segunda-feira, 3 de setembro de 2018

Goiás é exemplo para o Brasil”, diz Miriam Leitão sobre 1º lugar no Ideb

Marconi fez a revolução que Zé Eliton avança mais
A economista Miriam Leitão afirmou nesta segunda-feira, na rádio CBN, que Goiás é exemplo para os outros estados em matéria de Educação. E não só porque ficou com o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) divulgado também nesta segunda. Miriam afirma que o bom trabalho já vem de longa data.

“De modo geral, os números mostram que o ensino médio estagnou no Brasil. Mas o importante agora é pegar os bons exemplos de Goiás e Espírito Santo, que têm bom desempenho há algum tempo, e ver do que dá para replicar da experiência deles nos estados que estão mal”, afirma Miriam.

A economista diz que, com base do Ideb, está provado que ter a economia mais forte não garante a estados como São Paulo a supremacia na qualidade do ensino público. Prova disso é que as escolas públicas paulistas caíram no nível e médio. São Paulo ficou na quarta posição, empatado com Rondônia e Ceará (que é a 12ª economia brasileira).

Os líderes do Ideb na rede pública estadual são, por ordem de posição no ranking: Goiás, Espírito Santo e Pernambuco. O Ideb é feito a partir da aplicação de provas de português e matemática a cada dois anos e na análise do que especialistas chamam de “fluxo escolar” (um índice que engloba aprovação, reprovação, abandono e outras variáveis).

No Ensino Médio, a nota alcançada por Goiás foi 4,3, superando a meta projetada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), que era 4,2. Já no Ensino Fundamental II, a média foi 5,2, ou seja, 0,4 a mais que o estipulado (4,8). No Ensino Fundamental I, Goiás apresenta crescimento de um ponto: o Inep apresentou meta de 5,6, mas a rede estadual goiana fez 6,6.

HISTÓRICO DE CRESCIMENTO
Goiás apresenta histórico positivo e de crescimento desde 2007, ano em que o MEC adotou o Ideb para avaliar a qualidade do aprendizado no Brasil e começou a estabelecer curvas de crescimento. No Ensino Fundamental I, as metas foram atingidas cinco vezes consecutivas, tendo iniciado com nota 4,3 e saltado para 6,6, dez anos depois. O mesmo cenário é percebido no Ensino Fundamental II. Nessa modalidade, a rede pública goiana avançou de 3,4, em 2007, para 5,2 no ano passado.

Já no Ensino Médio, as notas acima das metas do Inep começaram a surgir em 2009. De lá para cá, vem superando seus próprios índices, tendo saltado da 16ª posição, em 2011, para a liderança atual. O maior destaque foi em 2013, quando a rede estadual de Goiás alcançou o topo nacional do Ideb, com 3,8 pontos. Já no último ranking divulgado, em 2015, Goiás foi um dos quatro Estados a cumprir as metas estabelecidas para o Ensino Médio.

Nenhum comentário: