terça-feira, 5 de junho de 2018

Élly Lisboa: Estudante da UNB Comete Suicídio Dentro da Universidade

Uma estudante da Universidade de Brasília (UnB) se jogou de uma altura de 15m da caixa d’água do Bloco de Salas (BSA) do campus Darcy Ribeiro, na Asa Norte. Em decorrência do episódio, a reitoria suspendeu as aulas que seriam realizadas no prédio nesta segunda-feira (4/6). O local foi isolado pela Polícia Civil. A instituição lamentou o ocorrido e decretou luto oficial de três dias nesta terça (5).

Testemunhas disseram  que militares do Corpo de Bombeiros tentaram negociar com a vítima, sem sucesso. De acordo com relatos, a jovem chegou a ser encaminhada ainda com vida ao Instituto Hospital de Base (IHB), mas não resistiu aos ferimentos. A morte foi confirmada pela UnB.
No Facebook, a estudante chegou a manifestar, por diversas vezes, o desejo de tirar a própria vida. Uma das postagens mais recentes trazia um tom de despedida. Na publicação, a jovem disse: “Parabéns para vocês que ficam. Só os fortes sobrevivem aqui. Se sintam vitoriosos todos os dias”.
Em outra, a estudante destacou: “Você não vai se encontrar na universidade. Você não vai finalmente ter amigos. Seu vazio não vai embora. Tudo vai ser igual, vai ser o mesmo, só que em outro ambiente e com outras obrigações. Você pode ir pro Japão, que nada vai mudar. Não tem como fugir de você mesma”.

Coletiva Caliandra
Nota

Nós da Coletiva Caliandra gostaríamos de prestar a nossa solidariedade e desejar forças a família de Elly (Leticia Silva Lisboa). Perdemos uma de nós, uma mulher que lutava pelos direitos das mulheres dentro da UnB, através do Coletivo Afetadas. 
O caso de Elly traz à tona um assunto muito importante e que não é falado na nossa sociedade. O caso dela nos lembra o como a universidade negligencia a saúde mental de seus alunos e como também a sociedade o faz. 
Precisamos falar sobre suicídio:
Suicídio é segundo M.R. Phillips e H.G. Cheng a principal causa de morte entre garotas de15 a 19 anos. Já entre os homens, o suicídio fica em terceiro lugar, após os acidentes de trânsito e a violência urbana.
Segundo a Organização Mundial da saúde uma pessoa se suicida a cada 40 segundos. As causas mais comuns estão ligadas a transtornos mentais como: Depressão, ansiedade, transtorno de bipolaridade, esquizofrenia, uso abusivo de álcool e drogas
Vamos falar sobre depressão
Depressão: A depressão é caracterizada por sentimento de tristeza e vazio, perda ou diminuição de interesse e prazer pela vida, além de sintomas físicos, como fadiga, falta de energia, dores entre outros. As razões são as mais variadas, indo de fatores biológicos e psicológicos, algumas vezes sem um motivo evidente e atinge pessoas de qualquer idade.
Uma Pesquisa realizada nos EUA aponta que pelo menos 20% dos estudantes universitários tem depressão ou ansiedade. Além das pressões do meio acadêmico, o uso excessivo de redes sociais, a falta de qualidade do sono e a mudança repentina de ambiente também estão entre os fatores causadores da doença.
A pressão também é um problema na vida dos universitários. Uma pesquisa feita com 374 estudantes de uma universidade americana analisou o grau de preocupação dos jovens com aspectos como estudos, família e finanças. O resultado indicou que as pressões acadêmicas eram a maior causa de estresse, ansiedade e depressão.
Um problema que afeta tanto os estudante não deve ser ignorado, o momento de falarmos sobre isso já passou, porém devemos começar agora para que outras não venham a sofrer o que Elly sofreu, que outras não cheguem ao ponto de angústia e desespero onde suas vidas não sejam mais importantes.

3 comentários:

Ann Mary disse...

Ela já estava pedindo ajuda nas redes sociais .

Ann Mary disse...

Muito triste. Lamentável.Muita força para a família.

Anônimo disse...

Ela era a aluna da minha professora