terça-feira, 25 de julho de 2017

Marconi Agradece, Emocionado, À Receptividade e Ao Carinho da População da Cidade de Goiás

  Cidade de Goiás, 25 de julho de 2017 - O governador Marconi Perillo agradeceu emocionado à população da Cidade de Goiás pelo "carinho" e pela "imensa receptividade" com que o recebeu, pela 14a. vez, para a Instalação dos Três Poderes do Estado na solenidade que marcou, nesta terça-feira, 25, a transferência da Capital. “Obrigado à população de Goiás, que sempre me recebeu com o pastelzinho, o bolo de arroz, o suco de cajazinho”, disse, com voz embargada, ao lembrar que esta é a última vez em que preside a solenidade durante seu quarto mandato.

  Marconi instalou os Três Poderes e comandou a entrega da Ordem do Mérito Anhanguera para ministros, governadores, embaixadores, presidentes de poderes, prefeitos, profissionais de diversas áreas, lideranças classistas, empresariais e religiosas. Com a entrega da Comenda, concedida a autoridades e cidadãos com relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás em todas as áreas e correntes políticas, a transferência da capital teve caráter republicano e apartidário (Confira a relação dos homenageados com a Comenda Grã Cruz). 

  Participaram da solenidade os presidentes da Assembleia Legislativa, José Vitti, e do Tribunal de Justiça, Gilberto Marques, o procurador-geral de Justiça, Benedito Torres, secretários, presidentes de empresas, autarquias e agências do Governo de Goiás. Receberam a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera Grau Grã Cruz os ministros da Cultura, João Batista de Andrade; dos Direitos Humanos, Luislinda Dias De Valois Santos, da Saúde, Ricardo José Magalhães Barros; e os governadores José Renan Calheiros Filho (AL), Reinaldo Azambuja Silva (MS), Fernando Pimentel (MG), Rodrigo Sobral Rollemberg (DF), José Wellington Barroso De Araújo Dias (PI) e Maria Suely Campos (RR).

  O governador iniciou suas palavras dizendo que o Brasil e mundo abraçam a cidade de Goiás, no dia que ela completa 290 anos. “Parabéns ao povo de Vila Boa. O nosso profundo reconhecimento a tantas gerações de vilaboenses, que ao longo desses quase 300 anos, souberam manter vivas as nossas tradições”.

  Marconi saudou cada uma das autoridades homenageadas, citando-as nominalmente, e, fez um agradecimento especial à prefeita Selma Bastos, (PT), pelas parcerias com o governo do Estado. “É possível mudar o País se formos mais tolerantes e buscarmos mais objetivos comuns”, assinalou, destacando que em Goiás prevalece o “republicanismo”. “Se pensarmos assim vamos conseguir superar as crises moral, econômica, ética”.

  O governador lembrou que Goiás é um dos 12 sítios arquitetônicos declarados Patrimônio Mundial pela Unesco. Também destacou que, conforme disse ontem a presidente do Iphan, de todos os sítios históricos do Brasil, Goiás é o mais especial deles. Marconi lembrou vultos da memória de Goiás – Cora Coralina, Goiandira Couto , Veiga Valle – para enfatizar a importância de Goiás para o Brasil e para o mundo.

  Marconi se emocionou ao lembrar que a data de hoje é a mais emocionante das 14 transferência que participou, porque é a última na condição de governador de Estado. “Obrigado à população de Goiás, que sempre me recebeu com o pastelzinho, o bolo de arroz, o suco de cajazinho”, disse, com voz embargada.

  Depois de entregar pessoalmente as comendas oficiais, com destaque para a Ordem do Mérito do Anhanguera Grã Cruz 2017, em solenidade do pátio do Largo do Mercado Municipal, Marconi homenageou os agraciados com um coquetel em frente ao Palácio Conde dos Arcos.

Nenhum comentário: