terça-feira, 25 de setembro de 2018

O Brasil de Esquerda, Centro e Direita Vai Eleger Bolsonaro Presidente

A eleição presidencial está dividindo o Brasil em três fatias políticas. O PT lidera a esquerda que historicamente sempre teve 30% do eleitorado e só conseguiu eleger um presidente quando fez alianças com partidos do centro. O PSDB e DEM perderam espaço como opositores da esquerda e migraram para o centro ao lado de inúmeros outros partidos, como PMDB, PP e PTB. A novidade nesta eleição é que Jair Bolsonaro se tornou líder da direita no Brasil com o inexpressivo PSL.
Jair Bolsonaro ocupou espaços que antes eram ocupados por PSDB e DEM e lidera a corrida presidencial como líder da direita com cerca de 30% dos votos.

Esquerda 30%, Direita 30% e os demais partidos formam o chamado centrão, que somados detém os outros 40% do eleitorado brasileiro.

Nas últimas eleições PT e PSDB foram os protagonistas das disputas presidenciais. Os escândalos de corrupção destruíram os líderes do PT mas não seus militantes e eleitores fiéis. O militante do PSDB abandonaram o barco com o desgaste de seus líderes, principalmente Aécio Neves. 

Curioso que Lula mesmo condenado e preso, manteve seu eleitorado. Aécio envolvido em corrupção não conseguiu sequer ser candidato a reeleição de senador.

Bolsonaro aproveitou o espaço deixado por PSDB e DEM e assumiu o papel de líder da direita no Brasil.

Com o desgaste, enfraquecimento e esfacelamento dos partidos do centrão, PT e Bolsonaro irão para o 2° turno.

Como Bolsonaro já se posicionou contra alianças para fatiar o governo e contra indicações políticas para a formação de governo, é natural que o PT atraia a maioria dos partidos do centrão, no entanto isso não significa que leve também os eleitores destes partidos.
Dos 40% de eleitores do centrão somente cerca de 10% devem acompanhar seus líderes e 30% irão apoiar Bolsonaro no segundo turno.

Será um embate entre Bolsonaro X Todos Políticos. Neste confronto Bolsonaro pode levar vantagem porque existe um sentimento de revolta e indignação da população contra os políticos. 

Se este cenário se confirmar, Bolsonaro deverá ser eleito presidente do Brasil com cerca de 60% dos votos no segundo turno tendo como principal cabo eleitoral os seus adversários.

3 comentários:

Vm mariano disse...

Será????? Só que não, surpresas estão por vir.

Márcio Antonio disse...

Fora PT, PMDB, PTB, PP E PSDB e outros...mudaram de nome, mas os ratos são os mesmos.

Paulo disse...

Entre Bozonaro e Radard, prefiro devolver o Brasil pros índios, pedir desculpas e ainda pagar indenização por uso indevido...