segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Alerta de Tsunami no Uruguai e no Brasil é Boato

Se você mora nas proximidades do litoral, ou então na região sul do Brasil, muito provavelmente deve ter recebido mensagens nas suas redes sociais, especialmente no WhatsApp sobre um possível tsunami aqui no Brasil.
Tivemos recuo do mar no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul (praias do Chuí e Tramandaí) e Santa Catarina, principalmente nas localidades de Itajaí, Porto Belo e Balneário Camburiu. Leia mais sobre o recuo do mar aqui neste artigo. Em resumo, o que preocupa as pessoas é que normalmente, antes de acontecer um tsunami, o mar recua. Mas afinal até onde é verdade isso aí?

Perigo de Tsunami no Brasil? Boatos se espalham nas redes sociais

Além do fenômeno da maré seca em algumas localidades como na costa catarinense, que já preocupa os moradores com um suposto alerta de tsunami, se não bastasse isso, algumas pessoas estão disseminando boatos pelas redes sociais, deixando os brasileiros ainda mais preocupados.
De acordo com a Defesa Civil Estadual Catarinense, há uma explicação para a maré seca:
“Como a Terra gira em torno de si mesma, essas águas são desviadas para a esquerda do vento no hemisfério sul, fazendo com que o mar literalmente recue, causando maré seca nas praias, principalmente nos horários de maré astronômica baixa. Com o avanço da frente fria, esse padrão muda completamente ao longo do dia.”

E a zoeira pelas redes sociais não para.

Desde o final da semana passada, circulam imagens da cidade de Punta Del Leste (Uruguai) no Facebook e WhatsApp, mostrando que o mar recuou no país vizinho, e que há um risco de tsunami no Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Veja um dos textos e um vídeo que circulam nas redes sociais:

“O mar recuou quase 4 metros de maré na costa do Uruguai. A barra do Chuí quase atravessa a pé. Falam em risco de tsunami quando o mar voltar. Todos em alerta! O mar recuou de maneira única nunca vista, meu Deus misericórdia!!!!”

Antes de vir para o Brasil, o boato circulou lá no Uruguai, e o Jornal El Observador afirma que não há riscos de tsunami. O Jornal El Pais também tranquilizou os seus leitores.
Além disso, Institutos de Meteorologia emitiram informações a respeito do recuo do mar. Além dos estados do sul do Brasil, poderão ocorrer ressacas nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Poderão ocorrer ondas grandes, mas nada de tsunami gigante. O mar recuando, não necessariamente quer dizer que seja um tsunami. Se fosse isso, seria por apenas algumas horas antes, e não é o que está acontecendo.
Se quiser, confira o site Painel Global tempo real, que mostra o monitoramento da terra em tempo real, e fique mais tranquilo.
Resumindo, não há nenhum risco de tsunami, e o recuo do mar foi causado por ventos que vieram do norte em direção ao sul. Precisamos ler com muita cautela os conteúdos compartilhados nas redes sociais, bem como as fotos e vídeos que circulam pelo WhatsApp.

Nenhum comentário: