segunda-feira, 13 de julho de 2015

Para Danilo Gentili e Romeu Tuma Jr., Jornalista Paulinho Está Preso Por “Crime de Opinião”

Danilo Gentili Se Posicionou Contra a Prisão
Apresentador do SBT, Danilo Gentili se posicionou publicamente contra a prisão do jornalista Paulo Cezar de Andrade Prado, editor do Blog do Paulinho. Em seu perfil no Twitter, o comediante afirmou que o profissional da imprensa está detido por ter cometido “crime de opinião”. O post do humorista foi publicado na tarde de quarta-feira, 8, e foi endossado pelo advogado e ex-secretário nacional de Justiça, Romeu Tuma Jr.

Na página que mantém no Facebook, Tuma Jr. ressaltou que Paulinho do Blog é mantido em regime fechado, apesar de ter sido condenado - por difamação, conforme decisão judicial de outubro de 2014 - a pouco 5 meses de prisão no sistema semiaberto. Com o caso envolvendo o blogueiro, o advogado ironizou o ponto de vista de alguns opositores à redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. “Ué, não faltam vagas?”, questionou, em texto publicado nesta quinta-feira, 9.
Conhecido por comandar o Blog do Paulinho, jornalista está preso 
desde a última segunda-feira (Imagem: Reprodução/TV Cultura)

“Não é razoável, sequer é legal, que num país envergonhado com a criminalidade desenfreada em todos os níveis e de todos os tipos, onde a superlotação carcerária serve de 'justificativa' barata para se propor descriminalização de inúmeros tipos penais, além de discurso irracional para não criminalização dos 'di menores', manter-se preso em regime fechado um jornalista condenado em regime semiaberto, e por crime de opinião”, criticou Tuma Jr.

A prisão
Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove), Paulo Cezar de Andrade Prado foi preso em São Paulo na segunda-feira, 6, quando foi levado para o 34º Distrito Policial da capital paulista, na Vila Sônia. Posteriormente, foi encaminhado para o 31º DP (Vila Carrão), onde segue detido. Dois dias após a prisão, o pedido de habeas corpus impetrado pela defesa do blogueiro foi rejeitado pela Justiça paulista, conforme noticiou o Futebol Interior, site que inúmeras vezes foi criticado pelo Blog do Paulinho.


Nenhum comentário: