terça-feira, 14 de abril de 2015

Marconi Reafirma Seu Compromisso e Apoio à Defensoria Pública do Estado



O governador Marconi Perillo empossou, o novo Defensor Público Geral do Estado de Goiás, Cleomar Rizzo Filho, em solenidade no auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira. A escolha do nome de Cleomar foi feita a partir de lista tríplice encaminhada ao governador no mês passado. Marconi reafirmou seu compromisso e apoio à Defensoria Pública do Estado. “Fiz questão dessa solenidade para demonstrar nosso reconhecimento ao trabalho da Defensoria. Agradeço aos defensores pelo trabalho realizado desde a criação da instituição.” 


Em seu discurso, ele ressaltou os esforços do governo para instalar definitivamente a Defensoria Pública do Estado de Goiás. "Dentro das nossas possibilidades e com esforço e vontade política, estamos aos poucos resgatando os compromissos que fizemos com a população goiana nessa área", comunicou. 

Sobre a posse dos novos defensores públicos, que esperam ser convocados pelo Estado, o governador afirmou que será “no melhor momento”, já que as contas do Estado passam por um período de reestruturação. “O país vive um momento de crise intensa e não podemos ignorar isso. Temos que fazer as coisas com pé no chão”, disse.

Ele voltou a afirmar a necessidade de cortes em determinadas áreas e a precaução do governo com os gastos. “Tenho sido sempre muito prudente em relação ao equilíbrio financeiro e fiscal do Estado. Há seis meses nossas receitas caem. Vivemos uma gravíssima crise econômica no país, e Goiás não está livre disso,” explicou. As demandas do povo na saúde, na educação, na segurança e na infraestrutura batem nas portas dos governos estaduais e das prefeituras. É preciso ter observância em relação ao ajuste fiscal e à lei de responsabilidade fiscal”, explicou.

Marconi ressaltou que é justo o pleito da instituição de aumentar seu quadro de defensores. “A população merece a Defensoria que começa a atuar em Goiás. Nós vamos chamar estes concursados. Percebemos o quanto a sociedade é beneficiada pelo trabalho sério e competente que os defensores realizam", afirmou. 

Cleomar Rizzo, que foi reconduzido ao cargo de Defensor Público Geral para o biênio 2015/2017, ressaltou em seu discurso que a Defensoria Pública se tornou essencial para o país quanto qualquer outro programa de governo. De acordo com dados do órgão, foram atendidos 252 mil goianos em 2014. “Atuamos em Goiânia, Anápolis e Inhumas. Em breve, em parceria com a prefeitura de Aparecida de Goiânia, atenderemos também naquele município,” comemorou. 

“O trabalho que a gente tem feito é para auxiliar o cidadão que precisa do acesso à justiça. Na minha primeira gestão implantamos algumas ações para que a instituição pudesse se consolidar em Goiás. Nesta segunda gestão, queremos consolidar nossas ações com a vinda dos aprovados no concurso. Conseguimos nomear e dar posse para o primeiro certame e agora vamos trabalhar para que o restante seja nomeado”, explicou. Atualmente, são 60 defensores em Goiás. Cleomar lembrou que já está em tramitação na Assembleia Legislativa um projeto de lei que amplia o número de defensores necessários para o trabalho da instituição no interior do Estado. 

Participaram da posse de Cleomar Rizzo o presidente da OAB Goiás, Enil Henrique, o Procurador Geral do Estado, Alexandre Tocantins, os secretários José Carlos Siqueira (Casa Civil) e Henrique Tibúrcio (Governo) e os deputados estaduais Virmondes Cruvinel e Jean Carlo dos Santos.

Nenhum comentário: