sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

José Eliton assina permanência de cooperação entre Goiás e província de Gansu, na China


Ao renovar parceria, vice-governador destaca que estado e território chinês vão aprofundar relações econômicas e comerciais, em especial intercâmbios de funcionários e técnicos, agricultura e criação animal, que possuem interesses em comum e beneficiam o crescimento bilateral

O vice-governador José Eliton assinou documento que renova o acordo de amizade, cooperação e prosperidade entre o Estado de Goiás e a província de Gansu, na China. O ato ocorreu durante almoço oferecido à delegação do país asiático, no Palácio das Esmeraldas, ocasião em que o presidente do Comitê da Província de Gansu, na China, Feng Jianshen, ressaltou a importância da parceria. 

Ao assinar a renovação do acordo com os chineses na quarta-feira (15/02), Eliton ressaltou que, com a permanência da parceria, Goiás e a província de Gansu tendem a aprofundar as relações econômicas e comerciais, particularmente em intercâmbios de funcionários e técnicos, agricultura e criação animal, que possuem interesses em comum e mútuos, e beneficiam o crescimento bilateral social e econômico.

O acordo de estados-irmãos foi firmado pelo governador Marconi Perillo em 8 de abril de 2005, ou seja, há 12 anos Goiás e a província desenvolvem cooperação e intercâmbio na formação de pessoal, treinamento, cultura, economia e comercio. Por meio do acordo, Goiás e Gansu oferecem oportunidades favoráveis pela implementação da iniciativa do “one belt and one road” (uma faixa e uma estrada), em um esforço de desenvolver novos laços empresariais e avançar em aspectos de cooperação.

Durante o encontro, Eliton transmitiu um abraço do governador Marconi Perillo aos chineses e relatou que toda a estrutura do governo de Goiás necessária ao cumprimento da agenda da delegação estará à disposição. Ontem pela manhã os chineses visitaram uma fazenda especializada em gado de corte no município de Nerópolis, a convite da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg).
Na parte da tarde, após o almoço no Palácio das Esmeraldas, foi realizada uma reunião na sede da Federação das indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e, posteriormente, um encontro no Instituto Federal Goiano (IFG), com a participação de membros da Rede Goiana de Educação Internacional, e, por último, uma visita guiada à sede do Goiás Esporte Clube.

A comitiva goiana responsável por dar as boas-vindas e acompanhar os chineses é chefiada pelo secretário de Assuntos Internacionais do Governo de Goiás, Isanulfo de Abreu Cordeiro. Também integram o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Maronezi, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira, os superintendentes de Comércio Exterior, William O'Dwyer, e de Agricultura, Antônio Flávio Camilo de Lima.


Como o acordo de cooperação entre Goiás e Gansu prevê parcerias também na área acadêmica, o encontro contou com a presença do reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), professor Haroldo Reimer, que também é coordenador da Rede Goiana de Educação Internacional, além dos presidentes da Fieg, Pedro Alves de Oliveira, e da Faeg, José Mário Schreiner.

LEGENDA PARA FOTOS: ANDRÉ SADDI

Nenhum comentário: