sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Delação de Ex-Governador do Mato Grosso Pode Derrubar Ministro da Agricultura Blairo Maggi e Atingir Poder Judiciário

A delação premiada do ex-governador de Mato Grosso Silval Barbosa deve atingir em cheio a Assembleia Legislativa do Mato Grosso e até o ex-governador e atual ministro da Agricultura Blairo Maggi (PP). Vai sobrar também para o Poder Judiciário e para o Tribunal de Contas do Estado (TCE).
O ex-governador vai devolver R$ 250 milhões aos cofres públicos.

Silval Barbosa foi vice-governador de Blairo Maggi e eleito governador com apoio dele, que hoje é senador licenciado e ocupa o Ministério da Agricultura (Mapa). Certamente Silval conhece detalhes da gestão de Maggi e da participação de deputados em acordos com o governo do Estado. Esta delação tem todos os ingredientes para causar forte abalo nos planos Blairo Maggi para 2018

Silval foi preso no dia 15 de setembro de 2015, na primeira fase da operação Sodoma, que constatou irregularidades na concessão de benefícios fiscais por meio do programa Prodeic. A soltura dele foi determinada pela juíza Selma Arruda, da 7ª Vara Criminal, a mesma que havia determinado a prisão. 


No pedido de soltura, o ex-governador alegou que ele e a família têm sido pressionados em razão de rumores de que estaria fechando acordo de delação premiada e que estava se sentindo inseguro dentro do Centro de Custódia de Cuiabá, onde estava preso, porque pessoas que são investigadas pelos mesmos crimes que ele encontram-se presas no local também. 


Silval confessou, em depoimento prestado à Delegacia Fazendária no dia 1º de junho, que desviou dinheiro público, com ajuda do filho, de ex-secretários, e outras pessoas. Um dos motivos para o crime seria o pagamento de dívida de campanha. 


Além de Silval, o ex-chefe de gabinete dele, Silvio César Correa de Araújo, também teve prisão domiciliar decretada pela juíza. Ele ofereceu como garantia um imóvel avaliado em R$ 472,9 mil. O imóvel fica no bairro Rodoviária Parque Cuiabá, na capital, na mesma rua de um dos imóveis dados como garantia pelo ex-governador à Justiça.


O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal, disse ontem, ao chegar para sessão da corte, que ainda não homologou delação premiada do ex-governador do mato Grosso Silval Barbosa. Ainda assim, ele revelou que é um conteúdo que vai gerar a segunda maior operação do país, após a Lava Jato.

“Ele trouxe material, mas ela (a delação) não foi homologada ainda”, detalhou Fux. E concluiu: “É monstruosa”.

O esquema envolveria uma rede de corrupção ligada à concessão de incentivos fiscais.

Nenhum comentário: