O médium João Teixeira de Faria, que era chamado de  João de Deus, mas alguém que comete os crimes que ele cometeu com tantas mulheres não é digno de ser chamado de João de Deus e está mais para "João do Capeta" se entregou à polícia na tarde deste domingo (16) próximo à Abadiânia, cerca de 90 km de Goiânia. A informação foi confirmada por um de seus advogados, Hélio Braga. O secretário de Segurança do Estado de Goiás, Irapuan Costa Júnior também confirmou a prisão, que é preventiva. 
Desde a semana passada, a Polícia Civil vem realizando negociações com a defesa de João de Deus para que ele se entregue. Os advogados chegaram a marcar uma data para isso, na última sexta-feira, mas não aconteceu. 
Quando se entregou, João estava acompanhado de advogados. Estavam presentes na ação o delegado geral da Polícia Civil, André Fernandes, e o titular da  Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), Valdemir Pereira da Silva, o Branco. 
Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, a operação aconteceu em uma encruzilhada de uma estrada de terra. João deve ser encaminhado para a Deic, que funciona dentro do Complexo de Delegacias, na Cidade Jardim, em Goiânia. 
A Justiça de Goiás determinou a prisão do médium na sexta-feira (14). A Polícia Civil e o Ministério Público criaram forças tarefas para investigar centenas de denúncias de abuso sexual contra o religioso, que começaram a vir à tona depois de reportagem do programa Conversa com Bial, exibida na madrugada do dia 8. 
Desde que o escândalo veio à tona, há uma semana, 335 mulheres entraram em contato com os meios abertos para recebimento de relatos.