sexta-feira, 13 de julho de 2018

*Ibope confirma tendência de crescimento de José Eliton e queda de Caiado*

_► Segundo levantamento, governador tem 11% das intenções de votos, mantendo viés de crescimento registrado em levantamentos anteriores_
Rodada da pesquisa Ibope sobre a disputa para o Governo de Goiás realizada entre os dias 7 e 10 de julho confirma tendência de crescimento da candidatura do governador José Eliton (PSDB) verificada em levantamentos de outros institutos. O tucano tem 11% das intenções de votos. A pesquisa, realizada a pedido da Associação Pró-Desenvolvimento Industrial do Estado de Goiás (Adial), confirma ainda a tendência de queda do senador Ronaldo Caiado (DEM), que aparece com 37%.

Na comparação com a pesquisa Serpes/O Popular divulgada em 10 dez de junho, Caiado caiu (ele tinha 38%) e José Eliton, que aparecia com 10% das intenções de votos, cresceu na preferência do eleitorado. O levantamento de abril mostrava o senador com 39,7% das intenções, enquanto o governador aparecia com 6,9%. Na rodada da pesquisa Ibope, o candidato do MDB, Daniel Vilela, aparece com 10% das intenções.

A pré-candidata do PT, Katia Maria, aparece com 4% das intenções de voto, enquanto Edson Braz (REDE) e Weslei Garcia (PSOL) têm 1%, cada um. Aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 27%, ao passo que 9% estão indecisos ou preferem não responder. A pesquisa espontânea mostra, ao mesmo tempo, que é grande o porcentual de eleitores ainda indecisos: 43% afirmam não saber ou não responderam em quem vão votar.

Na espontânea, Caiado aparece com 17%, segundo o Ibope. José Eliton tem 4% das intenções e o ex-governador Marconi Perillo é citado por 3%. Daniel Vilela aparece com 2% das intenções de voto e os demais nomes citados pelos eleitores têm 1% cada: Kátia Maria, Weslei Garcia e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende. Os eleitores que afirmam que votariam em branco ou nulo somam 29% dos eleitores da espontânea. O Ibope entrevistou 812 eleitores em todo o Estado. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Outros levantamentos mostram a tendência de crescimento de José Eliton e de queda de Caiado. Pesquisa divulgada no dia 29 de junho pela TV Record mostra que o senador Ronaldo Caiado (DEM) caiu 12,3 pontos percentuais na comparação com o levantamento anterior, divulgado em dezembro ano passado. O deputado federal Daniel Vilela (MDB) perdeu 10,8 pontos. O único a crescer foi o governador José Eliton (PSDB), que subiu 2,4 pontos.

Na pesquisa desta sexta, Caiado lidera com 37%. Na segunda colocação, Eliton registra 15%. Daniel é o terceiro colocado com 5%. A pedagoga Kátia Maria dos Santos (PT) cravou 3% e o professor Weslei Garcia (Psol) 1%. Votos brancos e nulos somam 21%. Indecisos representam 19%. O estudo foi realizado pela empresa Real Time Big Data Gestão de Dados Ltda, sediada em São Paulo, entre nos dias 26 e 27 de junho. Foram entrevistados 1.206 eleitores.

Nenhum comentário: