quarta-feira, 15 de abril de 2015

Plano de Ação de Desenvolvimento é Apresentado aos Prefeitos Goianos


Vice-governador José Eliton representou Secretaria de Desenvolvimento Econômico no Seminário Integração Governo – Municípios; evento, organizado pela SED, foi realizado nesta terça-feira (14), no Centro Cultural Oscar Niemeyer.

O vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, José Eliton, apresentou, nesta terça-feira (14), detalhes do "Plano de Ação de Desenvolvimento Integral - Goiás um passo adiante" a prefeitos reunidos em Goiânia no Seminário de Integração Governo – Municípios, promovido pelo Governo do Estado e organizado pela SED. Segundo José Eliton, o plano contém 124 programas - alguns dos quais já em execução e outros a serem implementados a partir de agora - e vai nortear as ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico até 31 de dezembro de 2018.

O seminário, que teve por objetivo apresentar a estrutura das diferentes secretarias de Estado após a reforma administrativa, suas principais atribuições e programas, foi aberto pelo governador Marconi Perillo, que destacou a importância da parceria com os municípios para a superação das dificuldades produzidas pela crise financeira que o País enfrenta. Ele se disse otimista e realista, confiante de que o Estado, mantendo o rigor nos gastos e realizando uma engenharia financeira para viabilizar os recursos para a continuidade de obras, terá sua economia reaquecida.

Além dos titulares das dez Secretarias de Estado, participaram do evento os superintendentes executivos, diretores de empresas e presidentes de agências. O presidente da Assembleia Legislativa, Hélio de Sousa, e o presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Honor Cruvinel, entre outras autoridades, estiveram presentes. Issy Quinan Júnior, vice-presidente da Associação Goiana dos Municípios, falou em nome da entidade, destacando o apoio do Governo do Estado para as ações das prefeituras. Aos secretários, enfatizou: "Os esforços dos senhores são fundamentais para que sejamos vitoriosos nas nossas gestões nos municípios".

Durante o evento, a SED divulgou a publicação do "Plano de Ação de Desenvolvimento Integral - Goiás um passo adiante", disponibilizada a todas as prefeituras goianas. No documento, estão detalhadas as ações da secretaria para os próximos quatro anos. "Este programa tem a ambição de ser o norte dos diversos programas que impliquem no desenvolvimento econômico do estado de Goiás", disse José Eliton, que acrescentou: "É a trilha que vamos seguir; o caminho que vamos percorrer".

Desenvolvimento Econômico
Em seu pronunciamento, o vice-governador explicou que o seminário cumpria o papel de levar aos prefeitos as ações de governo, por área das diversas secretarias, apontando suas competências, para dar maior eficiência no atendimento aos pleitos encaminhados pelos municípios. 

Ao apresentar o plano estratégico, José Eliton contextualizou o momento, como de apreensão do ponto de vista econômico no Brasil, mas que em Goiás, o ajuste feito pelo governo vem sendo um exemplo para o País. "Nós, goianos, nos antecipamos ao momento de crise. Com a liderança do governador Marconi, enxugamos a máquina administrativa e vamos economizar valores significativos para formar poupança, para garantir o equilíbrio fiscal, para que todos nós que temos a obrigação de fazer a gestão pública, a governança, possamos ter a tranquilidade de que no futuro não muito distante haveremos de resolver todas as questões que são da nossa competência", acentuou. O seminário, segundo ele, possibilitava exatamente mostrar o que está sendo feito e o que o governo quer para os próximos meses e anos em todas as áreas.

Adiante
José Eliton destacou que o planejamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico foi traçado tendo como princípio norteador as ações do plano de governo. "Não poderia ser diferente porque o norte é aquilo que foi apresentado à sociedade e que a sociedade escolheu livremente nas urnas em outubro do ano passado", disse. O plano envolve todas as instâncias da Secretaria, incluindo as respectivas superintendências e os órgãos jurisdicionados, como a Goiás Industrial, Goiás Fomento, Goiás Turismo, UEG, Juceg, Fapeg, Emater, Agrodefesa e Ceasa.

Em função do tempo limitado, o secretário fez destaques das principais ações elencadas no documento distribuído aos prefeitos e demais líderes municipais. Algumas ações, segundo ele, têm interação direta com os municípios; outras demandarão parcerias futuras. Ele ressaltou ainda o programa "Minha Primeira Empresa", para o qual a Secretaria de Desenvolvimento Econômico já alocou, para este ano, R$ 2,3 milhões e, graças a parceria com o Sebrae-GO, recebeu outros R$ 2,3 milhões para a abertura de pequenas empresas no estado, em parceria com a Associação de Jovens Empreendedores (AJE). 

Outros destaques feitos por José Eliton foram em relação à política estadual de agricultura familiar, e ao projeto de regularização fundiária, que beneficiará milhares de goianos. Ao final, ele também solicitou aos prefeitos que procurassem os parlamentares para discutirem com eles condições para emendas com a finalidade de dar andamento às obras nas suas áreas de representação. "Como esses programas já estão licitados e prontos para execução, os deputados que quiserem poderão direcionar emendas nesse sentido", disse. José Eliton lembrou ainda que algumas medidas do plano são institucionais e que já estão sendo encaminhadas à Assembleia Legislativa. "Vamos precisar muito do apoio dos deputados estaduais nesse trabalho", afirmou.

Ele encerrou o seu pronunciamento afirmando que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está de portas abertas aos prefeitos, vereadores e demais lideranças municipais. "Encerramos a fase de planejamento, agora estamos na fase de execução", disse. "Nós vamos caminhar interagindo com os municípios, para que Goiás possa continuar cada vez mais sendo referência em desenvolvimento econômico que, em última análise, só tem sentido quando melhora a vida das pessoas", concluiu.

O seminário incluiu painéis apresentados também por outros secretários. Depois do vice-governador, falaram aos prefeitos os secretários de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos, Vilmar Rocha; da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa; de Governo, Henrique Tibúrcio; da Casa Civil, José Carlos Siqueira; da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Joaquim Mesquita; da Saúde, Leonardo Vilela; da Educação, Cultura e Esporte, Raquel Teixeira; e da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e Trabalho, Lêda Borges.

Fotos: Jayr Inácio e Wildes Barbosa

Nenhum comentário: