terça-feira, 7 de abril de 2015

Por Que Cézar Lima Merece Ganhar o BBB15

O BBB15 está chegando ao fim e tudo indica que teremos como campeão o paranaense Cézar Lima. Se isso realmente acontecer será a vitória do bem contra o mal. Um clara demonstração de que o povo brasileiro repudia manipulações e vulgaridade.

O BBB15 apresentou dois lados distintos. Um representado por pessoas vulgares e sem escrúpulos, capazes de fazer de tudo para tentar ganhar, de tudo mesmo, tirar a roupa, trair, manipular, perseguir, dar e comer pensando em ganhar votos e dinheiro. Deste tipo de gente o brasileiro já está cansado.

Esse tipo de comportamento o Brasil rejeitou. Por outro lado o Brasil valorizou a cultura de um Adrilles, a simplicidade e sinceridade de uma Mariza. A humildade e transparência do Cézar Lima.

Muita gente acha que Cézar Lima faz tipo no BBB15,  pouca gente sabe da verdadeira história de vida dele.

Cézar Lima vem de uma família muito simples. Filho de uma emprega doméstica e de um jardineiro.


O jornalista Rogério Thomas da RSN-Rede Sul de Notícias foi em busca da história de vida de Cezar Lima e encontrou, numa modesta casa, na Colônia Vitória, no distrito de Entre Rios, os pais de Cézar Lima.



  Torcendo de forma especial em frente ao seu antigo aparelho de televisão, que tem a imagem melhorada com a ajuda de um pedaço de Bombril na ponta da antena. Darcilio Lima, o pai de Cezar Lima, sente orgulhoso pela superação de todas as dificuldades enfrentadas pela família para que o filho conseguisse a projeção nacional que está conquistando. “Se Deus quiser vai dar tudo certo. Ele está colocando em prática tudo aquilo que pudemos dar de ensinamento e estudo pra ele”, diz seu Darcilio, não conseguindo esconder o orgulho do filho que está prestes a ser campeão do BBB15.
JARDINEIRO
Darcilio Lima é um homem simples. Com as mãos calejadas, resultado do trabalho na lavoura para sustentar os quatro filhos (dois homens e duas mulheres), ele é conhecido nas cinco colônias do distrito de Entre Rios pelo trabalho de jardineiro que realiza. “Não vivo sem trabalhar. Cuido das flores e dos jardins dos moradores das cinco colônias do distrito. A vida não é fácil, mas graças a Deus ainda podemos trabalhar”.
ESTUDO
Sobre o filho Cezar, Darcilio conta que criou ele “com rédea curta”. “Ele tinha que estudar e sempre fizemos de tudo pra que estudasse muito. Deixei de comprar terreno para ajudar ele nos estudos, e graças a Deus está valendo a pena”.
Como vive de forma humilde e não tem noção do tamanho da fama que o filho pode alcançar, Darcilio apenas pede que a população apóie o filho no programa. “Vamos assistir e apoiar ele em tudo que pudermos. Ele é um bom filho e, como pai, peço o apoio de todos para ele. Se Deus quiser, vai dar tudo certo”, diz emocionado.

A mãe do paranaense, dona Maria Roza Lima, de 59 anos,  lembrou do momento em que desconfiou que o filho estava se preparando para entrar na casa do “BBB 15”. “Eu avisei para ele: não vai me fazer passar vergonha, nada de ir para baixo do edredom com ninguém porque a mãe não criou filho para ficar de aproveitamento”, diz às gargalhadas.
 A paranaense, que trabalha como empregada doméstica em Londrina e tem mais três filhos, conta que na ocasião ele não disse à família que iria entrar no reality show e falou que a equipe de filmagem que esteve na humilde casa dos pais em Entre Rios, distrito da cidade de Guarapuava, no Paraná, fazia parte de um projeto da faculdade. Mas a movimentação deixou dona Maria Roza com a pulga atrás da orelha. “Eu nunca soube que ele se inscreveu 11 vezes para entrar no programa como foi dito por aí, mas ele assistia bastante e eu mesma cheguei a dizer que ele devia tentar”, conta ela, que ficou preocupada se o filho tinha tudo o que precisava para levar.


“A gente é muito simples e a família não tem dinheiro. Quando ele foi contou apenas para uma das irmãs. Eu fiquei pensando depois se ele tinha cueca e roupa suficiente”, disse dona Maria Roza, que está cheia de saudades do filho. “Estou preocupada por meu filho estar longe, mas é por uma boa causa. Fico ansiosa vendo ele no programa”, comenta ela, que tirou dias de folga no trabalho para poder acompanhar mais o dia a dia do “BBB”.

Em Londrina, dona Maria Roza cuida de uma criança de 8 anos e vem a Entre Rios ver o marido, seu Darcílio, a cada 15 dias. Ela explica que precisou trabalhar em outra cidade porque os salários onde o casal mora são muito baixos. “Nós estamos há muito tempo na batalha. É muito sacrifício para pouco dinheiro”, diz. 


Orgulhosa do filho, dona Maria Roza conta que só não gosta de vê-lo pegando pesado na academia. “Eu ficava muito triste de vê-lo pegar aqueles ferros todos, mas ele me disse que queria ser uma pessoa diferente, com músculos, e conhecido no mundo todo. Eu rezava para Deus ajudar ele porque a gente não tem dinheiro. Pedia que Ele realizasse o sonho dele. Apesar de todas as dificuldades o Cézar era uma pessoa que eu pensava que ia ser alguém na vida porque quando todos iam para a festa, ele ia estudar. Nunca foi de sair. Era goleiro no Danúbio (time local) e gostava de ser cabeludo. Eu achava uma tristeza ele com aquele rabicó (risos)”, conta.

Cézar Lima (Foto: Arquivo Pessoal)
Fotos de álbum de família mostram mudanças no

visual de Cézar Lima  (Foto: Arquivo Pessoal)
Apesar da mãe dizer que Cézar é tímido, o estudante de direito não poupou elogios ao receber as loiras Aline e Júlia que entraram na casa no início do programa para disputar a última vaga do “BBB 15”. Dona Maria Roza explica: “Ele adora loira! Namorou uma loira de Ponta Grossa, mas não deu certo. Nunca apareceu com nenhuma moça aqui. Essa nós conhecemos porque marcamos um almoço para vê-la na cidade porque aqui onde vivemos é tudo muito simples”, explica.


No distrito todos conhecem Cézar pelo apelido de infância, vermelho, graças aos cabelos de um tom ruivo intenso. “A mãe do pai dele era russa e a minha avó era polaca”, esclarece dona Maria, que tem contado com o carinho dos vizinhos. “Aqui muitas amigas me ligam e são só elogios a ele. Mas em Guarapuava é diferente. Se ele fosse da alta sociedade de Guarapuava não seria criticado, mas como é um pobre isso causa muita inveja. Ninguém quer dar à mão e torcer por ele”, afirma.



Segundo ela, Cézar está sendo ele mesmo na casa. “Ele é verdadeiro. Não vai ser político. Sabe falar o português correto, mas fala aquelas coisas porque sempre falou assim por aqui”, diz ela, se referindo aos bordões que arrancam gargalhadas do público como “exuberância ilimitada" e "inebriante seducência”. Se ganhar, Maria Roza acredita que o filho irá usar o dinheiro do prêmio para ajudar os mais necessitados.

Cézar Lima (Foto: Arquivo Pessoal)
Na foto à direita Cézar Lima ao lado dos irmãos

(Foto: Arquivo Pessoal)
Sobre o marido, seu Darcílio, de 67 anos, explica: "Ele acha o programa muito curtinho. No começo não acreditava que era verdade que o Cézar tinha ido mesmo. Disse para mim: ‘É tanta luta, mas tenho fé que um dia Deus vai ajudar o Cézar’".
Dona Maria Roza conta que ela e o marido sempre batalharam muito para dar sustento aos filhos. "Nós sempre trabalhamos muito. Lembro que o Cézar só ficou doente uma vez na vida, aos 8 meses, quando teve um berne no ouvido. Eu trabalhava em uma colheita de batatas e tive que levá-lo comigo. Um belo dia ele começou a não dormir, só chorava a noite toda com dor. Fui dar banho e vi o bicho. Como não tinha como levá-lo ao médico, levei até uma comadre numa novena. Ela olhou e disse que do jeito que estava não tinha como tirar. Coloquei mel perto com uma pinça e ele saiu. Rezei para não dar nenhum problema depois porque eu não tinha dinheiro para levá-lo ao médico. Foi desesperador", relembra.

Pela  historia de vida, pela necessidade e pela família que tem, por sua participação limpa em um jogo sujo, onde ele conseguiu manter a dignidade e pureza na alma, diga você, Cézar Lima merece ou não ganhar o BBB15?

Nenhum comentário: