terça-feira, 10 de julho de 2018

TRE-GO Multa SERPES Por Pesquisa Irregular Conforme Denunciou o Blog do Cleuber Carlos


O TRE-GO multou o SERPES porque o instituto desrespeitou prazos determinados pelo TSE e ainda anulou parte do levantamento, deixando todos os percentuais sob suspeição, conforme denunciou com exclusividade o blog do Cleuber Carlos

Em decisão assinada nesta terça-feira (10) pelo juiz José Proto de Oliveira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) multou em R$ 69 mil o Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda. por irregularidades em pesquisa divulgada no dia 10 de junho no jornal O Popular.


O magistrado acatou representação eleitoral protocolada pelo MDB que questionou a data de divulgação da pesquisa fora do prazo permitido por lei: são necessários, no mínimo, cinco dias para publicação após o devido registro no TRE, conforme Resolução 23.549/2017 do TSE.


Além disso, a própria Serpes resolveu anular os levantamentos detalhados de primeiro e segundo votos na disputa ao Senado em Goiás. A pesquisa teria incorrido em erro ao não computar o segundo voto de senador para Demóstenes Torres (PTB), Luana Baldy e Agenor Mariano (MDB), além de dividir por dois os votos dos senadores, quando na verdade deveria somar.



Nenhum comentário: