quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Brasileiro é Corrupto Por Essência e o Político é Apenas o Retrato Fiel da População

O Brasil é hoje um dos países mais corruptos do mundo? Não! O país não é corrupto, quem pratica corrupção são seus cidadãos e neste ponto, o Brasil é um país onde existem muitas pessoas corruptas que não estão envolvidas com política.

Aqui é comum dizer que os políticos são corruptos, como que se o politico tivesse vindo de outro país, e o restante da população não fosse corrupta.

Para se analisar a qualidade de uma água que existe em uma caixa de água com 5 mil litros,  você não precisa analisar os 5 mil litros, basta tirar apenas um litro de água para analisar e você saberá se a água está ou não contaminada. Assim é na política. Para saber se uma população é ou não corrupta na sua essência, você não precisa analisar todos os cidadãos. Bastam retirar uma amostragem da população e isso é feito através de eleição com o voto popular. 

O politico não é um ser que vem de outro planeta,  ele é um cidadão comum que serve de amostragem para representar as pessoas que o elegeram. Um litro de água é igual a toda água de um caixa.

Uma sociedade honesta não produz político corrupto e uma sociedade corrupta  não produzir um representante honesto.

Um político sozinho não consegue ser corrupto. A corrupção exige a participação de pessoas que não são políticas para acontecer. Neste ponto,  a corrupção está na essência da formação cultural do povo brasileiro, com raras exceções. 

O Brasil está repleto de cidadãos que praticam diariamente pequenas corrupções e esses são os primeiros a usar as redes sociais para criticar os políticos.


Corrupção é sonegar impostos. Comprar mercadorias sem exigir nota fiscal. Cometer infrações no trânsito sabendo que está errado. Levar vantagem. Vender o voto. Votar em troca de benefício pessoal. Saquear carga de caminhão acidentado. Pegar dinheiro de carro forte explodido por bandidos. Tentar uma indicação política para ser atendido em órgão público, furar a fila, comprar produtos piratas., etc. Essas são praticas que demostram claramente desvio de caráter que  faz germinar a semente da corrupção.

A corrupção no Brasil está disseminada em todos os setores da sociedade porque ela é epidêmica e quem carrega e transmite o vírus da corrupção,  são as pessoas.

A corrupção endêmica que se instalou na população brasileira provoca uma curiosa inversão de valores, onde quem está errado,  acha-se no direito de condenar quem está fazendo a coisa certa. Um exemplo claro é a pessoa que é parada em uma blitz no trânsito e tem o seu carro apreendido porque não cumpriu com sua obrigação de pagar o IPVA e logo em seguida,  vem para as redes sociais atacar os políticos pela realização das blitzes, como se o errado fosse quem está fiscalizando e não quem deixa de cumprir com suas obrigações. Este tipo de pessoa é corrupta na sua essência e se acha no direito de transitar livremente com os documentos do carro atrasado e afirma com convicção que errado é o policial que em cumprimento da lei, apreende o carro irregular. 

Esse é apenas um exemplo, entre outros tantos,  que mostra que a raiz do problema da corrupção não está no politico,  mas sim no povo brasileiro de um modo em geral, repito com raríssimas  excessões.

5 comentários:

Anônimo disse...

Vc entede bem de ser corrupto..

Paulo disse...

Seu patrão é o único político honesto. Tenho certeza...

Unknown disse...

Concordo plenamente. Falou pouco mais falou tudo.

Unknown disse...

De corrupto vc entende Marconi que odiga

Anônimo disse...

Falou com propriedade e conhecimento de causa