quinta-feira, 23 de abril de 2015

Missão a Portugal Renova Parcerias e Atrai Empresas a Goiás

A recente missão comercial empreendida a Portugal e liderada pelo governador Marconi Perillo resultou em oportunidades reais de novos negócios com investidores e empresários daquele país e em articulações para atração de filial de indústria aeronáutica para Goiás, afirma o superintendente executivo de Comércio Exterior, William Leyser O’Dwyer, que representou a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED) na missão realizada a convite do corpo diplomático da Embaixada de Portugal. Representantes do Fórum Empresarial também acompanharam o governador.

Na última sexta-feira, 17 de abril, O’Dwyer esteve na sede da Embaixada portuguesa, em Brasília (DF), onde em reunião com o embaixador Francisco Ribeiro Telles, o agradeceu pelo apoio dado aos goianos, fez relatos das reuniões e encontros oficiais e reforçou a disposição e empenho do Governo de Goiás em consolidar e concretizar novas parcerias comerciais com aquele País, sobretudo com a visita, em julho próximo, do vice-primeiro-ministro Paulo Portas a Goiás.

Sobre a missão a Portugal, o superintendente executivo de Comércio Exterior ainda destaca a reunião coordenada pelo governador Marconi Perillo com representantes da Indústria Aeronáutica de Portugal (OGMA), que já mantém parceria com a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer).

Em linhas gerais, William O’Dwyer também lembra que os encontros de negócios com empresários dos segmentos de turismo, logística e de alimentos trarão resultados a médio e longo prazos. “Nosso objetivo, além de estabelecer e aprofundar relações comerciais com este país irmão, foi dar mais visibilidade a Goiás no mundo dos negócios internacionais. Aproveitando a importante parceria da Embraer - detentora de 65% da Indústria Aeronáutica de Portugal - com o Brasil, a missão prospecta a possibilidade de instalação de unidade dessa indústria em Anápolis, e com ela outras empresas de peças e serviços e até mão de obra, em virtude da iminente renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB)”.

Vinda a Goiás

Como resultado imediato da ida da delegação goiana a Portugal, O’Dwyer ressalta que o vice-primeiro-ministro Paulo Portas antecipou a realização de missão oficial a Goiás, a ser integrada por empresários e investidores portugueses. Também ficou definida a criação da Câmara de Comércio Brasil-Portugal, para facilitar as parcerias entre os dois países.

Nenhum comentário: