quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Saúde Bucal de Hidrolândia é Referência no Estado de Goiás


Prefeito de Hidrolândia Paulinho e secretária de saúde Rosa
Na disputa regional do Prêmio CFO de Saúde Bucal, Hidrolândia ficou em primeiro lugar na categoria dos municípios com até 50.000 habitantes, com 71 pontos, ficando muito a frente da segunda colocada (com 44,5 pontos) - conforme nota publicada pelo CROGO em 29/08/18 - na disputa Regional do Prêmio  CFO de Saúde Bucal.
Os dados mostram que a cidade se destaca em Goiás pela implementação e efetivação de políticas públicas na saúde bucal.


A Comissão de Saúde Bucal do CROGO avaliou os processos recebidos (relatórios e documentos) individualmente, de acordo com os critérios estabelecidos, tais como: categoria, financiamento em saúde, controle social, política municipal de saúde bucal, assistência odontológica básica e especializada, promoção de saúde bucal, vigilância em saúde bucal, desprecarização, remuneração e educação permanente.

A premiação tem por objetivo contemplar os municípios que se destacam pela implementação e efetivação de políticas públicas em saúde bucal. Está dividida em três grupos: o primeiro é destinado a cidades com até 50 mil habitantes; o segundo contempla as que possuem de 50.001 a 300 mil munícipes; e o terceiro, acima de 300.001 mil habitantes.



· Categoria I (Municípios com até 50.000 habitantes)

- Hidrolândia: 71 pontos

- Turvelândia: 44,5 pontos 

- Piracanjuba: 38 pontos

- Posse: 49,5 pontos

- Damolândia: 10 pontos

Este reconhecimento é o reflexo do cuidado que a prefeitura tem com a saúde da população. Hidrolândia conta com 7 equipes de saúde bucal, uma em cada Unidade Básica de Saúde, os postinhos, onde são oferecidos programas de prevenção, restaurações, limpezas e urgências odontológicas.

Semanalmente são realizadas ações extra-consultório em escolas, creches e presídio, além de acompanhamentos diretos no Lar das das crianças Maria de Nazaré e na Casa de Acolhimento ao Idoso.
A prefeitura firmou ainda uma parceria com o Sesc, que disponibilizou este ano a Unidade Móvel OdontoSesc. Do dia 19 de março a 15 de outubro foram atendidas mais de 1.000 pessoas na unidade que ficou estacionada no pátio da Secretaria de Saúde.

O atendimento odontológico na Atenção Básica é garantido a 100% da População hidrolandense. Estão inclusos nesses atendimentos: programas de prevenção, restaurações, limpezas e urgências odontológicas; um profissional exclusivo para realizar, semanalmente, ações extra-consultório, que visam prevenir agravos de saúde bucal, como: escovação supervisionada (inclui o ensino do uso correto do fio dental e de técnica efetiva de escovação) em Escolas, Creches e Presídio; acompanhamento direto da saúde bucal das crianças do Lar Maria de Nazaré, do Lar dos Idosos e do Presídio; palestras de educação em saúde bucal a escolares, mães/pais, professores, pessoas de grupos de risco (gestantes, hipertensos, diabéticos, tabagistas) e desenvolvimento de Campanhas de Prevenção ao Câncer Bucal.

O Centro de Especialidades Odontológicas, nunca esteve em melhor fase: são 8 Cirurgiões-Dentistas, de diversas especialidades e uma Equipe auxiliar ativa, que garante mais de 200 atendimentos por semana. São agendados semanalmente: 56 pacientes para Cirurgia e Estomatologia; 40 para triagem de Prótese; 36 para Endodontia; 28 para Periodontia; 24 pacientes com Necessidades Especiais e crianças de difícil condicionamento; 20 pacientes para fazer Próteses.

Atualmente somente 3 municípios no país conveniados ao projeto Brasil Sorridente do Governo Federal, oferecem gratuitamente implantes dentários. Hidrolândia foi a primeira cidade do estado e do centro-oeste a implementar este serviço. Após um período em que ficou sem o repasse da verba federal, os implantes dentários foram retomados e mais de 700 pessoas já podem exibir seu novo sorriso. O convênio da prefeitura com o Ministério da Saúde garante que, todas as pessoas que colocaram os pinos, receberão os implantes dentários. 


Parabéns, EQUIPE DE SAÚDE BUCAL DE HIDROLÂNDIA. Parabéns SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE. Parabéns PREFEITO PAULINHO!

Nenhum comentário: