terça-feira, 5 de maio de 2015

Jornalista Será Chefe de Delegação da Seleção Brasileira na Copa América


O empresário, jornalista e apresentador de TV João Dória Jr. será o chefe de delegação da seleção brasileira na Copa América do Chile, que será disputada de 11 de junho a 4 de julho.

A escolha foi feita pessoalmente pelo presidente recém-empossado da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Marco Polo Del Nero, que assumiu em 16 de abril – é o primeiro chefe de delegação que ele designa.

João Dória Jr., 57, é amigo de longa data de Marco Polo e gosta de futebol. Torcedor do Santos, já conseguiu camisa autografada do atacante Neymar, que estará na Copa América, para seu programa, O Aprendiz, da TV Record.

Ele é fundador e presidente do Lide – Grupo de Líderes Empresariais e amigo do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, apoiou nos últimos anos candidatos do PSDB nas eleições.

Atualmente, a CBF está em crise com o governo federal, comandado pelo PT, por causa da Medida Provisória que prevê contrapartidas dos clubes para receber refinanciamento das dívidas fiscais – a entidade é contra diversos pontos da MP.

O cargo, que serve praticamente para representar a CBF e a seleção em eventos que acontecerão durante o torneio no Chile – como, por exemplo, o sorteio das cores do uniforme que serão usados pela equipe – normalmente é reservado a cartolas de federações estaduais ou de clubes.

Na Copa do Mundo de 2014 o chefe de delegação foi Vilson Ribeiro de Andrade, então presidente do Coritiba e que comandava, para a CBF, uma comissão de clubes para estudar mudanças no calendário e outros pontos questionados pelo Bom Senso FC.

Em 2010, no Mundial da África do Sul, quem chefiou a delegação foi Andrés Sanchez, que presidia o Corinthians e, na época, era um dos principais aliados do então chefão da CBF, Ricardo Teixeira.

Na Copa América de 2011, a última, disputada na Argentina, não houve chefe de delegação – Ricardo Teixeira, que deixaria o cargo em 2012 em meio a denúncias de corrupção na Fifa, representava a CBF nos eventos

Nenhum comentário: