quarta-feira, 27 de maio de 2015

FBI Prende Dirigentes da FIFA Acusados de Corrupção, Entre Eles Ex- Presidente da CBF

O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin e mais oito autoridades do futebol mundial, incluindo dois atuais vice-presidentes da Fifa, além de cinco executivos de marketing esportivo, foram indiciados por acusações de corrupção, informou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos nesta quarta-feira.
Sete dirigentes da Fifa, incluindo o atual vice-presidente e membro do comitê executivo, Jeffrey Webb, foram presos por autoridades suíças em Zurique nesta quarta e detidos sob extradição pendente para os EUA, de acordo com o departamento.
Segundo o Departamento de Justiça, também foi preso o ex-presidente da CBF e ex-chefe do comitê organizador da Copa do Mundo de 2014 José Maria Marin, atual membro do comitê organizador do torneio olímpico de futebol da Fifa. 
O indiciamento divulgado por uma corte federal em Nova York acusa os réus de extorsão, fraude eletrônica e conspiração para lavagem de dinheiro, como parte de um esquema que durou mais de duas décadas, de acordo com nota do departamento.
"A acusação alega que a corrupção é desenfreada, sistêmica e profundamente enraizada tanto no exterior como nos Estados Unidos", disse a procuradora-geral dos EUA, Loretta Lynch, em nota.
Autoridades também começaram a executar um mandado de busca em Miami, na Flórida, onde fica a sede da Concacaf (Confederação de Futebol das Américas do Norte e Central e do Caribe) CONCACAF) na manhã desta quarta-feira, informou o departamento.

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, não está entre os presos ou os indiciados, de acordo com autotidades dos EUA e da Suíça.
O governo americano suspeita que dirigentes da Fifa teriam pagado mais de US$ 100 milhões de dólares em propinas desde os anos 90.Suspeitos teriam pagado mais de US$ 100 milhões em propinas desde os anos 90

Em outro desdobramento do caso, autoridades suíças abriram uma investigação sobre como foram escolhidas as sedes para a Copa do Mundo do Qatar e da Rússia. Segundo a promotoria, o caso é "contra pessoas suspeitas de gestão criminosa de verbas e lavagem de dinheiro, ligadas à distribuição de verbas para as Copas de 2018 e 2022".
Chave dos quartos

Os dirigentes da Fifa estavam reunidos em Zurique para o encontro anual da organização, marcado para sexta-feira, no qual o presidente Sepp Blatter buscaria um quinto mandato. Blatter não estaria entre os presos.Estre os suspeitos estão (da esq. para a direita) Jeffrey Webb, Eduardo Li, Eugenio Figueredo, José Maria Marin

Outro nome confirmado posteriormente foi o de Jack Warner, ex-vice-presidente da Fifa.

A assessoria da Fifa informou que a organização ainda estava se inteirando sobre os detalhes das prisões e que só se pronunciaria mais tarde.

A BBC foi informada de que Ali Bin Al-Hussein, príncipe da Jordânia e rival de Blatter na disputa pela presidência da Fifa, vai se reunir com seus conselheiros ainda nesta quarta-feira para discutir o impacto das prisões na eleição

No início do mês, Blatter disse estar ciente que alguns de seus ex-colegas estavam sendo investigados.

A ação policial desta manhã de quarta-feira na Suíça terá um grande efeito nos próximos dias da entidade, que marcou para esta sexta-feira a eleição de um novo presidente. Novo, em teoria. Joseph Blatter, no comando da Fifa desde 1998, surgia como o grande favorito para mais um mandato; o suíço possuía apenas a concorrência de Ali bin Al-Hussein, príncipe da Jordânia.


O ex-jogador português Luís Figo, que fez história com a seleção do país e as camisas de Real Madrid e Barcelona, também aparecia como candidato até a semana passada. Entretanto, o antigo atleta desistiu do pleito e acusou a Fifa de ser gerida como uma 'ditadura'. O dirigente holandês Michael Van Praag também lançou campanha, mas também se retirou.

Nenhum comentário: