quinta-feira, 23 de maio de 2019

Presidente da AGM Paulinho Vai ao Congresso Articular Unificação das Eleições e Prorrogação de Mandatos de Prefeitos e Vereadores


Depois de conquistar notório espaço na politica regional,  liderando os prefeitos do Estado de Goiás como presidente da Associação Goiana dos Municípios(AGM),   o prefeito de Hidrolândia, Paulo Sérgio (Paulinho) , vai conquistando espaço em nível nacional.

Nesta quarta-feira, Paulinho esteve no Congresso Nacional ao lado do presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, articulando para aprovação  da  Proposta de Emenda Constitucional 56/2019 que tem como objetivo unificar as eleições e consequentemente aprovar a prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores até 2022.

Paulinho esteve com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, deputado Felipe Francischini (PSL-PR). E o relator do texto, Valtenir Pereira (MDB-MT). 

De autoria do deputado federal Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), o texto prevê a ampliação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores por mais dois anos, para que, em 2022, o Brasil tenha eleições gerais.



Entenda a proposta

Pelo texto da matéria, os gestores não poderão concorrer à reeleição, mesmo que no modelo atual tenham esse direito. Há uma corrente de congressistas que defende que os mandatos passem a durar cinco anos, a partir do próximo pleito. Com a alteração, os mandatos dos prefeitos e vereadores seriam estendidos e terminariam em 1º de janeiro de 2023, junto com os mandatos de governadores, vice-governadores, deputados federais e deputados estaduais, eleitos em 2018.

Nenhum comentário: