sozinho e decidiu arranjar-lhe uma companheira que vivesse com ele.
Senhor Deus modelou também, com a terra, toda a espécie de animais e de aves e trouxe-os ao homem para ver como lhes chamaria. E pelo nome que lhes deu, ficaram a ser chamados.
Contudo, para si próprio o homem não encontrou uma companheira que lhe conviesse. Então o Senhor Deus fez o homem cair num profundo sono; tomou-lhe um dos lados e tornou a fechar a carne nesse lugar. Dessa costela o Senhor Deus fez uma mulher e trouxe-a ao homem.
“Esta sim!”, exclamou Adão.
“Esta é parte dos meus ossos e da minha carne.
O seu nome será mulher.
Pois foi tirada do homem!”[a]
Assim, o homem deve deixar o pai e a sua mãe, para se unir com a sua mulher, e serão os dois como um só.
Ora acontecia que ambos, o homem e a mulher, estavam nus; mas nenhum deles se sentia envergonhado com isso.

Reparem bem na exclamação de Adão: “Esta sim!” O que deixa claro que antes havia outra,  que por algum motivo,  era não!

A serpente e sua semente

A outra criatura "serpente" criada por Deus, quando criou Adão, também estava no paraíso, mas Deus proibiu Adão de comer do seu fruto.

Gên_2:9 E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. 

Existiam  duas árvores especiais no meio do jardim do éden, a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. O que eram estas árvores?

No meio do jardim Deus colocou a árvore da vida e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Ele deixou o homem comer de todas as árvores que quisesse, exceto a árvore do conhecimento do bem e do mal. Se o homem provasse esse fruto, nesse dia morreria (Gênesis 2:16-17).

Um dia a serpente falou com Eva e lhe disse que não era assim, não morreriam. Deus apenas não queria que eles se tornassem como Ele, conhecendo o bem e o mal (Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. Gênesis 3:4,5
A Bíblia não explica por que Deus criou a árvore do conhecimento do bem e do mal. Mas a Bíblia diz que Deus colocou essa árvore ao lado da árvore da vida (Gênesis 2:9). 



Adão e Eva, querendo ter conhecimento do bem e do mal, comeram o fruto da árvore. Seus olhos se abriram, perceberam que estavam nus e tentaram se cobrir. Quando Deus visitou o jardim, eles tentaram se esconder, por causa da vergonha, e confessaram que tinham comido o fruto da árvore proibida (Gênesis 3:10-12). Como castigo, Adão e Eva foram expulsos do Éden, para não poderem comer o fruto da árvore da vida e viverem para sempre.


Depois que Adão e Eva desobedeceram e comeram o fruto da árvore proibida, Deus os proibiu de comer da árvore da vida. No seu estado de pecado, o homem não pode viver para sempre. Deus expulsou o homem do jardim e guardou o caminho para a árvore da vida com querubins e uma espada em chamas (Gênesis 3:22-24).
Antes de pecarem, Adão e Eva tinham livre acesso à árvore da vida e podiam comer dela quando quisessem. Mas quando pecaram perderam esse direito. Deus tinha avisado que comer da árvore proibida iria trazer morte, por isso não podiam mais comer da árvore da vida. 
Deus havia dito que no dia que Adão e Eva comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal, no mesmo dia morreriam. Adão e Eva comeram e não morreram no mesmo dia, então a "serpente"estava certa?
Não se esqueçam disto, amados: para o Senhor um dia é como mil anos, e mil anos como um dia. 2 Pedro 3:8.
E aqui o divisor de águas da humanidade e aqui o ponto principal. A semente da serpente ficou em Eva e que semente era esta?
Adão e Eva, deu-se com o fruto proibido, interpretado este como a relação sexual que teve Eva com a Serpente, que até então não tinha a forma reptilícia, mas de um quase-humano, que caminhava com os pés. Desta união teria nascido Caim, como filho da Serpente, gêmeo de Abel, este filho de Adão. Caim, desta forma, seria um ser híbrido, levando adiante os genes da serpente quando se uniu às filhas de Adão.

"Gênesis 4:1 - E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu, e teve a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um varão. 2 - E teve mais a seu irmão Abel; e Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi lavrador da terra."
Nota-se claramente que Eva teve Caim e disse sobre Caim: Alcancei do SENHOR um varão. E teve mais a seu irmão Abel. Eva teve dois filhos, Caim e Abel, Gêmeos, mas apenas Caim era filho do SENHOR. Caim era filho da semente da Serpente que Deus havia condenado toda sua descendência. 

No principio era Adão, Eva e seus filhos Abel e Caim. Caim matou abel, e ficaram Adão, Eva e Abel. Caim matou Abel e Deus expulsou Abel para outro lugar da terra e lá conheçeu outra mulher? Como pode existir esta mulher se Adão e Eva foram as primeiras criação de Deus e Caim e Abel seus primeiros filhos?


Citando Aniano, que se baseou no Livro de Enoque, Caim nasceu setenta anos após a expulsão do paraíso, Abel sete  anos após CaimAbel foi morto com cinquenta e três anos e Sete nasceu cem anos depois (pois Adão e Eva passaram cem anos de luto).
E foram os dias de Adão, depois que gerou a Sete, oitocentos anos, e gerou filhos e filhas. Gênesis 5:4. Portanto, Adão morreu com 930 anos. Esta parte já está devidamente esclarecida. 
A Mulher de Caim

Gênesis 4:16 e 17: “Retirou-se Caim da presença do SENHOR e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden. E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho.”

Teria Caim se encontrado com a primeira mulher criada por Deus, quando criou Adão? Se não for ela quem teria sido? Irmã sabemos que não foi, porque depois que Caim matou Abel, Adão e Eva ficaram de luto por 100 anos e somente depois nasceu Sete. Noé é descendente de Sete.

Até aqui a Bíblia explicou tudo, exceto três coisas: Quem era a serpente criada por Deus. Quem era a mulher de Caim e principalmente quem era Deus. a respostas para estas pergunta não está na bíblia, apenas é encontrada no achismo de fanáticos religiosos.  

Deus errou e se arrependeu

E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Gênesis 6:5-7

Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.Gênesis 6:6

Temos aqui uma questão desconcertante, pois Deus sendo perfeito, não poderia errar, pois somente o homem comete pecado, Deus não. No entanto, Deus escolheu Nóe e sua família para salvar. Noé descendente de Sete, filho legitimo de Adão e Eva. A descendência de Caim foi eliminada. 

A resposta por que os serem humanos viviam mais de 900 anos, portanto só pode ser encontrada, quando uma outra pergunta for respondida: Quem era Deus? Essa resposta não está na Bíblia como não está na Bíblia o nome da mulher de Caim e a primeira mulher criada junto com Adão.

Não vamos aqui mudar o nosso foco da bíblia e vamos deixar para outra postagem,  usando as tábuas de Kish,  para explicar a história de Adão e Eva segundo essa descoberta arqueológica e finalmente responder,  de acordo com as escrituras das tábuas de Kish, quem é Deus!
 



 


Nenhum comentário: