quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Diretor-Presidente da Samarco é Ouvido Pelo Ministério Público Federal

Diretor-presidente da Samarco é ouvido pelo Ministério Público Federal
Ricardo Vescovi e representantes da Vale e BHP falaram aos procuradores.
De acordo com MPF, foram coletadas informações para as investigações.

Diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi
(Foto: Divulgação)
O diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi, foi ouvido nesta quarta-feira (25), em Belo Horizonte, pelos sete procuradores que fazem parte da força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF) que investiga o rompimento da Barragem de Fundão da mineradora Samarco, cujos donos são a Vale e a BHP. Além de Vescovi, um diretor da Vale e advogados que representam a BHP também falaram aos procuradores.

De acordo com a assessoria de imprensa do MPF, foram coletados esclarecimentos e informações para serem anexadas às investigações. Contudo, a assessoria não divulgou o conteúdo do que foi dito. Ainda segundo a assessoria, a reunião começou às 16h30 e terminou por volta das 19h.

Nesta quinta-feira (26) um corpo foi localizado perto do distrito Ponte do Gama, em Mariana, de acordo com os bombeiros. A localidade é uma das atingidas pelo rompimento da barragem. Após a tragédia, este é o 13º corpo resgatado pelas equipes de buscas em regiões afetadas pela lama. Do total, oito foram identificados e são oficialmente considerados vítimas do desastre.

Além deste último corpo encontrado, outros quatro aguardam identificação e, somente após este procedimento, podem vir a ser relacionados à tragédia, segundo a Polícia Civil.

A Barragem de Fundão pertence à mineradora Samarco que se rompeu no dia 5 de novembro, liberando mais de 35 milhões de m³ de rejeitos na região. O "mar de lama" destruiu o distrito de Bento Rodrigues, afetando também Águas Claras, Ponte do Gama, Paracatu e Pedras, em Mariana, além das cidades de Barra Longa e Rio Doce.

Os rejeitos também atingiram dezenas de cidades na Região Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, contaminando o Rio Doce. Após a tragédia, o número oficial de desaparecidos é de 11 pessoas.

A Samarco ainda não explicou o que provocou o rompimento da barragem de Fundão. As causas e a responsabilidade pelo ocorrido são investigadas em inquérito da Polícia Civil. Até a tarde desta quarta-feira (25), 12 pessoas – entre técnicos da mineradora, vítimas e testemunhas – haviam sido ouvidas. Outros dez depoimentos estavam previstos para esta semana. A Polícia Federal também abriu investigação e apura o dano ambiental que atingiu o Rio Doce, que banha Minas Gerais e o Espírito Santo.

Nenhum comentário: