segunda-feira, 22 de junho de 2015

Blogueira Danila Guimarães é Vítima de Crime Contra a Honra ao Ter Fotos Vazadas em Redes Sociais

 A Blogueira Danila Guimarães foi vítima de crime de internet ao ter fotos vazadas com ela e amigas fazendo topless.

 A blogueira é a única que aparece com os seios a mostra. A foto ao lado foi editada para não expor ainda mais Danila Guimarães. As fotos são antigas e tem o claro objetivo de constranger e denigrir a imagem da blogueira que é figura pública, casada com Serginho Rassi, filho do presidente do Goiás Esporte clube, Sérgio Rassi,  de família tradicional de Goiás.

Assim que as fotos começaram circular pelo WhatsApp, o 1º a dar apoio a Danila foi o esposo Serginho Rassi.

Danila também recebeu apoio de familiares e amigos. Ela está em Nova York com o esposo e assim que retornar a Goiânia deverá registrar boletim de ocorrência para que o autor do vazamento das imagens seja devidamente identificado e punido de acordo com a lei.

A divulgação de fotos íntimas sem autorização é crime tipificado na Lei Carolina Dieckmann",  Lei nº 12.737/2012 que prevê crimes como a violação do mecanismo de segurança de um internauta com o fim de adulterar ou destruir dados ou informações. A pena estabelecida para este caso é de detenção de três meses a um ano e multa.

De acordo a lei, se a invasão resultar na obtenção de conteúdo privado, segredos comerciais e industriais ou informações sigilosas a pena prevista passa a ser de seis meses a dois anos de reclusão, mais multa.

Este tipo de ação é o chamado cyberbullying que tem por objetivo expor e constranger pessoas, não apenas a divulgação, mas o compartilhamento não autorizado pode gerar punições. A vítima pode processar, penal e civilmente, quem colaborar com a propagação de fotos ou vídeos que geram o chamado "crime contra a honra".

Nenhum comentário: