quinta-feira, 19 de abril de 2018

Governador Lança Circuito Gastronômico do Estado de Goiás

Governador destaca o título de primeiro lugar que o Estado ocupa na lista dos maiores festivais gastronômicos do país

Reforça o compromisso de continuar as políticas que vêm dando certo em Goiás

O governador José Eliton lançou, nesta quinta-feira (19), no Palácio das Esmeraldas, o Circuito Gastronômico de Goiás e o 2º Festival Gastronômico de Terezópolis “Terê Oxente”. Ele estava acompanhado da primeira-dama e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Fabrina Müller Figuerêdo, que é madrinha do Circuito Gastronômico de Goiás. Quinze prefeitos participaram da cerimônia.
“Essa solenidade é importante para a gastronomia, para a cultura, para a economia, para Goiás e para os goianos. Daremos continuidade às ações que projetaram esse Estado como referencial no país”, afirmou o governador, reforçando os três principais compromissos assumidos por ele no dia em que tomou posse como governador.
“Consolidar as conquistas, manter o que é importante e alterar o que for necessário, sem olhar para o retrovisor”, acrescentou o governador, que também destacou a primeira colocação nacional do Circuito Gastronômico de Goiás.
O presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia, disse que, além de ser o Estado que mais cresceu no setor de Turismo no Brasil, Goiás conquistou o primeiro lugar na lista dos maiores festivais do país graças aos investimentos em infraestrutura, cadeia produtiva e projetos realizados pelo governo estadual.
“Não fossem a atenção, os programas e todo o investimento do governo do Estado, não teríamos esse título”, afirmou Leandro, que também destacou o perfil e o preparo do governador José Eliton.
“Temos um governador inteligente, preparado, que já mostrou sua competência em várias pastas e que passou por uma prova de fogo, mas, nem por isso, deixou de abrir seu coração e de se dedicar aos goianos”, frisou o diretor da Goiás Turismo.
Prefeito de Terezópolis, Francisco Júnior disse que só foi possível realizar a segunda edição do festival graças ao apoio do governo do Estado. “Ainda mais com essa qualidade e tamanho. Sem o apoio do governo, não teríamos condições”, afirmou.
A prefeita da Cidade de Goiás, Selma Bastos, agradeceu a José Eliton pela continuidade dos trabalhos iniciados pelo governador Marconi Perillo. “Mais que gratidão tenho admiração pelo governador José Eliton, pela sua competência, inteligência, lealdade e simplicidade. Ele conhece os 246 municípios goianos e a realidade de cada um. Não tenho dúvida de que fará um grande governo agora e nos próximos anos”, afirmou.
Participaram do evento os prefeitos dos 15 municípios que compõem o circuito, entre eles, os de Nova Veneza, Quirinópolis e Trindade.
 Circuito em Goiás - O Circuito Gastronômico foi criado pela Goiás Turismo em 2014 para valorizar a cozinha goiana de raiz, unindo festivais que já existiam e criando novos festivais nos municípios que têm vocação para atividades nessa área. É o maior Circuito Gastronômico do País que, neste ano, engloba 15 municípios, sendo que, em nove deles, é promovido pela Goiás Turismo. Nas seis outras cidades, o Governo de Goiás se faz presente apoiando a realização dos festivais.
 Festival “Terê Oxente” - O Festival Gastronômico de Terezópolis está na sua segunda edição e tem como tema o Nordeste brasileiro em razão da grande parte dos moradores ser de origem nordestina ou descendente. O cardápio apresenta pratos típicos como dobradinha, chambaril, bobó de camarão, tapioca e muitos outros. Também não faltam requeijão quentinho, doces, queijos, rapadura e outras delícias vendidas nas famosas barracas de Terezópolis, à beira da rodovia.
 Madrinha - A primeira-dama Fabrina Müller Figuerêdo é a madrinha do Circuito Gastronômico de Goiás. Formada em Direito, ela é estudante de Gastronomia, uma de suas paixões. “Me sinto muito honrada de amadrinhar esse grande evento. Parabenizo os prefeitos, porque, além de oferecer uma boa comida, eles estão disseminando a cultura em Goiás”, declarou.

Nenhum comentário: